O QUE É GAMIFICAÇÃO E COMO ELA PODE MOTIVAR OS SEUS FUNCIONÁRIOS
Por meio da gamificação, é possível manter a equipe por mais tempo no seu restaurante e ainda lucrar mais!
Todo dia 29 de agosto é Dia Internacional do Gamer (ou do jogador, na tradução livre do inglês para o português).
A data foi criada por um grupo de revistas espanholas especializadas em jogos eletrônicos para homenagear os adeptos desse mundo, que vem crescendo e lucrando cada dia mais no mercado.
Mas, você pode estar se perguntando, o que isso tem a ver com restaurante ou com a gestão de um?
Calma que a gente te explica!
É que um dos aspectos mais desafiadores de possuir ou administrar um restaurante é manter sua equipe envolvida.
Mesmo que você pague todos os colaboradores bem e ofereça todos os benefícios possíveis, ainda assim, não é só isso que os motivará.
Segundo uma pesquisa da consultoria de comunicação Edelman, que ouviu mais de 7 mil funcionários no Brasil e no mundo, isso é, praticamente, o que menos importa.
Mas é possível combinar motivação com o trabalho e aumento das vendas para além do salário: através da gamificação.
É aqui onde entra a relação dos games com o seu restaurante.
O que é gamificação?
A gamificação, de acordo com o especialista em design comportamental Yu Kai Chou, é "a arte de derivar todos os elementos divertidos e viciantes encontrados em jogos e aplicá-los em atividades produtivas ou do mundo real".
Basicamente, a gamificação é uma forma de fazer com que as atividades do dia-a-dia pareçam jogos.
Alguns exemplos simples incluem ganhar "pontos" por fazer tarefas domésticas ou ver se você pode bater seu recorde de velocidade ao fazer compras.
Leia também: Por que investir em treinamento para equipes de restaurante?
Como aplicar a gamificação na rotina do seu restaurante?
A gamificação de colaboradores teve origem no mundo empresarial, mas pode ser facilmente aplicada em restaurantes.
Você pode incorporar a competição e a diversão em tarefas rotineiras dos seus funcionários (garçom, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais, operador de caixa, etc.), a fim de motivar a equipe como um todo e incentivar comportamentos que os inspire a alcançar objetivos específicos.
Exemplos de jogos para funcionários de restaurantes
Aqui estão algumas maneiras de incorporar a gamificação da equipe às operações de seu restaurante.
Tabelas de classificação
Crie uma competição amigável entre os colaboradores através de um quadro de classificação, que é nada mais, nada menos, que um placar mostrando os nomes e pontuações de um grupo de competidores.
Desafie sua equipe a trabalhar em direção a um objetivo de negócio específico por um período limitado de tempo, como um mês. Após cada turno, ajuste a ordem dos nomes da equipe de acordo com o desempenho.
Finalmente, após o término do período de tempo predeterminado, recompense o vencedor com um prêmio.
Para que este modelo funcione melhor, faça um placar físico que seja visível em uma área comum do funcionário - mesmo que seja apenas escrito em um quadro branco - para que os colaboradores possam mostrar suas realizações e motivar uns aos outros.
Você também pode criar esse tipo de desafio para a equipe de apoio.
Por exemplo, tente classificar os cozinheiros com base em quão limpos eles mantêm seus postos durante um turno. Certifique-se de ter um conjunto de critérios disponíveis para que eles saibam pelo que se esforçar.
Desafios coletivos
Outra forma de abordar a gamificação no restaurante é criando um desafio coletivo: encoraje toda a equipe a trabalhar em prol de um objetivo comum e a recompense no caso dele ser alcançado.
Por exemplo, diga ao seu pessoal de apoio que você deseja reduzir a porcentagem do custo dos alimentos de 27% para 25%. Se, por meio da redução significativa do desperdício de alimentos e da adesão ao tamanho padrão das porções, a equipe conseguir atingir esse objetivo, o lucro extra será dividido entre a equipe da cozinha na forma de um bônus.
Esse tipo de desafio também ajuda a equipe a ter mais responsabilidade sobre seu trabalho e a entender como pequenas ações (ou, inversamente, cortar atalhos) podem realmente somar.
Certificações e emblemas
Quando se trata de treinamento e crescimento na carreira, as certificações e os selos podem fazer os funcionários se sentirem orgulhosos por terem subido de nível.
De acordo com a Inc.com, uma experiência de integração estruturada pode tornar os funcionários 58% mais propensos a permanecer na sua empresa.
Por meio de um treinamento estruturado, a equipe verá que você está investindo tempo e esforço para que se sintam preparados para sua nova função.
Por fim, você também pode conceder emblemas com base no tempo de casa do seu colaborador.
Quando ele atingir o aniversário de seis, nove meses ou um ano (e além), você pode entregá-lo essa certificação, emblema ou selo, para mostrar sua gratidão por sua dedicação ao longo desse período.
Pontos
Você pode criar um sistema onde seus funcionários ganham por boas ações, como chegar em um dia de folga para cobrir um colega de trabalho doente.
Ao final de um determinado período, seu colaborador poderá trocar esses pontos por algum prêmio.
Legal, não é?
Jogos
Os jogos tradicionais, como um dominó ou bingo, podem ser uma maneira divertida de recompensar a equipe por sua eficiência e habilidade.
Olha que exemplo bacana para ser utilizado:
Cada funcionário recebe uma cartela de bingo, e cada quadrado tem um desafio diferente:
• Upsell com sucesso de um item de menu específico
• Venda de duas garrafas de vinho em um turno
• Venda de um item específico que está em promoção
Ao preencher uma linha ou um quadro inteiro, ele recebe um incentivo, como um vale presente de $50, um almoço pago pelo restaurante ou outro prêmio de sua escolha.
Saiba mais: Treinamento para garçom: o passo a passo completo
Três elementos essenciais de um programa de gamificação de funcionários
1) Faça sua equipe investir
Para ter um programa de gamificação bem-sucedido, a equipe deve se sentir investida ou não funcionará.
Torne os prêmios atraentes o suficiente para que eles garantam atenção, entusiasmo e esforço real.
2) Tenha objetivos claros e concisos
Toda gamificação deve sempre começar com objetivos de negócios específicos e como eles serão medidos.
A partir daí, é importante comunicar claramente seus objetivos à sua equipe e mantê-los atualizados regularmente com o progresso.
3) Forneça feedback rápido ao longo do caminho
Fornecer feedback frequente durante uma competição de gamificação permite que os funcionários ajustem seu desempenho de acordo com ele e ajuda a manter a competição acirrada.
Certifique-se também de pedir feedback à sua equipe sobre o programa, porque a única maneira que a gamificação funcionará para a sua equipe é se ela sentir que isso melhora a experiência do dia a dia no trabalho.
Gostou das dicas? Que outras você aplicaria na gamificação do seu restaurante? Manda pra gente nas redes sociais!