TRABALHAR COM RESERVAS NO RESTAURANTE É VANTAJOSO?

Saiba se a resposta para essa pergunta pode ser uma boa oportunidade para o seu negócio ou uma boa furada.

TRABALHAR COM RESERVAS NO RESTAURANTE É VANTAJOSO?

Seja para comemorar um aniversário ou em um dia especial como o Dia das Mães, as reservas podem ser vantajosas para quem já quer garantir determinado número de clientes em um determinado dia e/ou deixar o salão organizado em um dia que pode ser corrido e de bastante movimento, principalmente quando falamos destas datas comemorativas.

Mas, para tirar maior proveito dessas e de outras situações, é preciso ter o mínimo de organização sobre a sua operação, impondo algumas regras caso seja necessário.

Afinal, vai que o cliente não aparece e você deixa de receber outras pessoas por conta disso?

Cada ponto tem que ser levado em consideração ao se tratar de reservas, inclusive os pontos negativos.

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto e entender se vale ou não a pena trabalhar com este tipo de atendimento?

Continue a leitura!

O que é uma reserva de restaurante (e o que ela pode transmitir para o seu cliente de forma não tão explícita)

Ok, a pergunta pode ser um pouco óbvia, mas a nossa intenção, aqui, é extrapolar esse entendimento.

Para além do fato de que a reserva é um horário acordado entre o cliente e o restaurante, para um determinado número de pessoas, existem outros significados não tão explícitos que também podem ser explorados por você enquanto gestor.

O primeiro deles é a impressão que outros clientes podem ter ao entrar no seu restaurante e ver várias mesas reservadas.

Consegue adivinhar qual é ela?

Se você apostou no fato do restaurante parecer ser um restaurante concorrido, acertou!

Quem não reservou com você, mas entra no hall e observa várias mesas reservadas, já pode pensar na hora que o restaurante é realmente muito bom e por isso está sempre cheio.

Além disso, a reserva traz um “quê” de exclusividade, de privilégio.

Quem não gosta de ser recepcionado e guiado até uma mesa preparada exclusivamente para você e os seus convidados?

Ou ver o nome na mesa em uma placa ou papel escrito bem grande “RESERVADO”?

Oportunidades para aproveitar as reservas no seu restaurante

A reserva em um restaurante pode ser feita em momentos e ocasiões, como:

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre reservas em um restaurante, do Yooga Blog.

Como ter uma boa gestão sobre reservas sem ter prejuízos

Mas nem tudo são flores quando se trata de reservas. É preciso ter uma boa gestão sobre elas para que não se tenha prejuízos.

Bora conferir algumas dicas para isso?

Estabeleça regras claras

Quer abrir o seu restaurante para reserva em uma das oportunidades citadas no tópico anterior? Ótimo!

O primeiro passo que você deve dar é estabelecendo regras e políticas de reserva claras para o seu cliente.

Nela, você poderá deixar definidos os horários e dias disponíveis para as mesas serem reservadas, a quantidade de tempo máximo que o seu cliente poderá ficar em cada uma delas (se for o caso), a quantidade de mesas que podem ser reservadas, possíveis taxas para a reserva e também de cancelamento, e até mesmo até quantos minutos de atraso serão tolerados.

Disponibilize e divulgue os canais de comunicação utilizados para reservas

Definidas as regras? Agora você deverá deixar os seus clientes sabendo sobre elas!

Fora a divulgação que pode ser feita em redes sociais e no WhatsApp, por exemplo, você poderá disponibilizar também determinados canais de comunicação para a reserva, limitando ou não o processo a um ou mais deles.

Tem restaurante que prefere concentrar todos os pedidos de reserva no e-mail. Enquanto outros estabelecimentos têm a preferência pelo WhatsApp ou mesmo pelo botão de reserva do Google Meu Negócio.

Saiba mais sobre essa ferramenta gratuita do Google aqui.

Não se esqueça da lista de espera

A demanda ficou alta e mesmo todas as suas reservas já se preencheram?

Crie uma lista de espera para dar a oportunidade para outros clientes interessados em caso de cancelamentos ou atrasos.

A lista de espera, de igual maneira, pode ser relevante em outras oportunidades que não necessariamente a daquela data.

Supondo que seu cliente não conseguiu reservar uma mesa para o Dia das Mães. O que impede de você entrar em contato com ele para saber se ele tem interesse de reservar para o Dia dos Pais, quando a data estiver se aproximando?

Coletar e registrar os dados de contato do seu cliente no seu sistema de gestão, nessas horas, é essencial, podendo significar uma nova chance para fisgar aquele cliente no momento certo.

Estimule a ida de um número maior de pessoas

Por fim, caso o seu estabelecimento seja espaçoso, você pode estimular que o seu cliente leve mais amigos e familiares para a reserva e o posterior consumo no seu restaurante.

Esta também é uma excelente tática para não ter prejuízos!

Por exemplo, você pode convidar os clientes para comemorarem o aniversário no seu restaurante com alguns bônus à medida que o número de convidados for subindo.

Como neste exemplo:

  • 10 convidados: aniversariante ganha uma sobremesa ou um bolo
  • 20 convidados: aniversariante ganha um prato à sua escolha
  • 30 convidados: aniversariante ganha um espumante para brindar

Cobrar ou não cobrar?

Dúvida comum entre os donos de restaurantes, a cobrança de uma taxa para reserva não é ilegal, mas não costuma ser frequente por aqui no Brasil.

Existem empreendedores que preferem não cobrar, outros que sim, alguns que preferem cobrar e depois abater o valor na conta, alguns que também dão preferência pela cobrança para casos de cancelamento ou atrasos, com a devolução de determinado percentual, se for o caso, entre outras situações.

Antes de tudo, a escolha será sua e de acordo com a sua própria estratégia de negócios!

Trabalhar com reservas no restaurante é vantajoso?

Ao que parece, sim, não é mesmo?

Mas não pode ser feito de qualquer jeito!

Da melhor gestão de mesas à gestão dos seus clientes, passando, ainda, pelo Robô do WhatsApp, conte com a Gestão Suave da Yooga para te ajudar nesse e em outros desafios da sua operação!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre cardápio finger food, do Yooga Blog.