EMPREENDEDORISMO DOCE: O QUE FOI DESTAQUE NO EVENTO DOCERIA LUCRATIVA

Programação contou com centenas de doceiros e doceiras dispostos a aprender a transformar suas docerias em um negócio lucrativo.

EMPREENDEDORISMO DOCE: O QUE FOI DESTAQUE NO EVENTO DOCERIA LUCRATIVA

Foram oito horas de imersão, inspiração e conexão.

Promovido pela mais querida Yooga, o evento Doceria Lucrativa, realizado no último dia 05, no Oásis Festas e Eventos, em Vitória (ES), reuniu mais de 150 empreendedores e empreendedoras para falar sobre as melhores estratégias para docerias e confeitarias.

Um encontro repleto de networking, troca de experiências, insights e, é claro, as melhores soluções para quem queria fortalecer o negócio doce.

Bora ver quais foram os principais highlights do evento?

Acompanhe!

Pra ninguém ficar com fome

O dia começou com aquele café de boas-vindas para ninguém colocar defeito do Brunch by Boden, afinal, nada melhor do que aquecer as ideias e começar o dia trocando ideias com outros empreendedores.

Além da mesa repleta de guloseimas como torradinhas e pastas diversas, pão de queijo, cookies, sucos, café e outros, quem esteve presente no evento pôde tirar fotos nos painéis espalhados pelo local e, ainda, assinar o seu nome, junto com o de sua doceria, em um mural exclusivo para isso.

Nossa equipe comercial estava a postos para quem quisesse conhecer um pouco mais da nossa Gestão Suave, com o sorriso no rosto que já é típico de quem ama mostrar, aos nossos parceiros, que existe um jeito mais fácil de gerenciar um restaurante, ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça.

E teve também kit boas-vindas, com ecobag, copo, camisa, programação do evento, caneta personalizada, mini-caderneta e brindes deliciosos de parceiros como Pipocando, Brownie na Estrada e Nai Costa Confeitaria e Açaiteria.

Os famosos mimos tiveram o seu devido lugar e a galera amou!

Registro do evento Doceria Lucrativa, em Vitória (ES).
Casa cheia no Oásis Festas e Eventos! (Foto: Ademir Ribeiro)

O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória

Abrindo oficialmente a programação do dia, o diretor e um dos cofundadores da Yooga, Vinícius Melo, subiu ao palco para reforçar a importância de eventos grandes como esse acontecerem “em casa”, em Vitória, sem necessariamente o empreendedor precisar se deslocar para Rio de Janeiro e São Paulo.

Vinicius, que começou como garçom e ajudou mais de 6 mil restaurantes a venderem mais de R$2 bilhões de reais em 2023, adiantou que o objetivo do evento não era vender, mas, sim, servir.

Com a frase “o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória”, de sua mãe, o diretor agradeceu a presença de todos e enfatizou: “vocês aqui estão plantando, sabia?”.

O diretor e cofundador da Yooga, Vinícius Melo, na abertura oficial do evento Doceria Lucrativa.
O diretor e cofundador da Yooga, Vinícius Melo, na abertura oficial do Doceria Lucrativa. (Foto: Ademir Ribeiro)

Como atrair, fidelizar e lucrar com a sua confeitaria

Em seguida, foi a vez da professora de Confeitaria há 10 anos e criadora da Formação Confeitaria Turbinada, a maior formação de confeitarias e vendas do Brasil, Débora Alves, falar um pouco mais sobre as melhores práticas de vendas para atrair, fidelizar e encantar clientes com uma doceria rentável e de sucesso.

Recordando a sua história, na qual começou ensinando a fazer bem-casado na sala de casa, Débora comentou sobre o diferencial do ensino que coloca a mão na massa e destacou que o produto ser muito bom é o básico, o mínimo esperado por uma confeiteira de mão cheia.

“Ele tem que ser, sim, maravilhoso, um produto que o cliente não veja o valor e que sinta que cada centavo está valendo a pena. Mas esse é o básico”, discursou.

Com uma grande apresentação sobre matriz de venda, a empresária explicou que loja física nem sempre é para todo mundo porque, antes de tudo, o delivery e a clientela devem estar fortalecidos.

Além disso, pontuou que, caso o empreendedor vá para rua vender, este deve ir com postura, altivez e queixo erguido de orgulho, sem presunção: “‘pra me ajudar’, ‘pra eu ir embora logo’ não, gente!”.

