7 BENEFÍCIOS DE USAR CARDÁPIO QR CODE NO SEU BAR OU RESTAURANTE

Redução de custos e mais praticidade para o seu cliente escolher o que deseja: veja tudo o que um cardápio em QR code pode oferecer.

7 BENEFÍCIOS DE USAR CARDÁPIO QR CODE NO SEU BAR OU RESTAURANTE

Hoje em dia, a tecnologia está muito mais acessível do que antigamente. Além de facilitar a nossa vida e agilizar processos, ela garante que a produtividade da equipe aumente, o custo reduza, entre outras tantas vantagens.

Quando falamos de bares, restaurantes e estabelecimentos do food service de uma maneira geral, a tecnologia também está presente para, é claro, melhorar a experiência do cliente.

E uma das formas de fazer isso é por meio de um cardápio QR code, que permite uma série de benefícios para o negócio que o usa.

Você já foi a um restaurante e se sentiu sobrecarregado com um cardápio de várias páginas, cores e elementos visuais?
Ou teve dificuldade em escolher um prato porque não sabia o que significavam certos ingredientes?
Ou, ainda, não sabia se o prato era adequado para o seu estilo de alimentação?

Pois é, seu cliente também já deve ter passado por isso. Mas ele não precisa passar mais com um cardápio QR code.

Vamos falar mais sobre isso no conteúdo de hoje!

O que é um QR code

Você provavelmente já deve ter visto um por aí.

Inventado em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave, o QR Code é um tipo de código de barras bidimensional, com linhas na vertical e na horizontal, que pode ser lido através de um scanner, câmera de smartphone ou tablet.

Composto por pequenos quadrados pretos e brancos organizados em um padrão especial, ele pode armazenar uma grande quantidade de informações, como links de sites, informações de contato, textos e até mesmo arquivos de mídia.

Quando um dispositivo eletrônico escaneia o QR Code, ele decodifica esses padrões para ler as informações contidas no código e ser redirecionado para o local de destino.

Desde que foi inventado, o QR Code é amplamente utilizado em diversas aplicações, como em pagamentos móveis, publicidade, identificação de produtos, e, é claro, para acessar o cardápio de restaurantes, como veremos a seguir.

Como ter um cardápio com QR code

Legal, agora que você já sabe o que é um QR code, vamos à parte interessante, como ter um cardápio QR code no seu bar ou restaurante.

Bom, a primeira coisa que você deve ter é um cardápio digital.

No oferecido pela Yooga, por exemplo, você monta um cardápio todo personalizado online, com as fotos, valores e as descrições dos produtos do seu restaurante, sem precisar baixar nenhum aplicativo.

Ao optar por ele, nosso time, inclusive, cadastra todos os seus produtos como cortesia (somente novos clientes) em um período de até 24 horas.

Em seguida, já com este cardápio a mão e o link para ele, você deverá gerar um QR code que irá fazer o redirecionamento necessário.

Existem vários geradores de QR Code gratuitos disponíveis online, basta inserir o link do seu menu digital e seguir as instruções. Dependendo do navegador que estiver usando, você pode até clicar com o botão direito do mouse e encontrar uma opção escrita “gerar código QR para esta página”.

Depois de gerar o QR Code, imprima-o em um tamanho adequado para que os clientes possam escaneá-lo facilmente com seus smartphones.

Bacana, não é?

Se preferir, com a Yooga, você já tem tudo isso de uma forma ainda mais fácil, rápida e prática.

Além do cardápio digital, também oferecemos o cardápio QR code, onde seu cliente senta à mesa, lê o código QR Code com o próprio celular e tem acesso ao cardápio completo do seu bar ou restaurante.

Neste caso, além do cardápio digital, também geramos o QR code e a arte para você imprimir e colocar à sua mesa!

Independente de fazer com a gente ou por conta própria, lembre-se de, por fim, fazer alguns testes para verificar se o seu cardápio QR code está funcionando corretamente. Isso antes de deixá-lo disponível aos clientes, é claro!

Além disso, certifique-se de que eles saibam como escanear o QR Code - portanto, o treinamento com a sua equipe de garçons é mais do que essencial nessas horas!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre QR Code para restaurantes.

7 benefícios de usar um cardápio QR code no bar ou restaurante

Agora que você já sabe o que é um código QR e como ter um cardápio com ele, vamos ao principal: os benefícios de usá-lo no seu bar ou restaurante!

Afinal, por que usar um cardápio QR code é melhor? De que forma pode ser bacana para o seu negócio? Por que melhora a experiência do cliente?

Vamos nessa!

1) Maior segurança e higiene

Com um cardápio QR Code, os clientes podem acessar o cardápio do seu celular sem precisar tocar em um menu físico que pode ser compartilhado com outras pessoas.

Isso reduz o risco de transmissão de doenças e ajuda a manter os clientes e funcionários seguros.

Agora não precisamos mais lidar com os problemas trazidos pela pandemia, mas, ainda assim, são muitos os vírus e bactérias que circulam diariamente pelo ar.

Portanto, todo cuidado é pouco!

2) Mais agilidade

Um cardápio QR Code oferece uma maneira rápida e fácil para os clientes acessarem o seu cardápio, sem precisarem esperar o garçom trazer um cardápio físico, por exemplo.

Isso economiza tempo e torna a experiência do cliente melhor, que pode fazer uma leitura dinâmica de tudo que seu estabelecimento oferece e escolher o seu prato de forma assertiva.

3) Personalização

Ao usar um cardápio QR Code, você pode incluir informações adicionais sobre cada prato, como ingredientes, valores nutricionais, imagens e até avaliações de clientes anteriores.

Isso torna a experiência do cliente mais envolvente e informativa, permitindo que eles façam escolhas mais informadas sobre o que comer.

4) Fácil atualização

Com um cardápio QR Code, é fácil fazer alterações no cardápio digital em tempo real, como remover pratos indisponíveis ou adicionar novos itens sazonais.

Isso significa que você pode manter o menu atualizado com facilidade, sem precisar reimprimir um cardápio físico a cada vez.

5) Economia de papel/Redução de custos

Ao usar um cardápio QR Code, você acaba com a necessidade de imprimir cardápios físicos, economizando dinheiro e recursos.

Imagina, a cada mudança de cardápio, ter que imprimir tudo de novo?

Isso também é uma escolha mais sustentável e amiga do meio ambiente. Segundo uma pesquisa da Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas mais sustentáveis e 70% dizem não se importar em pagar um pouco mais por este atributo.

Isso, é claro, é uma tendência que você não pode virar as costas!

6) Acessibilidade

Um cardápio QR Code pode incluir recursos de acessibilidade, como opções de áudio ou descrições detalhadas de pratos para pessoas com deficiências visuais.

Isso torna o seu bar ou restaurante mais inclusivo e acessível para uma gama mais ampla de clientes.

Saiba mais sobre acessibilidade em restaurantes.

7) Ferramenta de marketing

Um cardápio QR Code pode ser usado como uma ferramenta de marketing para o seu bar ou restaurante.

Você pode incluir links para suas redes sociais, programa de fidelidade (também oferecido pela Yooga!) ou promoções especiais.

Além disso, pode incentivar seus clientes a compartilhar suas experiências nas redes sociais, o que ajuda a promover o seu negócio e a atrair mais clientes.

Você não vai ficar de fora dessa, vai?

Aproveite para adquirir o seu cardápio QR code com a Yooga e tenha uma gestão mais suave do seu estabelecimento. Crie experiências memoráveis para os seus clientes.

Fale com um de nossos especialistas!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre QR Code para restaurantes.