PRINCIPAIS ERROS DOS RESTAURANTES NA COPA DO MUNDO E COMO NÃO COMETÊ-LOS

Problemas com o trânsito, entregas atrasadas, centenas de pedidos no WhatsApp... Calma que pra tudo existe uma solução!

PRINCIPAIS ERROS DOS RESTAURANTES NA COPA DO MUNDO E COMO NÃO COMETÊ-LOS

A Copa do Mundo finalmente começou!

Junto dela, mais oportunidades para restaurantes venderem e lucrarem mais, atraindo e fidelizando mais clientes.

Mas como nem tudo são flores, da mesma forma que existem as oportunidades e todas as vantagens trazidas pelo megaevento, existem também as desvantagens e os erros que, querendo ou não, acabam acontecendo. Faz parte do jogo.

Desde que o torneio começou, recebemos muitos feedbacks positivos de quem seguiu todas as dicas que demos neste post.

No entanto, também houve quem relatasse problemas, principalmente quem atende no delivery e nos jogos do Brasil.

Para ajudar você, empreendedor do ramo, a não passar por esses problemas, reunimos, no conteúdo de hoje, os principais erros cometidos pelos restaurantes nessa Copa e como você pode fazer, aí no seu negócio, para evitá-los.

Neste conteúdo, nos concentraremos em falar somente sobre delivery, que teve maior saída nos jogos.

Entretanto, se você quiser que a gente fale também sobre atendimento presencial e faça uma espécie de “parte 2”, é só mandar uma mensagem no nosso direct do Instagram pedindo, combinado?

Então vamos lá que esses erros não se resolverão sozinhos!

1) Não contar com o trânsito

De acordo com a pesquisa Pinion sobre a Copa do Mundo 2022, 90% dos brasileiros pretende assistir aos jogos do país na companhia de amigos e familiares.

E isso, como sabemos, não se resume a ir apenas para a rua com essas pessoas, afinal, tem gente que não curte muito estar em locais cheios e muito movimentados.

Inclusive, um dos hábitos favoritos de nós, tupiniquins, é fazer aquele churrasco bastante servido e regado com a família, não é mesmo?

Sendo assim, é natural que:

1. O trânsito dê uma “agarrada” com as pessoas se deslocando para assistir aos jogos juntas, seja na rua, seja na casa de alguém;

2. O delivery exploda de pedidos de lanches, pizzas, bebidas, carnes, gelo e outros pratos.

Com essas duas constatações, as ruas se encheram de mais carros e motos e, por incrível que pareça, apesar de parecer óbvio, muitos gestores não consideraram isso nos primeiros jogos do Brasil, o que ocasionou em atraso nos pedidos e até cancelamentos.

Para não cair nessa no próximo jogo do Brasil (ou em qualquer outro), existe uma solução bem simples.

Basta você colocar um tempo de entrega maior do que o normal: desta forma, seu cliente saberá que a comida dele poderá atrasar uns minutos a mais devido ao grande movimento nas ruas.

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2) Achar que vão ser poucos pedidos

Nunca subestime a qualidade dos pratos do seu restaurante e nem o potencial do seu cliente em pedi-los, principalmente se você estiver trabalhando com várias dicas e estratégias para atrair mais deles, potencializar suas vendas e aumentar a sua lucratividade.

Mesmo negócios menores têm experimentado um boom em suas vendas nesses dias do maior campeonato de futebol do mundo.

Por isso, vale deixar todos os seus canais de vendas mais do que preparados, a equipe treinada e, é claro, o estoque reforçado.

Você não vai querer perder nenhuma venda pela falta de algum produto, vai?

Com o Sistema de Gestão da Yooga, por exemplo, você pode gerir seu estoque, complementos e produtos de uma forma fácil, simplificada e intuitiva.

Vale o teste!

3) Tentar dar conta de tudo

É comum, em grandes eventos como a Copa do Mundo, tentarmos dar conta de tudo. Família, casa, amigos, trabalho, negócios…

Quem tem restaurante delivery e com atendimento presencial tem um trabalho dobrado nesse sentido, e triplicado quando pensamos no contexto de Copa.

Gerenciar o seu time, as entregas do delivery, a operação na cozinha, o atendimento do garçom, as reclamações dos clientes, o cliente que derruba o prato no chão, entre tantos outros fatos corriqueiros na rotina de um restaurante não é tarefa fácil.

Portanto, se precisar de ajuda (e você vai!), peça.

