COMO ENCONTRAR O SISTEMA PERFEITO PARA SEU RESTAURANTE DE COMIDA JAPONESA
Estabelecimentos que trabalham com a culinária japonesa precisam contar com sistemas voltados para necessidades específicas deste modelo de negócio.
Procurando por um sistema de gestão que atenda o seu restaurante de comida japonesa em todos os quesitos necessários para este modelo de negócio?
Podemos te ajudar nessa busca!
Segundo pesquisa realizada pela Francal Feiras, com ticket médio de R$ 80,00 por pessoas, a gastronomia asiática, de maneira geral, movimenta mais de R$ 19 bilhões de reais todos os anos.
E um sistema de gestão perfeito para essa gastronomia deve entender, antes de tudo, as particularidades da mesma.
Por isso, trouxemos por aqui alguns pontos importantes para você prestar atenção na hora de contratar o seu.
Verifique se o sistema possui controle de estoque
Ingredientes como os mais variados peixes e vegetais, que compõem a maioria dos pratos da culinária japonesa, possuem curta validade e precisam estar bem organizados, armazenados e refrigerados no estoque do restaurante.
Lembre-se que os alimentos devem ser de qualidade e estarem sempre frescos, apresentando um bom visual, principalmente na hora em que os pedidos forem montados e entregues ao cliente.
Assim, ter um sistema de gestão que possua controle de estoque é algo imprescindível para o sucesso de um restaurante desse porte.
Além de facilitar toda a operação e evitar dinheiro jogado no lixo por um insumo que estragou, por exemplo, um bom controle de estoque faz com que você se prepare para dias de muito movimento.
Imagina o cliente fazer o pedido de um temaki ou sushi que gosta muito e o garçom dizer que não tem porque determinado ingrediente acabou?
O sucesso de um negócio de comida japonesa está atrelado, sim, ao seu conceito, cores e tradição, mas também e, principalmente, ao seu cardápio.
Então não dá pra fazer feio, né?
Cardápio digital não pode faltar
Falando em cardápio, seja trabalhando com mesas, seja trabalhando com delivery, um restaurante de comida japonesa que se preze deve ter um bom cardápio digital online.
Como qualquer prato, este tipo de gastronomia se come “com os olhos”.
Portanto, invista em boas fotos dos seus sushis, sashimis, temakis, makimonos, tempurás, entre outros deliciosos pratos da culinária oriental.
Utilize uma boa câmera (pode ser do celular!) e tome cuidado com fatores como iluminação, ângulo e etc. Por aqui já demos boas dicas relacionadas a isso.
Com boas imagens, você deve querer fazer valer todo esse investimento, certo? Portanto o seu sistema de gestão deve ter um cardápio digital que as valorize.
Você pode trabalhá-lo por meio do delivery, divulgando o seu link nas suas redes sociais, por exemplo, ou por meio de um QR Code, onde o seu cliente só irá sentar à mesa do seu restaurante de comida japonesa, ler o código e ter acesso direto a ele, já com as fotos, descrição e valores de todos os pratos.
Clientes da culinária japonesa, pelo alto valor agregado ao produto, costumam ser mais exigentes.
Já pensou que experiência prática e incrível você irá proporcioná-los dessa forma?
Pedidos feitos por meio de uma inteligência artificial também podem ser uma excelente pedida. Através dela, os pedidos chegam diretamente na cozinha, o que agiliza a operação, reduz custos e tempo de espera do cliente, e aumenta, ainda, a lucratividade.
Continue no assunto: 8 dicas para inovar o seu restaurante japonês
Confira se o sistema conta com módulo de mesas
Se você se interessou pelo cardápio QR Code na mesa que citamos no último tópico, com certeza o seu restaurante trabalha, ou irá trabalhar quando abrir, com mesas.
Com isso, o sistema de gestão para restaurante de comida japonesa a ser escolhido por você deve contemplar um módulo destinado a isso acoplado a tudo o que citamos anteriormente.
Confira se ele conta com essa funcionalidade e se permite, entre outras opções:
- Abrir e fechar vendas nas mesas
- Configurar usuários distintos para elas - um para cada garçom, por exemplo
- Configurar impressões
- Ajustar taxa de serviço, produto por peso e histórico de mesas
- Configurar garçom digital/inteligência artificial
- Configurar Sistema KDS
Você irá trabalhar com delivery no seu restaurante de comida japonesa?
No caso da resposta para a pergunta acima ser “sim”, o sistema que você irá contratar deverá possuir uma solução que agregue o seu delivery próprio.
Isso vale tanto para quem for atender apenas delivery, quanto para quem irá atender delivery + presencial.
Entregar comida japonesa à domicílio economiza custos e faz com que você e seu restaurante não dependam apenas de marketplaces como o iFood, onde as taxas cobradas por cada venda são enormes e os clientes não são seus, e sim do marketplace.
Não quer dizer que você não deva estar no iFood, mas sim pensar nele como mais um canal de vendas, uma vitrine com mais visibilidade para o seu negócio. Se não tiver jeito, certifique-se também de que o sistema que você irá escolher possui integração com o app para que tudo fique concentrado em apenas um só lugar.
Além disso, uma dica para quem também vai trabalhar com delivery de comida japonesa é: capriche nas embalagens!
Afinal, a gastronomia asiática é considerada como mais sofisticada aqui no Brasil. Um bom visual não deve ficar apenas na apresentação dos pratos, mas, ainda, em como eles chegarão na casa do cliente.
Muitos restaurantes investem nas chamadas “barcas”, que são embalagens de plástico no formato de barco transparentes e na cor preta - fica melhor do que o tradicional isopor, não é mesmo?
Invista na criatividade e trabalhe cores e materiais diferentes!
Procure por um sistema que possua também gestão de clientes e permita criar oportunidades com eles para você poder vender mais. Imagina criar cupons em datas comemorativas especiais e planejar um programa fidelidade para os amantes do seu restaurante?
Controle financeiro é indispensável
Por fim, mas não menos importante, considere uma gestão com controle financeiro para o seu restaurante japonês.
Grande parte dos restaurantes costuma quebrar pela má gestão e a falta de conhecimento de como fazer uma boa, e o seu financeiro é o “coração” de tudo isso, podendo apitar em caso de falhas e inconsistências.
Pense que, em um restaurante de comida japonesa, principalmente se você trabalhar com rodízio e a lá carte ao mesmo tempo, é muito importante e sadio para o negócio que você saiba, no fim do dia ou mesmo em tempo real, informações sobre o que saiu mais, qual foi o horário de pico do seu restaurante, qual o seu ticket médio, entre outros.
Um sistema de gestão que agregue tudo isso, por meio de dashboards inteligentes, personalizados e fáceis de se entender é o mais recomendado para esse caso. Se tiver a parte fiscal, então, com emissões de notas e área do contador, melhor ainda!
Veja também: Como ter uma gestão estratégica no seu restaurante
Nossa sugestão
Agora que você já sabe tudo o que você precisa saber na hora de pesquisar e encontrar o sistema perfeito para o seu restaurante de comida japonesa, fica a nossa sugestão para você conhecer o oferecido por nós da Yooga.
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