COMO PREPARAR COMIDA VEGANA: CUIDADOS PARA TER NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Preste atenção a essas dicas para evitar desperdícios e ter mais sucesso no seu restaurante vegano!

COMO PREPARAR COMIDA VEGANA: CUIDADOS PARA TER NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Um estudo recente da Nature Food mostrou que seguir uma dieta vegana reduz em até 75% as emissões de gases na atmosfera, a poluição da água e o uso da terra em comparação com dietas ricas em carne.

Portanto, se você pensa em ter um restaurante de comida vegana ou planeja abrir um para aproveitar essa onda de consumo, saiba que manipular esse tipo de comida exige alguns cuidados diferenciados não apenas no preparo, como também na conservação dos alimentos.

Isso porque muitos produtos vegetais podem ser mais sensíveis e perecíveis, afinal, como sabemos, essa preparação envolve criar refeições sem o uso de ingredientes de origem animal, como carne, laticínios, ovos e até mel - ou seja, usa-se mais verduras, legumes e grãos.

Por isso, você não pode perder as dicas do nosso conteúdo de hoje!

Acompanhe a leitura!

Como preparar comida vegana: primeiros passos

Antes de partirmos direto para os cuidados relacionados à conservação dos alimentos, vale passarmos rapidamente pelos princípios da preparação de uma boa comida vegana.

Você deve começar escolhendo ingredientes frescos dos seus fornecedores, como frutas, legumes, grãos, nozes e sementes frescas e de boa qualidade para que a comida do seu restaurante fique mais saborosa e você consiga aproveitar o valor nutricional de suas refeições.

A variedade é fundamental!

Assim, vale explorar diferentes tipos de insumos e os substitutos das proteínas mais comuns como a carne. Uma boa alternativa são as proteínas vegetais, como tofu, leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico) e produtos à base de soja.

Dessa maneira, você garante que a dieta seguida pelos seus clientes e o seu cardápio digital tenha opções que considerem uma ingestão adequada de proteínas.

Por fim, use e abuse de ervas, especiarias, alho, cebola e outros temperos para realçar o sabor dos seus pratos veganos!

Molhos à base de plantas também são uma ótima maneira de adicionar sabores interessantes às suas criações.

Principais cuidados ao conservar os alimentos

Ao falarmos de cuidados para se ter na conservação de alimentos, você pode imaginar que eles não se diferem muito dos cuidados que você tem, por exemplo, no seu dia a dia em casa, não é mesmo?

A começar pelo armazenamento na geladeira do seu restaurante.

Não é segredo pra ninguém que frutas e legumes frescos devem ficar na gaveta de vegetais da geladeira, certo?

Alguns itens, como cogumelos, tomates e batatas, devem ser mantidos em sacos de papel para evitar o acúmulo de umidade ou mesmo fechados em bandejas com embalagem plástica por cima.

Vale também utilizar sacos plásticos reutilizáveis ou sacos de armazenamento de alimentos para manter os produtos frescos e evitar essa umidade excessiva, combinado?

Usando potes herméticos

Queridinho das donas e donos de casa, os potes herméticos, aqueles recipientes que possuem tampa de vedação que impede a entrada e a saída de ar, são ótimos para conservar comida vegana.

Você pode armazenar refeições já preparadas e prontas, como sopas, ensopados, saladas, em potes herméticos na geladeira. Já grãos, massas e farinhas também podem ficar nesses tipos de potes, desde que em locais frescos e secos, para evitar a atração de insetos.  

Já nozes e sementes devem ficar guardados na geladeira ou no freezer para prolongar sua vida útil devido ao teor de óleo.

Só não pode esquecer de fechar bem, viu?

Só assim você conseguirá evitar uma possível contaminação por bactérias e outros alimentos, e manter o sabor da sua comida vegana!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre como preparar comida vegana.

Posso congelar comida vegana?

Essa pergunta já é clássica e a resposta é positiva. Sim, você pode congelar a comida vegana do seu restaurante!

Sejam refeições produzidas em excesso ou porções que não serão consumidas imediatamente, o congelamento de comida vegana ajuda a evitar o desperdício de alimentos no seu negócio, mas deve ser feito da forma correta, com sacos de congelamento ou recipientes próprios para congelamento.

Uma dica é etiquetar os itens com a data de congelamento para acompanhar o tempo que eles estão no freezer.

Na hora de descongelar, também não dê bobeira!

Descongele os alimentos apenas na geladeira, evitando, assim, a proliferação de bactérias e microrganismos.

Planeje suas refeições com antecedência para garantir que os alimentos estejam descongelados a tempo de prepará-los. Se for necessário descongelar rapidamente, use o micro-ondas ou coloque o alimento em um saco plástico selado e coloque-o em água fria.

Lembrando que leites, iogurtes e outros produtos à base de plantas geralmente têm prazos de validade mais curtos do que os laticínios convencionais.

Confira sempre as datas de validade antes de armazenar esses produtos na geladeira, no congelador ou no freezer!

Vistoria deve ser feita de forma regular

A higiene é essencial ao manusear e armazenar alimentos, seja de qual tipo forem.

Desta maneira, sempre leve aquelas dicas básicas e rápidas em consideração: lave as mãos antes de preparar refeições, mantenha as áreas de preparação limpas e evite a contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos.

Você também deve vistoriar eletros como geladeira, freezer, e até a própria despensa e outros locais de armazenamento, regularmente, para evitar que alimentos vencidos ou deteriorados permaneçam lá.

Podemos contar com você?

Sistema de gestão para restaurante de comida vegana

Para finalizar, não se esqueça de ter um sistema de gestão voltado para o gerenciamento de operações de restaurantes que servem comida vegana.

Contar com uma ferramenta como essa é essencial para preparar e conservar os seus alimentos da forma correta, sabe por que?

Com um como da Yooga, você consegue, por exemplo, ter uma gestão de estoque prática e fácil, onde você pode ter controle total das mercadorias armazenadas no seu restaurante e evitar, assim, que os seus produtos estraguem.

Além disso, é possível gerenciar os itens de estoque mínimo para a reposição e criar uma ficha técnica dos insumos de cada produto.

Isso porque só citamos um dos diferenciais!

A mais querida conta ainda com:

  • Gestão de PDV, mesas e balcão
  • Gestão de clientes
  • Relatórios e dashboards atualizados em tempo real
  • Inteligência Artificial/Garçom Digital
  • Cardápio QR Code
  • Sistema KDS
  • Sistema para delivery
  • Toda a parte fiscal completa e integrada

Não perca tempo e conheça mais do sistema que vai ser o divisor de águas para o seu restaurante de comida vegana.

Teste grátis por sete dias!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre como preparar comida vegana.