Não tenha vergonha de assumir que você não é o Super-Homem ou a Mulher Maravilha. Tá tudo bem não dar conta de tudo.

E é por essas e outras que a Yooga está aqui.

Para ser o seu ambiente seguro, alguém que você pode contar todo dia, toda hora, 24 horas por dia, e para, principalmente, ser uma alavanca de crescimento para o seu negócio.

Lembre-se sempre que existe um jeito mais fácil de gerenciar seu negócio, ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre. E esse jeito é o Jeito Yooga!

4) Não aproveitar a modalidade Take Away

Esse é um erro que não é comum apenas durante a Copa do Mundo e que pode ser uma excelente fonte de renda extra para você que só trabalha com as entregas do delivery.

O modelo de restaurante Take Away é aquele em que o produto é feito apenas para a retirada, sem local para o consumo. É o famoso “retirar no local”.

São muitos os seus benefícios. Além de te ajudar nas horas de pico do jogo do Brasil, contar com essa modalidade permite que você otimize a sua produção e operação como um todo, baixe os custos do seu prato e o torne mais acessível também no valor final para o seu cliente.

Que tal dar uma chance a ela e “dividir” a responsabilidade do seu delivery?

5) Remunerar os motoboys por baixo

Muitos gestores que não possuem motoboys próprios reclamaram que, durante os últimos jogos do Brasil na Copa, não havia motoboys terceirizados para realizarem as entregas, o que acabou atrasando as entregas e trazendo frustrações aos clientes.

O motivo, lógico, era um só: todos eles estavam parados assistindo aos jogos.

Com isso, uma boa sugestão para resolver esse problema é pagar um percentual maior para que os profissionais realizem as entregas mesmo durante as partidas.

Desta forma, apesar de desembolsar um pouco mais, você garante que esse problema não será uma questão para você.

Vale também além de, é claro, contratar motoboys próprios, contratar motoboys extras, justamente para esses momentos.

Se nada der certo ou fizer sentido com o seu negócio, uma última alternativa é você mesmo fazer a entrega, de carro ou moto.

“Mas eu vou deixar o delivery sozinho?”. É claro que não!

Você pode (e deve!) deixar alguém de confiança no seu lugar enquanto você faz as entregas, inclusive o Delivery Próprio da Yooga é alguém que também estará acompanhando tudo, te dando mais confiança e dados que podem ser consultados até pelo seu celular.

P.S.: Já contamos que agora temos aceite automático de pedidos? 🙂

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6) Concentrar os pedidos só pelo WhatsApp

Se você também é desses que direciona todos os seus pedidos para o WhatsApp, pare imediatamente!

Mesmo que você tenha o WhatsApp Business e inúmeras mensagens automáticas configuradas, em tempos de Copa do Mundo, o jogo muda de figura!

São muitas mensagens para dar conta e organizar, em um lugar que não é próprio para receber pedidos, onde você tem que anotar tudo na mão e com linguagem informal que pode acabar prejudicando e causando mal entendidos entre você, o atendente e/ou o cliente.

É por isso que, nessas horas, vale apostar em um gerenciador de pedidos.

Com ele, você recebe todos os seus pedidos em um só lugar com uma gestão integrada, as entradas também são facilmente direcionadas para a cozinha e para a entrega, e você consegue atender o seu delivery sem falhas e dentro do prazo.

Experimente grátis!

7) Não saber a hora de parar

Acredite: é preciso saber essa hora. Mesmo que não seja tão bom, mesmo que às vezes doa.

Se não for possível para você seguir nenhuma das dicas que demos acima, saiba a hora de parar e interrompa o serviço de entrega enquanto o Brasil joga.

Não é o mais recomendado, pois você poderá acabar perdendo boas oportunidades de venda.

Entretanto, neste caso, você pode experimentar trabalhar com comunicações, nas suas redes sociais ou site, que digam ao seu cliente para se antecipar e garantir logo o pedido, de forma rápida, antes do jogo começar.

Com o cardápio online da Yooga, que oferece fotos, valores e descrições de todos os itens do seu delivery de uma forma clara e visual, além do seu cliente poder fazer isso antes do jogo, ele também pode, por exemplo, agendar a entrega para depois da partida.

Pronto!

Agora, depois de conhecer esses principais erros cometidos no delivery durante a Copa do Mundo, você promete que vai seguir à risca o que sugerimos aqui e não vai errar também?

No mais, conte sempre com a Yooga para o sucesso do seu negócio! Estamos juntos!

Confira também este artigo: Como fazer a contabilidade para bares e restaurantes