COMO MONTAR UM RESTAURANTE DE COMIDA VEGANA
Prepare-se para surfar a onda de um mercado que só cresce no Brasil e no mundo!
O veganismo não para de crescer em todo o Brasil.
De acordo com o portal Vegan Business, com dados de uma pesquisa do Ibope, dos 30 milhões de brasileiros que se declaram vegetarianos, 7 milhões são veganos. Isso porque a última pesquisa realizada sobre o tema foi feita em 2018.
De lá pra cá, com certeza esse número já aumentou. Em meio à pandemia, diversas pessoas descobriram seus dotes na cozinha e adaptaram a sua alimentação, por exemplo.
Mais do que isso: hoje, fala-se muito mais sobre a conscientização sobre os impactos ambientais da indústria de alimentos e a preocupação com o bem-estar animal.
Por esses e outros motivos, o estilo de vida vem crescendo continuamente.
Em uma rápida pesquisa no Google Trends, que avalia as tendências mundiais a partir das pesquisas do buscador, é possível ver o quanto a busca pelo termo “dieta vegana” e “veganismo” tem aumentado.
Se você também é adepto a ele e pensa em abrir um restaurante voltado para o oferecimento desse tipo de comida para aproveitar todo esse hype, portanto, o seu lugar é aqui.
Continue a leitura e aprenda a montar hoje mesmo o seu restaurante de comida vegana!
Pesquisa de mercado é indispensável
Por mais que você seja adepto ou adepto ao veganismo e que ele esteja bombando no mundo, isso não significa que a sua região ou a que você está pensando em abrir o seu restaurante de comida vegana, seja.
Assim, uma boa pesquisa de mercado é indispensável.
Comece analisando a concorrência existente, se há outros restaurantes veganos ou vegetarianos na região, se eles são conhecidos, se costumam ficar movimentados, quais os preços praticados por eles…
Se possível, busque na memória como você enxergou os seus respectivos processos de abertura.
Ainda que você já seja vegano(a), por exemplo, vale também estudar e tentar compreender as reais necessidades e preferências de quem busca um restaurante personalizado desta maneira.
Quais são os pratos mais procurados?
Carne à base de planta é algo que os clientes costumam gostar?
É melhor fazer variedades sem glúten ou sem outro insumo que possa causar alergia nas pessoas?
Quais são as suas maiores restrições quanto à alimentação?
Plano de negócios irá ditar próximos passos
Com a pesquisa de mercado em mãos, você irá criar o seu próprio plano de negócios para o restaurante vegano que pretende abrir.
Ele deverá conter informações sobre sua proposta única de valor, ou seja, o que diferencia o seu restaurante vegano dos outros, análise de concorrência, como são os seus possíveis clientes, como se comportam, estratégias de marketing, estrutura de preços, fontes de suprimentos, projeções financeiras, entre outros pontos que achar relevante incluir no documento.
Sobre o último tópico, o de projeções financeiras, lembre-se que elas precisam de informações como:
- Custos iniciais de abertura do restaurante
- Despesas operacionais
- Estimativa de vendas e receitas
- Identificação do ponto de equilíbrio financeiro
Experimente nossa calculadora de margem de lucro para bares e restaurantes. Ela pode te ajudar no cumprimento e levantamento dessas estimativas.
Por fim, vale lembrar que plano de negócios não é para ser montado e esquecido em uma gaveta, não, viu?
O mundo vegano está em constante evolução, e é importante ficar atualizado sobre as tendências e desenvolvimentos da área.
Dessa maneira, tente sempre acompanhar as novidades na gastronomia vegana, pesquise sobre ingredientes inovadores, técnicas de preparo e tendências do setor, para voltar neste plano e atualizá-lo.
Após a abertura do restaurante, esteja aberto a feedback dos clientes e faça ajustes não apenas no plano, como também em seu cardápio e operação.
Fornecedores de confiança e alinhados com o propósito
Ainda segundo o portal Vegan Business, o crescimento de produtos veganos no mercado tem sido de 40% ao ano, apesar das crises econômicas.
Desta maneira, atualmente, é muito mais fácil encontrá-los nas prateleiras de supermercados.
O que não quer dizer que você não deva procurar bons fornecedores, não é mesmo?
Sejam eles fornecedores de ingredientes vegetais frescos e de qualidade, de produtos orgânicos ou 100% livre de insumos de origem animal, é importante que você estabeleça uma lista dos mais confiáveis e faça uma boa gestão dos mesmos, afinal, apesar do mercado estar em expansão, ainda são poucos os players disponíveis no mercado.
Algo que você também pode fazer é uma parceria com agricultores locais.
Mais relevante do que isso tudo, no entanto, é você ir atrás de gente que está alinhada e comprometida com os valores do veganismo.
