4 FORMAS DE IMPLEMENTAR UM CARDÁPIO FINGER FOOD NO SEU RESTAURANTE

Diversifique as opções do seu cardápio e prepare-se para um aumento no seu ticket médio com essas delícias de dar água na boca!

4 FORMAS DE IMPLEMENTAR UM CARDÁPIO FINGER FOOD NO SEU RESTAURANTE

Pequenas porções que cabem na ponta dos dedos.

Talvez o conceito de finger food possa parecer minimalista demais para o cardápio do seu restaurante, mas essa é uma tendência que veio para ficar e já vem conquistando empreendedores e clientes dos negócios mundo afora.  

Não à toa, o tema já estampou diversas listas e rankings do que deve dominar o food service pelos próximos anos.

Se você também não quer ficar de fora dessa, te aconselhamos a não perder o conteúdo de hoje!

Continue lendo para saber como implementar um cardápio finger food no seu restaurante!

O que é finger food

Finger, em inglês, é dedo.

Dessa maneira, finger food, onde food é comida na língua inglesa, é a “comida de dedo”, em tradução livre.

Estranho? Não mesmo!

É só olhar para a foto deste post que você irá entender do que estamos falando!

O conceito de finger food apresenta um estilo ou categoria de comida que é feita para ser comida com as mãos, sem a necessidade de pratos, talheres ou outros utensílios.

Geralmente, são pequenas porções de alimentos que podem ser consumidas sendo colocadas de uma vez na boca, ou em uma ou duas mordidas, além de serem fáceis de segurar e comer enquanto se está em pé ou sentado, socializando com os demais presentes no evento ou no restaurante.

É prático, é individual, é finger food!

Exemplos de finger food

Exemplos comuns de finger food incluem:

  • Mini sanduíches
  • Mini hambúrgueres
  • Mini cachorro quentes
  • Espetinhos
  • Croquetes
  • Canapés
  • Mini quiches
  • Mini salgadinhos
  • Mini bolinhos salgados ou doces
  • Frutas cortadas
  • Empadinhas
  • Mini cupcakes
  • Mini pizzas
  • Torresmo
  • Pães de alho
  • Bruschettas
  • E outras tantas variedades de petiscos e aperitivos em tamanho reduzido

Essa forma de servir comida é popular em eventos sociais, como festas, coquetéis e recepções de casamento, e eventos corporativos.

Mas, como dissemos anteriormente, o finger food tem dominado também os restaurantes, fazendo com que eles tragam inovação para os seus respectivos cardápios e aumentem o ticket médio do estabelecimento.

No fim de tudo, qualquer tipo de receita pode ser transformada em finger food, desde que diminuídas as suas medidas!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre cardápio finger food, do Yooga Blog.

Por que ter um cardápio finger food

Além da possibilidade de você aumentar o ticket médio do seu restaurante, ter um cardápio finger food no mesmo pode trazer outros diversos benefícios, como:

Mais opções para o seu restaurante

Os finger foods podem ser frios, quentes, já terem nascido pequenos ou serem uma versão reduzida de pratos elaborados ou dos que mais saem no seu restaurante.

Além de sua versatilidade, afinal, podem ser servidos como entrada e/ou aperitivo, mas também como menu degustação ou como pratos principais de um happy hour, por exemplo, esse tipo de comida é feita para atender a diferentes gostos e preferências dos seus clientes.

Facilidade de preparo e serviço

Grande parte dos finger foods são fáceis e rápidos de preparar, o que ajuda a otimizar o tempo da sua equipe na cozinha.

Além disso, eles geralmente exigem menos pratos e utensílios para servir, facilitando o trabalho dos garçons e também reduzindo o tempo gasto lavando e secando louça para que se comece a servir com ela de novo.

Atração de novos clientes

Ter um cardápio finger food pode atrair clientes que estão à procura de opções mais leves, pequenas porções ou mesmo algo que é só diferente do convencional.

Preparar e servir finger foods é criativo, inovador e, ainda, pode ser estratégico: já pensou em, por exemplo, servi-los na fila do restaurante, enquanto o seu cliente espera uma mesa vagar? Ou que tal servir como algo de boas-vindas?

Assim como temos o “welcome drink”, com um drink de cortesia para quem chega ao seu restaurante, podemos ter um “welcome food”, com os finger foods de cortesia.

Isso pode ajudar a expandir a base de clientes do seu restaurante, bem como fidelizar. É tudo sobre ter uma boa experiência!

Por onde começar: formas de implementar um cardápio finger food no seu restaurante

E aí, se interessou em ter um cardápio finger food no seu negócio?

Vamos então ao que importa: a parte prática!

Apesar de parecer simples, a logística e a gestão de um cardápio finger food devem ser bem seguidas para que não haja problemas e interrupções no serviço no meio do expediente.

Bora lá?

1) Fique de olho no seu estoque

Não é porque o finger food é servido em pequenas porções que, mais cedo ou mais tarde, o seu estoque não pode acabar!

Fazer uma boa gestão do mesmo, garantindo que os insumos estejam sempre novos, frescos e dentro da validade, é o mínimo para assegurar um bom serviço de finger food no seu restaurante.

Lembre-se de também armazenar as mercadorias em um local seco, arejado e, se necessário for, também refrigerado, dependendo do tipo de alimento.

2) Siga um padrão

Já imaginou que horror seria servir uma bandeja de canapés com cada um de um tamanho diferente?

Pode parecer que não, mas os finger foods também precisam seguir um padrão para que não apenas a porção fique bonita no prato, como também para que você consiga calcular a quantidade certa do que vai usar na receita.

Neste sentido, a ficha técnica do seu sistema da mais querida Yooga pode ser uma grande aliada!

3) Preste atenção na estética e apresentação do produto

Falando em porção bonita no prato, dizem que o finger food é aquele tipo de comida que faz valer o ditado do “comida se come com os olhos”.

Portanto, a hora de “dar uma de Masterchef” é agora!

Aposte em pratos, tábuas, bandejas, cumbucas e até mesmo palitos que sejam diferentes, em madeira ou coloridos de acordo com a identidade visual do seu restaurante.

Um detalhe, por menor que seja, pode ser especial e fazer com que o seu cliente lembre do seu restaurante para sempre, esquecendo da concorrência!

4) Tenha um cardápio digital

Não se esqueça de ter um cardápio digital para que o seu finger food fique bem apresentado aos seus clientes.

As fotos, é claro, devem ser convidativas e despertar desejo em cada pessoa que olhar para elas, assim como as descrições de cada prato.

Com Yooga, fora o cardápio digital, você pode também ter uma integração dele com toda a parte de delivery e fiscal do seu restaurante e, ainda, colocar o seu cliente para lê-lo de forma prática e rápida: apenas escaneando um QR code presente na mesa.

Demais, não é?

Não perca tempo e coloque o seu cardápio finger food para rodar hoje mesmo. Fale com um de nossos especialistas!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre cardápio finger food, do Yooga Blog.