EVITE ESSES ERROS NO SEU DELIVERY
Conheça os principais erros que você pode estar cometendo no seu delivery e como solucioná-los.
Problema existe em qualquer lugar, em qualquer emprego ou empresa. Entretanto, quando se trata de trabalhar com delivery, alguns erros que acontecem no dia a dia podem acabar sendo cruciais para o sucesso e a sobrevivência do negócio.
Além de lidar com comida, que já é desafiante por si só, você ainda tem que lidar com aplicativos/marketplaces, colaboradores na sua cozinha/loja, com a logística de entrega junto aos motoboys, com problemas relacionados à localização, por vezes arriscadas e, junto de tudo isso, com a fome do cliente.
Deu agonia só de pensar, não é mesmo?
Mas para tudo (ou quase tudo) existe uma solução!
Veja quais os principais erros que você pode (e deve) evitar no seu delivery se quiser prosperar e não ter problemas neste modelo de negócio.
Atrasos e problemas com horário
Um dos princípios de um delivery bem sucedido é a pontualidade.
Pesquisas apontam que, muitas vezes, a apresentação de um prato é o de menos para os clientes. O que importa é quanto tempo ele demorará para chegar na casa dele.
Por isso, é importante ser pontual e entregar os seus pedidos no prazo acordado com o cliente. Atrasos podem causar insatisfação e perda de confiança do mesmo.
Como evitar: uma das formas de evitar qualquer tipo de problema com horário é colocando um tempo de entrega maior do que o estimado no seu cardápio.
Mesmo que você demore menos no preparo e entrega da refeição, é melhor você surpreender o cliente “entregando antes” do que se comprometer com um período de tempo que você não pode cumprir e que às vezes só colocou para atrair mais clientes.
Outra forma é através do Delivery Próprio Yooga. Por reunir todos os pedidos, do iFood e do Delivery Próprio, em uma só tela no Gerenciador de Pedidos, o sistema, que também conta com aceite automático, consegue oferecer uma invejável agilidade em sua operação, permitindo que você acerte nos horários de entrega sem maiores conflitos.
Se o seu cliente preferir, ele ainda consegue agendar uma data e um horário para a entrega, de acordo com as particularidades que você, enquanto gestor ou gestora, definir.
Pedidos com erro
Pedidos com dezenas de erros são um baita “calcanhar de Aquiles" para os empreendedores que decidem investir em um delivery.
Erros de endereços, erros no pedido, erros no telefone para contato, no e-mail, na forma de pagamento…
A lista é extensa e pode causar atrasos, estresse e uma super inconveniência ao cliente.
Como evitar: para que isso não aconteça, além de deixar tudo muito claro e explicado para o cliente que está comprando com você, você pode fazer o uso de cardápios digitais que só aceitam determinados tipos de preenchimento de informação.
Exemplo: se um cliente preenche um número de telefone errado, com menos números, o cardápio automaticamente já aponta que aquele número não existe.
Você também deve se certificar de ter o endereço correto do local de entrega antes de sair para entregar.
Com o Delivery Próprio Yooga, é possível, ainda, você entrar em contato com o cliente pelos dados que ele deixou ao fazer o pedido no seu cardápio ou falar com ele, em tempo real, via chat online.
Aliás, no Delivery Próprio da Yooga, os clientes são seus e você tem acesso a tudo, podendo promover estratégias de fidelização, como o envio de e-mail com um cupom promocional.
Para completar, você consegue também editar o pedido e realizar quaisquer alterações necessárias.
Tudo em prol da maior satisfação do seu cliente!
Comunicação atravessada
Esse é um dos erros que mais pode deixar o seu cliente furioso!
Por comunicação atravessada, nos referimos à qualidade no atendimento ao cliente, à falta de comunicação entre o seu delivery e ele, bem como à falta de clareza quanto ao produto que está sendo comercializado e a questões como política de devoluções.
Como evitar:
Falta de comunicação: por meio do nosso chat online, mantenha o cliente informado sobre o status da entrega e qualquer atraso ou problema que possa ocorrer.
Falta de política de troca ou devolução clara: tenha uma política clara de troca ou devolução de produtos, e siga-a de forma consistente para garantir a satisfação do cliente.
Falta de qualidade no atendimento ao cliente: promova um bom treinamento para a sua equipe. Considere a função de cada um dos colaboradores, sua respectiva responsabilidade, e o dever de garantir ao cliente uma experiência 100% personalizada, humanizada e inesquecível.
Embalagens sem qualidade
Assim como as redes sociais e os cardápios digitais são como vitrines para um delivery, as embalagens também são.
E ninguém merece quando as embalagens de uma refeição que pedimos chega feia, molhada, mal embrulhada ou rasgada, certo?
Nesse caso, até os produtos podem ser danificados, estragando-os e causando uma péssima experiência ou primeira impressão - nos casos de deliveries que estão sendo pedidos pela primeira vez.
Como evitar: primeiro de tudo é importante se certificar da procedência da embalagem e da sua qualidade.
Busque referências de fornecedores no mercado e estude, por meio de um planejamento estratégico, o que tem sido utilizado pelos seus concorrentes.
