QUEM INVENTOU O DELIVERY? A HISTÓRIA DO DELIVERY COMO VOCÊ NUNCA VIU
Quem, do setor de bares e restaurantes, que nunca se fez essa pergunta?
Apesar da sua popularidade ter crescido de uns anos pra cá, especialmente durante o período pandêmico, o delivery de comida já existe há um bom tempo.
Afinal, você, que está lendo este texto, provavelmente deve se lembrar dos dias que pedia pizza pelo telefone, a partir de um número localizado nas telelistas ou em panfletos, não é mesmo?
Aliás, este ainda é um meio utilizado por muitas pessoas, em especial os mais velhos.
Mas, afinal, quem inventou o delivery? Qual é a sua história? Já se faziam entregas de alimentos na Idade Média? De quê?
A resposta para essas e outras perguntas estão neste conteúdo. Arrasta para baixo para continuar lendo e descobrir mais sobre o passado do delivery!
Raffaele Esposito e a sua marguerita
Sim, nós sabemos, talvez você estivesse esperando por um conto como uma da Coca-Cola e do Natal, onde a marca “transformou” o Papai Noel em uma figura que usava roupas vermelhas.
Mas, sinto muito, querido leitor, querida leitora. A história do delivery está longe de ser um grande glamour como esse.
Pouco se sabe sobre ela, na verdade, até o ano de surgimento ainda é uma incógnita.
No entanto, o que costumam dizer por aí - e que acabou se tornando uma verdade - é que o delivery surgiu na Roma Antiga, por volta do ano de 1889, quando o pizzaiolo Raffaele Esposito entregou uma pizza, em Nápoles, para o Rei Umberto e a Rainha Margherita.
Sim, o nome da rainha era o mesmo da pizza, inclusive, por isso que a mistura de tomate, mussarela e manjericão ganhou este nome.
Ok, temos um pouquinho de glamour por aqui, vai!
Não por um acaso, a própria pizza tem a sua criação creditada ao pizzaiolo Raffaele Esposito.
Um dos nossos parceiros na Yooga, a Di Famiglia Pizzas Artesanais, falou sobre isso neste post do Instagram.
Dabba… Quem?
Mas há quem diga também que quem inventou o delivery foram os dabbawalas.
Os dabbawalas são um grupo de entregadores de refeições que operam no sistema de entrega de almoço em Mumbai, na Índia.
O termo "dabbawala" é derivado de "dabba", que significa "caixa" ou "marmita" em hindi, e "wala", que significa "pessoa" ou "trabalhador".
O sistema de entrega de refeições dos dabbawalas é considerado altamente eficiente e organizado, sendo uma parte importante da cultura alimentar em Mumbai.
Ele surgiu em 1890, ano seguinte à nossa história italiana citada no tópico anterior, e funciona de maneira única: diariamente, eles coletam marmitas com comida caseira nas casas dos trabalhadores e as entregam em seus respectivos locais de trabalho, garantindo que a comida chegue fresca e quente.
Dá para acreditar?
Transportadas em bicicletas, trens suburbanos e carrinhos de mão até chegar ao seu destino final, elas passam por um processo que envolve várias etapas de coleta, classificação, transporte e entrega, tudo realizado de forma sincronizada.
Estima-se que os dabbawalas entreguem mais de 400 mil marmitas por dia, com uma taxa de erro extremamente baixa.
Apesar da falta de tecnologia avançada, eles confiam principalmente na memória e na comunicação verbal para garantir a entrega correta.
Demais, né?
No meio da trincheira
Avançando um pouco mais na história, desta vez, não se atribui exatamente a invenção do delivery a este fato, mas com certeza foi algo que marcou e fez com que a entrega de comida continuasse crescendo e se popularizando.
Pelo título deste tópico, você já consegue imaginar do que estamos falando?
Sim, dela mesma, a guerra!
Trincheira, para quem não sabe, é aquela vala estreita e alongada cavada no solo durante ela, feita para a proteção contra disparos e descanso das tropas em combate.
Já parou para imaginar como que os soldados da Primeira Guerra Mundial recebiam suas comidas? Por delivery, é claro!
E, naquela época, como você pode imaginar, não tinha motoboy ou drone não, viu? O que tornava o acesso aos locais muito mais difícil.
As rações militares ou ração de combate eram projetadas para atender às necessidades nutricionais das tropas militares em campo de batalha ou em situações de emergência.
Isso lá pelos anos de 1914… Faz é tempo!
Naquela época, as dietas das rações eram desenvolvidas considerando o fornecimento adequado de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para os soldados.
Afinal, eles estavam no meio de uma guerra, e a disponibilidade de refeições poderia ser limitada, né?
O que poucos sabem, no entanto, é que as rações militares existem até os dias de hoje. Porém, atualmente, são mais de 20 tipos diferentes de rações, que variam entre comida crua, pré-cozida e até grelhada e vegetariana.
E aí, comeria uma?
O delivery como a gente conhece
Passados alguns bons e longos anos, chegando por volta de 1950, foi a hora do delivery passar a se tornar o que conhecemos hoje.
Tudo começou lá pelos Estados Unidos, quando os primeiros serviços de entrega de pizza - olha ela aí de novo - tiveram início com o Pizza Hut, que passou a oferecer entregas em domicílio.
Foi nessa época também que surgiram as primeiras televisões, o que facilitava caso alguém quisesse anunciar a novidade.
“Mas e os moços do leite e do pão que passavam na minha casa quando eu era pequena?”
Sim, eles surgiram no final do século XIX e início do XX, entretanto, a gente não considerou eles para esse contexto, afinal, você não ligava para pedir essa entrega, eles tinham as rotas diárias deles, certo?
A vez brazuca
Já em 1980, foi a vez do Brasil. Em São Paulo, os “disk pizza” se popularizaram e espalharam a “palavra do delivery” por todo o país.
Por fim, já chegando aos anos 2000, tivemos mais uma vez um grande boom da modalidade, impulsionado por empresas e plataformas online que conectavam restaurantes a consumidores.
A primeira grande plataforma online de entrega de comida foi a americana Grubhub, fundada em 2004.
Desde então, várias outras empresas, como o Uber Eats, o iFood e a Rappi surgiram e expandiram o serviço de entrega de comida em todo o mundo.
E o resto a gente já sabe, né…
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a invenção e a história do delivery? Conta pra gente lá nas nossas redes sociais.
A sua vez de ter um delivery
O mais legal nisso tudo, sabe o que é? É poder contar com uma plataforma própria, só sua, de entrega.
Sim, estamos falando do Delivery Próprio Yooga!
Nele você consegue atender seus clientes de forma segura e direta, criando um novo canal de vendas e aumentando a sua lucratividade, sem depender do iFood e de outros marketplaces.
Sabe o melhor? A gente não cobra taxa pelas suas vendas!
Chega aqui para testar grátis agora que você já sabe toda a história do delivery!
Não vai se arrepender! #VemPraYooga