Segundo ela, ao seguir estes tópicos, não há como uma doceria ou confeitaria dar errado:

  1. Produto bom (melhoras de técnicas, demanda de mercado, inteligência na produção)
  2. Canais de venda (boca a boca, porta a porta, rua/comércio, delivery, revenda e loja física)
  3. Modelo de negócio (encomendas e personalizados, pronta entrega)
  4. Preço alinhado
  5. Apresentação do produto (produção, fotos, vídeos)
  6. Profissionalização (formalização, identidade visual, rede social, lacre/embalagem)
  7. Divulgação (grupos de WhatsApp/Facebook, redes sociais, stories e status, tráfego pago, parcerias com o comércio local, microinfluenciadores)
  8. Constância
  9. Atendimento (qualidade, cortesia, overdelivery, pessoalização, Yooga)
  10. Pós-atendimento

E aí, será que todos eles estão funcionando direitinho aí no seu negócio doce?

Débora Alves, criadora da Formação Confeitaria Turbinada, é recebida pelo público do Doceria Lucrativa.
Débora Alves, criadora da Formação Confeitaria Turbinada, é recebida pelo público do Doceria Lucrativa. (Foto: Ademir Ribeiro)

Empresas mais lucrativas do mundo investem em torno de 7% a 10% em marketing

Foi com este dado que Pedro Clark, da Scale Company, assumiu o microfone para dissertar mais sobre a empresa, uma agência de marketing digital focada em estratégias para o crescimento do seu negócio, e sobre o que fazer no mundo digital para lucrar mais.

Estratégias como o Google Meu Negócio e o TikTok, gratuitos, foram algumas das citadas por Pedro em sua fala, que trouxe mais sobre a importância de um cardápio digital na hora de elaborar campanhas voltadas para tráfego pago - aqueles anúncios que aparecem para você nas redes sociais, sabe?

Mas não acabou por aí!

Quem estava presente ganhou, de forma gratuita, um diagnóstico de marketing digital para a confeitaria/doceria.

Incrível, né?

Pedro Clark, da Scale Company, recebe o carinho do time Yooga. (Foto: Ademir Ribeiro)
Pedro Clark, da Scale Company, recebe o carinho do time Yooga. (Foto: Ademir Ribeiro)

Fotografia que vende

Já no quinto momento do Doceria Lucrativa, a fotógrafa e criadora de conteúdo, Lorena Moura mostrou o essencial para criar um ambiente fotográfico que encanta os clientes e otimiza a experiência através do olhar.

Graduada em Design de Moda e apaixonada por fotografia, Lorena está no mercado de fotografia há 10 anos e intensificou o seu olhar para a gastronomia. Desde então, faz fotos e ensina empreendedoras a fazerem fotos que despertam desejo.

“Nas redes sociais, você não entra pra comprar igual no iFood, você entra pra socializar, compartilhar meme, ver pessoas e ouvir histórias. Rede social não é cardápio, então tem que ter uma história para que o cliente construa ali, na cabeça dele, todo um imaginário. E fotos contam histórias”, disse.

A fotógrafa destacou, ainda, os aspectos negativos que uma foto pode trazer caso o empreendedor não preste atenção aos detalhes, e sobre a importância da edição.

“Você precisa saber pelo menos o básico de fotografia para passar o melhor dos seus doces pros seus clientes. E, nisso, muitos não valorizam a edição, que também é muito importante. Uma sugestão é usar o aplicativo Lightroom”, recomendou.

No que tange à questão dos aspectos negativos, Lorena trouxe uma lista de 5 coisas que não devem aparecer em uma foto de comida:

  1. Ingredientes passados ou estragados
  2. Tecido sujo
  3. Algo fora do contexto
  4. Estampas marcantes
  5. Louças quebradas e/ou com lascas

Ao final do evento, Lorena mostrou, na prática, tudo o que havia falado em sua apresentação.

No Workshop de Fotos e Vídeos para Docerias, as doceiras e confeiteiras presentes aprenderam a destacar seus produtos visualmente e atrair clientes pelas redes sociais com técnicas práticas de foto e vídeo.