Como já dissemos neste conteúdo, ele é mais do que simplesmente adaptar pratos ou deixar de comer carne, leite ou ovo: existe todo um propósito por trás. E este propósito precisa ser respeitado.
Com Yooga, além de poder controlar todo o seu estoque e evitar de ficar sem insumos, você consegue fazer toda a sua gestão de fornecedores, negociando melhor com eles e comprando certo: com qualidade, no prazo ideal e no preço justo.
Menu atraente
Este será o carro-chefe do seu restaurante vegano.
Você irá trabalhar com carne à base de plantas? Ou a cultivada em laboratório, que inclusive foi recentemente aprovada a comercialização nos Estados Unidos? Ou nenhuma das duas, irá trabalhar somente com vegetais, folhas frescas e leguminosas?
O seu menu, seja ele digital, oferecido em QR code ou impresso, deve ser diversificado, saboroso e refletir o propósito vegano. Nunca se esqueça disso.
Fora isso, fica a dica de você não se prender apenas aos pratos principais. Pense com carinho em diferenciais como entradas, acompanhamentos, saladas, sobremesas e opções de bebidas, que também podem ser veganas.
E não estamos falando de sucos de frutas comuns não, tá?
Que tal um smoothie de abacate com ervas? Ou um drink à base de carvão vegetal? Já experimentou tomar leite de semente de girassol?
Lembre-se de ser criativo ou criativa ao criar suas receitas, explorando ingredientes veganos e também técnicas novas!
Confira uma lista com 5 marcas veganas - e brasileiras! - que você pode incluir no cardápio (também são bons fornecedores e que poderiam estar no tópico anterior):
Superbom
A Superbom é uma marca brasileira que oferece uma ampla variedade de produtos veganos, incluindo hambúrgueres, salsichas, frios, leites vegetais, queijos veganos, entre outros.
Fazenda do Futuro
A Fazenda do Futuro é uma empresa brasileira que se dedica à produção de alimentos à base de plantas, com o objetivo de oferecer opções sustentáveis e saudáveis que se assemelham aos produtos de origem animal.
A cantora Aniita é uma das investidoras e garota-propaganda da marca, que tem o Futuro Burger como um de seus carros-chefe.
VeganChee
Especializada em queijos veganos, a empresa oferece opções como queijo cheddar, mussarela, provolone, requeijão e cream cheese, todos livres de produtos de origem animal.
Jasmine Alimentos
Companhia brasileira que oferece uma variedade de produtos naturais e saudáveis, a Jasmine Alimentos é conhecida pela sua variedade de leites vegetais, cereais, snacks e barras de cereais veganas.
Mr. Veggy
Já a Mr. Veggy é conhecida por seus produtos congelados, como hambúrgueres, almôndegas, coxinhas, quibes e empanados veganos.
Mãe Terra
Com certeza você já deve ter pegado um avião da Gol onde foram oferecidos biscoitinhos da Mãe Terra. A empresa conta com uma linha completa de produtos naturais, orgânicos e veganos, incluindo snacks, cereais, biscoitos e granolas.
O clichê que não pode faltar
Com pesquisa de mercado, plano de negócios, fornecedores de confiança e um menu de tirar o fôlego e deixar qualquer um com água na boca, para a gente finalizar, não podem faltar, é claro, aquelas recomendações clichês, mas que não podem faltar.
- Um bom ponto: na hora de escolher, considere fatores como tamanho do mesmo, fluxo de clientes na região, e acessibilidade (como estacionamento e transporte público). Antes de fechar com um local, nosso parceiro Gabriel Secchim, por exemplo, contou todas as pessoas que passavam por ele, na mão, junto com a namorada. A história completa pode ser assistida no episódio do Jeito Yooga Podcast que ele participou.
- Uma boa equipe: uma equipe bem treinada é essencial para o sucesso do seu restaurante vegano. Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam bem informados sobre o veganismo (eles não necessariamente precisam ser!), a preparação adequada dos pratos e a manipulação segura de alimentos. Estratégias de gamificação podem ajudar na motivação da galera e são um “plus” a mais caso você consiga oferecer.
- Uma boa divulgação do seu restaurante: utilize as redes sociais para criar uma presença online sólida e compartilhar informações sobre seu cardápio, eventos especiais e promoções. Também pode ser uma boa trabalhar com influenciadores veganos, principalmente em um primeiro momento, de abertura do restaurante.
- Um bom sistema de gestão: esse, você já sabe, é Yooga, que mais do que apenas bom, é excelente. Com nosso sistema de mesas, balcão e PDV, a gente te entrega uma solução intuitiva e prática, onde você pode gerenciar toda a sua operação em um só lugar, acompanhar números em dashboards atualizados em tempo real e, ainda, contar com a nossa comunidade segura de outros empreendedores espalhados pelo Brasil.
Preparado(a) para montar o seu restaurante de comida vegana e surfar a onda dessa tendência?
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