Se puder fazer algo personalizado, melhor ainda.
A identidade visual da sua marca impressa na embalagem atrai e fideliza clientes, reforçando a sua empresa na mente e na memória deles.
Também é necessário garantir que os produtos sejam transportados e entregues com cuidado, para evitar danos durante o transporte.
No Delivery Próprio Yooga, é possível realizar entregas por raios que você mesmo define, por bairros ou km, e gerir os motoboys por seus nomes, telefones e até foto da moto.
Isso ajuda você a orientá-los da melhor forma possível quanto à refeição a ser entregue, o endereço do cliente, às embalagens e todo o cuidado que ele deve tomar de forma geral.
Ausência de higiene
Ainda na pegada do tópico anterior, a ausência de higiene para com os produtos é um fator que pode custar muitos clientes.
E isso não só em relação às embalagens ou as mãos dos entregadores, mas em relação aos produtos mesmo.
Não existe coisa pior do que encontrar ou sentir gosto de produto estragado, que já passou da validade.
Quantas reclamações não já vimos aí na mídia de pratos que chegaram com moscas, larvas, mosquitos, entre outros, na casa dos clientes.
Como evitar: certifique-se de manter um nível adequado de higiene durante todo o processo de produção e entrega das refeições de seu delivery.
Isso inclui a higienização das mãos, do ambiente, dos ingredientes, dos utensílios e dos produtos entregues.
Com uma boa gestão de estoque, como a encontrada no sistema de gestão da Yooga, você consegue ter um controle total das mercadorias armazenadas no seu delivery, inclusive sabendo quando determinado produto já se encontra vencido.
Canais de venda limitados
Deixar o seu delivery para receber pedidos só pelo iFood: tudo mais caro e comissão cara deixada na plataforma, fora toda a falta de informação, dados sobre os seus clientes e suporte.
Deixar o seu delivery para receber só pelo WhatsApp ou Instagram: você ficando doido(a) com tanta mensagem e não conseguindo dar conta de atender tudo com a excelência que você almeja. Fora o fato de você não conseguir, por exemplo, criar cupons ou programas de fidelidade.
Ou seja: não dá pra ficar com um canal de venda só se você realmente quer sobreviver nesse modelo de negócio!
Ainda mais sendo um canal que não é seu, que não é próprio, e que pode ficar fora do ar a qualquer momento, prejudicando as suas vendas.
Como evitar: com um Delivery Próprio Yooga!
Esse, sim, é só seu e te dá liberdade de vender e criar como você quiser, seja cupom, seja programa fidelidade.
Os dados dos clientes também ficam disponíveis inteiramente para você, como já dissemos anteriormente, e não é preciso pagar nenhuma taxa de adesão, cancelamento ou mesmo comissão sobre as suas vendas.
Sem contar com todas as outras vantagens citadas…
Ah! E ainda tem atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com pessoas reais (não é robô!).
Falta de organização
Cozinha mal organizada, fila de entregadores sem ordem definida, cardápio todo bagunçado e sem informação, bag com o pedido com um refri por cima, comida torta…
É, a falta de organização pode trazer isso tudo isso! Junto da falência do seu delivery!
Já pensou?
Como evitar: com a ajuda da Yooga, você consegue gerir o seu negócio de um jeito mais fácil, ganhando mais dinheiro e tendo menos dor de cabeça.
Adiantamos tanto a sua vida que, com a gente, você terá mais tempo livre para pensar todo o resto.
Para a cozinha, experimente começar separando estações de trabalho como uma linha de produção. Área de fritura, com a chapa e a fritadeira, área de descanso, área de montagem, e por aí vai.
Etiquetar seus ingredientes e organizar prateleiras e gavetas também é um ótimo primeiro passo.
Para a bag desorganizada, a Yooga Edu, a melhor comunidade de empreendedores do ramo food do Brasil, pode te ajudar.
Que tal perguntar como outros players do mercado de delivery organizam as suas bags por lá?
No Backstage Burger, a hamburgueria da Yooga, existe uma tática - que a gente pode te responder lá na comunidade!
A fila de entregadores pode ser resolvida com a gestão de entregadores obtida pelo sistema de gestão da Yooga.
E, por fim, o cardápio, com Yooga você também resolve!
Com o nosso cardápio digital, é possível colocar fotos, valores e descrições dos produtos em poucos cliques, organizando também os itens de acordo com a hierarquia que você quer seguir, de acordo com as prioridades do que deve ser vendido primeiro.
Saiba mais sobre como montar um cardápio digital atrativo e veja essas dicas de como divulgá-lo.
Veja também: Como cadastrar os seus produtos no cardápio digital Yooga
E aí, gostou das orientações? O que achou delas?
Agora ficou mais fácil evitar os principais erros do delivery, né?
Para finalizar, só mesmo você assinando Yooga News, a newsletter da Yooga.
Todas as sextas-feiras, a partir das 9h, uma curadoria com as melhores e principais notícias do mercado food service - incluindo novas tendências de delivery para você não ficar pra trás!
#VemPraYooga