Lorena Moura, convidada do Doceria Lucrativa.
Lorena Moura: "as pessoas entram nas redes sociais para ver e compartilhar histórias". (Foto: Ademir Ribeiro)

Histórias doces e inspiradoras

Depois de um breve intervalo com mais Brunch By Boden e uma esticada de pernas, cases de sucesso invadiram o Doceria Lucrativa e trouxeram um pouco de suas jornadas, desafios e vitórias no universo dos doces.

Dandara Oliveira, da Dandoce, Nai Costa, da Nai Costa Confeitaria & Açaiteria, e Rhenan Nepomuceno, do Brownie na Estrada, compartilharam tudo e mais um pouco do caminho que os fez chegar até onde chegaram.

Loja física e concorrência

Dandara, em sua fala, relembrou como tudo começou e da relevância de ter um bom equipamento, além de comentar sobre a questão da loja física, como também pontuado por Débora Alves anteriormente.

“Normalmente a gente tem o sonho de ter uma loja física antes mesmo de ter clientes. Isso é um erro. Quando abrimos a loja foi porque já tínhamos uma base de faturamento legal, antes de abrir foram dois anos fortalecendo o delivery e tudo o mais”, trouxe.

Quando o assunto virou concorrência, um tema discutido entre os três convidados, a empreendedora revelou ser bem agressiva nas estratégias da empresa.

“Isso vai me fazer vender mais? Se sim, eu faço. Se não, não. O relacionamento, a conexão, eu faço nos bastidores”.

Não saia largando tudo para vender seus doces

Rhenan, por outro lado, disse que um dos lemas do Brownie na Estrada é “o brownie é só um detalhe, o que importa são as conexões”, complementando com mais informações sobre a série de episódios que fez junto a outros empreendedores e negócios, como o Moema Café, no Instagram.

A gente aprende muito sobre os sonhos e desafios em comum com o outro”, contou.

O empreendedor, que é engenheiro ambiental de formação, comentou sobre a história do Brownie na Estrada, onde ele e a sócia Natália Veneroso, educadora física de formação, viajavam vendendo brownies - por isso o nome do projeto.

Mas eu não falo pra ninguém largar tudo e sair fazendo isso, não”, brincou.

“Na época eu estava de aviso prévio, a Natália também estava trabalhando, e com o tempo os desafios foram aumentando, a história viralizou e aumentamos de tamanho”.

O processo dói, mas o propósito cura

Nai Costa, por sua vez, deu um depoimento ainda mais inspirador e emocionante para as empreendedoras presentes.

Mulher, preta e ex-moradora de comunidade em Jucutuquara, em Vitória, ela recordou, com orgulho, de sua história, quando começou a empreender, em 2014, após uma demissão.

Comecei a fazer bolinhos na marmita para o meu esposo levar pro trabalho. Em 2018, eu abri uma loja, mas tive minha segunda filha e fechei por conta da pandemia. Hoje temos uma loja, 10 funcionários, e graças a Deus estou bem menos no operacional”, reviveu.

Nai comentou sobre ter começado pequeno, na garagem de casa, e o fato de hoje estar em um lugar dos sonhos, com cozinha, escritório, e um ponto que ocupa um quarteirão de fora a fora.

“O processo dói, mas o propósito cura. Os nossos sonhos são bem maiores do que a gente pode imaginar. Eu gosto de pensar e acredito que o sol nasceu pra todos. Pessoal fala que CNPJ não tem coração, mas eu tenho sim”, contou.
Vincius Melo, da Yooga, Nai Costa, do Nai Costa Confeitaria, Rhenan Nepomuceno, do Brownie na Estrada, e Dandara Oliveira, da Dandoce.
Cases de sucesso também fizeram parte do evento Doceria Lucrativa. (Foto: Ademir Ribeiro)

Empreender é errar

Já na reta final do Doceria Lucrativa, a chef Carole Crema foi a responsável pelo último painel antes do Momento Yooga e o workshop de fotografia de Lorena Moura que citamos há pouco.

Referência em confeitaria e com 25 anos de experiência, Crema se destaca por seu trabalho desenvolvido sob os pilares simplicidade e sabor.

E isto ficou nítido em sua fala - além da humildade exemplar, mesmo com a fama e o peso da participação em realities shows como o Bake Off Brasil e o Que Seja Doce, e de milhares de livros vendidos.

Sua história “tim-tim por tim-tim” propriamente dita ficou de lado.

Segundo Carole, isso poderia ser conferido em qualquer reportagem sobre ela na internet.

