NOVAS FUNCIONALIDADES DO INSTAGRAM: CONHEÇA DIFERENTES MANEIRAS DE DIVULGAR O SEU RESTAURANTE
Mesmo tendo perdido o seu status de “queridinho do momento” para o TikTok, o Instagram ainda tem o seu valor na consciência dos brasileiros e no peso das memórias de seus celulares.
De acordo com uma pesquisa da plataforma Opinion Box sobre o uso do Instagram no Brasil, dos 2 bilhões de usuários ativos na rede social em todo mundo, 99 milhões são brasileiros e mexem no aplicativo todos os dias.
Além disso, o estudo, que também avaliou dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso da plataforma, trouxe informações como:
- O fato do Brasil só perder para os EUA em número de acessos em todo o mundo;
- De 92% dos usuários abrirem o app ao menos uma vez por dia;
- De 79% acreditarem que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas;
- De 44% já terem usado o Instagram para conversar com empresas;
- De 70% dos usuários do Instagram seguirem influenciadores e 61% já terem dito que compram algo que um deles indicou;
- De 82% dos usuários seguirem marcas no Instagram; e
- De 68% já terem comprado algum produto ou serviço que descobriram por lá.
Com tudo isso, dá para perceber o quanto a rede social tem a sua relevância e pode ser uma mina de ouro para quem quer comunicar com o seu público-alvo, não é mesmo?
O melhor de tudo?
Ela continuamente visa o seu aprimoramento contínuo e investe em novos recursos e funcionalidades, sempre atenta às novidades e tendências do mercado, e ao comportamento de usuários a nível global.
E você, dono e dona de restaurante, também pode tirar um grande proveito disso!
Com as funcionalidades recém-anunciadas pela plataforma, é possível se aproveitar da interação e do engajamento dos seus seguidores para divulgar os produtos do seu cardápio, aumentando, com isso, a entrega desse conteúdo para mais pessoas, e muito mais!
Quer saber como fazer isso?
Então não perca o post de hoje, feito inteiramente para você e para quem curte divulgar o seu negócio nas redes sociais!
Confira!
Novo layout
Teve gente que não gostou muito, mas, ao explorar as novas possibilidades de interação, ao abrir a “caixa” onde selecionamos GIFs, figurinhas, colocamos localização e etc, o usuário se depara com um novo e moderno layout, mais clean e minimalista, com outra fonte e tamanho menor.
Na prática, essa novidade não tem relação direta com algo que possa ser utilizado para promover o seu restaurante, mas vale comentar aqui, pois foi uma mudança expressiva na experiência do usuário.
Revelar
Já nesse novo recurso da última atualização, o “Revelar”, é possível utilizá-lo de forma com que dê para divulgar o seu restaurante, pratos e cardápio de maneira geral.
Para ativá-lo e revelar a imagem que está embaçada, o usuário/seguidor precisa enviar uma reação para o perfil que publicou o story, seja ela qual for.
Uma estratégia que pode ser muito bacana, nessas horas, é a de usar esse recurso para lançar um código de cupom de desconto secreto para o seu restaurante, conforme a imagem abaixo.
Você aumenta o engajamento e ainda dá um gás nas vendas!
Que tal?
Molduras
Outro novo recurso possível de se utilizar no seu planejamento de marketing e gestão diária do Instagram é o de “Molduras”, onde o usuário/seguidor precisa clicar no botão ou “agitar” para foto aparecer na moldura - uma em formato de foto Polaroid, que é revelada com a interação.
Você pode utilizá-lo para avisar que o seu restaurante está funcionando ou, quem sabe, colocar aquela foto atraente do carro-chefe do seu cardápio só para dar um gatilho no seu cliente e fazer com que ele peça com você.
Lembre-se que a comida, muitas vezes, se come com os olhos!
Recortes
Com o “Recortes”, você seleciona qualquer imagem da sua galeria e pode transformá-la em uma espécie de figurinha para o seu story, ali, ao vivo, na hora.
E tem mais: esse recorte fica salvo nas opções, então você pode usá-lo a qualquer momento.
Uma dica é você fazer isso com o logo do seu restaurante, o slogan, uma frase de efeito que só você diz e os seus clientes conhecem, ou mesmo com fotos dos pratos do cardápio.
Funcionalidades já lançadas, mas que também têm o seu valor
De novidade, novidade mesmo, só são essas que citamos há pouco, mas essas funcionalidades mais antigas também merecem a sua atenção.
Continua com a gente que ainda tem muito insight legal!
Sua vez
No recurso de “Sua vez”, bastante utilizado para o compartilhamento de “trends” como “só vale você de preto” ou “dia do casal: poste uma foto com o amor da sua vida”, você também pode tirar um bom proveito para divulgar o seu restaurante, sabia?
Vale, por exemplo, você lançar uma como “só vale você no [nome do seu restaurante]” ou mesmo um “poste você sendo feliz no [nome do seu restaurante]”, onde os usuários só poderão postar fotos na sua loja física.
Esses tipos de interações são interessantes não apenas para os clientes externos, como também para a sua equipe interna de garçons, cozinheiros, ajudantes, entre outros, pois fortalecem a comunicação e o sentimento de pertencimento e trabalho em equipe.
Legal, né?
Contagem regressiva
Vai lançar uma promoção exclusiva de Dia dos Namorados ou outra data comemorativa? Um prato novo do cardápio? Um cupom maneiro em comemoração aos 10 mil seguidores?
Então aproveita e já joga a figurinha de contagem regressiva no story, com a data e a hora de lançamento, para que eles ativem a notificação e não percam nada de quando a novidade for lançada!
Caixa de Perguntas
O ser humano, por natureza, é um ser curioso.
E se você quer aproveitar essa característica nossa da melhor forma possível, uma recomendação é usar o recurso de Caixa de Perguntas do Instagram.
Você pode incentivar os seus seguidores a perguntarem sobre o horário de funcionamento do seu restaurante, sobre reservas ou alguma curiosidade da história do negócio, como quando ele foi inaugurado, sobre os bastidores do dia a dia, entre várias outras possibilidades.
A criatividade é toda sua e você pode deixar a sua imaginação te guiar - sem se esquecer, é claro, do que o seu público gosta e de como ele se comunica!
Enquete
Precisando de uma ajudinha para saber qual produto novo lançar primeiro, o A ou o B?
Quer saber se terá gente suficiente na sua cidade que justifique a abertura do seu restaurante?
Ou talvez só queira passar o tempo e engajar os seus seguidores com um quiz, premiando quem acertar mais vezes?
O recurso de Enquetes está aí pra isso!
O resto a gente nem precisa dizer, né?
Música
Ok, talvez você não queira colocar uma música que você goste simplesmente por colocar no stories do seu restaurante.
No entanto, se você tem um temático, por exemplo, esse recurso pode ser bem interessante.
Nosso parceiro As Três Vassouras, de Vila Velha, vive colocando a música tema da saga Harry Potter em seus stories, afinal, o espaço é todo na temática de bruxaria e feitiçaria, como nos filmes e livros que contam a história do “menino que sobreviveu”.
Pode ser uma excelente ideia para o seu negócio também!
Gostou das dicas?
E aí, gostou dessas sugestões com novas maneiras de divulgar o seu restaurante nas redes sociais, em especial no Instagram?
O importante, antes de tudo, é começar!
Experimente hoje mesmo e veja como será a reação da sua audiência!
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