POR QUE INTEGRAR MARKETPLACE NO SEU RESTAURANTE PODE SER ESTRATÉGICO PARA O NEGÓCIO?

A integração com marketplaces como o iFood e o Rappi pode ser muito estratégica para um restaurante.

Isso porque, hoje em dia, como dito pelo próprio embaixador do iFood, João Barcelos, em evento promovido pelo marketplace e pela Yooga, em dezembro de 2023, quanto mais canais de venda você tiver, melhor.

“Pra mim, quanto mais canais de venda você tiver, melhor. Jamais falaria pra ter só o iFood. Por quê? Só pra ter mais pedido? Não. É uma questão geracional. Uma geração pede no WhatsApp, outra pede no marketplace, outra pelo site… Então você deixar de investir em um canal pode acabar fazendo com que você deixe de trabalhar com uma geração”, explicou o embaixador, no encontro.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo mais do que especial para você.

Se você ainda está na dúvida se integrar um marketplace é uma estratégia interessante para o seu bar ou restaurante, não a tenha mais: porque é!  

Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é um marketplace

Apesar de ser em inglês, o termo marketplace já se popularizou no Brasil.

Na prática, ele é um mercado online, funciona como se fosse um shopping virtual mesmo, onde diversos vendedores se encontram em um único lugar.

No nosso caso, estamos falando de restaurantes, mas existem vários outros marketplaces famosos disponíveis por aí, como o Magalu, o Mercado Livre e até a Amazon.

Ter um marketplace não impede da loja ter a sua própria loja virtual também.

Assim como no setor food service, estar em um marketplace como o Rappi ou o iFood, também não impede que o restaurante tenha um cardápio digital próprio.

Por que estar em um marketplace pode ser estratégico para o negócio?

Mais visibilidade para o restaurante

Ao integrar o seu restaurante a um marketplace, você automaticamente expande o alcance do seu negócio.

Não se trata apenas de atender quem está à sua porta na loja física ou no seu cardápio online, mas de chegar aos lares de pessoas que podem não fazer ideia de que seu negócio existe.

Mais conveniência para o cliente

Vamos combinar, vivemos em um mundo onde a palavra de ordem é "conveniência". Integrar-se a um marketplace significa estar disponível para os clientes a qualquer hora, proporcionando a comodidade de fazer um pedido sem sair de casa.

Mas é preciso fazer isso de forma estratégica. Neste post, falamos sobre algumas boas práticas para vender mais pelo iFood.

Aumento nas vendas online

Os números não mentem. A presença em um marketplace pode alavancar suas vendas online de forma significativa.

Com mais conveniência e mais visibilidade, pontos que já trouxemos até aqui, você tem mais pedidos. E mais pedidos significam mais receita para o seu restaurante e dinheiro no seu bolso.

É a matemática certa do sucesso!

Popularidade da plataforma

Alguns marketplaces são as verdadeiras estrelas de um delivery.

O iFood, por exemplo, mesmo com as taxas altas, que podem encarecer o produto final, é o app de delivery mais utilizado (com 94% de preferência) e o mais conhecido do país (96% das respostas), de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2023.

A pesquisa foi baseada em mais de 2 mil entrevistas com pessoas que fazem compras por meio de aplicativos de entrega.

Ao integrar-se a uma plataforma conhecida como ela, você automaticamente se beneficia da popularidade dela.

Os clientes confiam e acessam esses apps em busca das melhores opções, e o seu restaurante pode ser a próxima escolha deles.

Gestão simplificada dos pedidos

Integrar um marketplace ao seu restaurante não é apenas sobre receber mais pedidos, mas sobre gerenciá-los de maneira eficiente.

Muitas plataformas, como a Yooga, oferecem ferramentas que facilitam o controle dos pedidos, desde a confirmação até a entrega.

Isso significa ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça!

Feedback dos clientes

Os marketplaces geralmente incluem sistemas de avaliação e feedback dos clientes.

Isso não apenas ajuda a construir uma boa reputação online, mas também fornece insights valiosos sobre o que seus clientes amam e no que você pode melhorar.

Afinal, quem melhor para opinar sobre a sua comida do que aqueles que a provaram?

Possibilidade de parcerias estratégicas

Estar em um marketplace, enfim, também pode abrir portas para parcerias estratégicas.

Você pode participar de promoções conjuntas, programas de fidelidade e eventos especiais.

Essas parcerias não só aumentam a visibilidade do seu restaurante, mas também podem atrair um novo público que talvez não descobriria você de outra forma.

Demais, não é?

Integração com marketplace é com a Yooga

Como dito anteriormente, o Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal completo da Yooga integra com diversos marketplaces, como o iFood e o Rappi, e oferece ferramentas que facilitam a gestão dos pedidos.

Na Yooga, enxergamos como uma vantagem você explorar múltiplos canais de venda, como o próprio embaixador do iFood comentou no início deste conteúdo.

Não existe concorrência quando o objetivo final é encher o seu bolso de dinheiro!

A integração da Yooga com o iFood e o Rappi facilita a gestão total das operações. Essa integração conecta as lojas, recebe pedidos, gerencia cardápios e fornece uma visão completa dos status das lojas integradas.

Tudo isso reunido em um único lugar: o seu Gerenciador de Pedidos.

Fora as demais vantagens que essas duas integrações podem trazer:

  • Mais comodidade
  • Mais otimização da sua operação
  • Melhor experiência do cliente
  • Centralização dos seus pedidos do delivery
  • Melhor utilização do seu tempo
  • Acompanhamento em tempo real do recebimento do pedido, sua produção e entrega ao cliente
  • Otimização do tempo da sua equipe
  • Redução no tempo de entrega do pedido
  • Maior controle do seu fluxo de caixa
  • Possibilidade de filtros de pagamento pelo marketplace
  • Mapa de pedidos
  • Agrupamento automático de rotas
  • Relatório de motoboys

E muito mais!

O que está esperando para aproveitar todas essas vantagens no seu restaurante, hein?

Existe um jeito mais fácil de gerenciar o seu restaurante, ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça: esse jeito é o jeito Yooga!

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