O que ficou e foi apresentado para os participantes do evento foi a sua paixão, dedicação e entusiasmo inexplicáveis em fazer bolos e doces de verdade para quem quer comer sem frescuras.

Eu comecei errando. Mas o erro sempre foi e é o meu maior companheiro. Eu erro muito, mas eu não erro duas vezes a mesma coisa. É errando que a gente aprende. E empreender tem muito do erro”, expressou.

Ademais da palavra “erro”, outra que Crema quis destacar foi “coragem”.

Coragem de fazer a sua marca. De bater o pé, defender seu produto. Coragem de olhar o seu cliente comendo, a gente precisa fazer isso. Coragem de, mesmo que existam as tendências, pensar fora da caixa. Pensar caminhos alternativos para chegar ao objetivo final”, inspirou.

Trocas sobre as delícias clássicas da chef, como o brigadeiro de colher - comercializado pela primeira vez por ela - e o bolo de coco gelado, também fizeram parte da conversa.

Quando questionada sobre o porquê de não ter sua própria loja, apenas a fábrica, ela foi categórica: “na fábrica, eu ainda consigo controlar 100% do meu processo de produção. Na loja não, nem sempre a atendente pode estar bem-humorada, entre outras questões”.

Por fim, em resposta a uma pergunta feita pela plateia, Carole revelou que o charme, o storytelling e o borogodó na hora de vender um doce é o que chama a atenção em meio a tanta gourmetização.

A chef e confeiteira Carole Crema.
Carole Crema: "erro" e "coragem" são palavras de ordem na vida da chef. (Foto: Ademir Ribeiro)

Momento Yooga

O Doceria Lucrativa não foi para vender, e sim para servir, como colocado pelo diretor e cofundador da Yooga, Vinicius Melo, no início da programação.

No entanto, algumas novidades imperdíveis da mais querida, já no ar ou no radar para lançamento em breve, não poderiam deixar de ser comentadas, até porque estas também podem ser utilizadas para as docerias e confeitarias que querem lucrar mais.

Por aqui, também não vamos nos alongar muito para não parecer que queremos vender.

(não conta pra ninguém que também teve sorteio de parceiros e não parceiros Yooga para ganhar R$ 1.000,00 em produtos Yooga, tá?) 😜

Mas saca só o que a Gestão Suave da Yooga pode fazer por você!

  • WhatsApp com IA conversacional: chega de deixar o seu cliente esperando por resposta, né?
  • Agendamento de pedidos: com configurações como tempo de produção, data e horário para entrega;
  • Produto e categoria somente por agendamento: para olhar os produtos que são só pra agendar;
  • App do motoboy: com visão do gestor e rotas automatizadas; visão para o próprio motoboy com pedido e contato do cliente, além da rota/GPS para o endereço do cliente; visão para o cliente final acompanhar a entrega;
  • Fila de impressão e impressão por categoria
  • Tablet com impressora e visor: tudo roda em um único dispositivo e substitui computador de mesa enorme;
  • Tablet de autoatendimento: tudo bem leve e intuitivo para o seu cliente;
  • CRM: comunicação exclusiva para grupos de clientes exclusivos;
  • Nova tela do delivery: com comparativo de ticket médio, pedidos, vendas, taxa de conversão de acordo com semana, dia e/ou mês;
  • Funil de vendas; e
  • Yooga Nitro: a operação de tudo isso junto, com disparo de e-mail, SMS e muito mais!

Diz se tem como uma doceria não ser lucrativa desse jeito?

Quer saber mais?

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Vinicius Melo, da Yooga.
Momento Yooga trouxe novidades da mais querida. (Foto: Ademir Ribeiro)

Até a próxima edição Lucrativa!

Como já de praxe em todos os eventos Lucrativa, só temos a agradecer a cada um dos que estiveram presentes e fizeram acontecer o maior evento para docerias do Espírito Santo.

Caso você não tenha ido, a gente te agradece também por chegar até o final deste post e por ter acompanhado como foi esse dia especial!

Para quem foi, o que a gente espera é que você tenha aproveitado muito e que coloque em prática, aí na sua doceria ou confeitaria, as dicas que nossos convidados deram, combinado?

Queremos ver muitas docerias lucrativas por todo nosso Estado!

Para quem não foi, fique ligado(a) que logo teremos mais eventos como esse!

Quem sabe não tem um logo logo na sua cidade?

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Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre o evento Doceria Lucrativa.