ESTRATÉGIAS IMPERDÍVEIS DE VENDAS PARA RESTAURANTES

Você está com dificuldades de vender mais e aumentar as vendas do seu restaurante? Seus problemas acabaram!

Com essas estratégias imperdíveis, com a reunião dos melhores e principais conteúdos do Yooga Blog, não vai ter erro: você irá vender mais e alavancar a sua lucratividade em pouquíssimo tempo.

E não é brincadeira!

A gente garante que, com elas, não vai faltar mais nada para você ter sucesso no seu negócio: talvez falte mais funcionários para dar conta de tanta demanda que você irá receber, isso sim!

Vem com a gente!

1) Invista em formas variadas de atrair e fidelizar os seus clientes

Por aqui, a gente já te mostrou diversas vezes como fazer isso, com todo o passo a passo.

Aliás, não só neste tópico, como nos próximos, no caso de você querer se aprofundar no assunto, basta clicar no link de cada um deles que vamos deixar.

É o melhor do Yooga Blog reunido em um só lugar! Um verdadeiro guia! Quer coisa melhor?

Vamos nessa descobrir como você pode vender mais!

Criação de combos especiais

Os combos especiais são a combinação de um ou mais produtos ou serviços juntos, com o intuito de trazer vantagem ao cliente. E diga-se de passagem: quem resiste ao bom combo especial?

Ao invés de oferecer somente o sanduíche, por que não o oferecer com batata frita e um refrigerante?

No Delivery Próprio Yooga, você consegue criar quantas opções de combo quiser e colocá-los no topo do seu cardápio digital para já atrair a atenção do seu cliente logo de cara.

Programa Fidelidade

O programa fidelidade, que também pode ser criado pelo Delivery Próprio Yooga, é um serviço criado por você para oferecer vantagens aos seus clientes que fazem pedidos recorrentes no seu estabelecimento.

Em outras palavras, é uma forma eficiente de fidelizar os consumidores, deixando o relacionamento deles com a sua marca muito mais duradouro.

O que significa para você um maior número de vendas no dia a dia!

Você pode criar uma jornada onde, por exemplo, seu cliente faz 10 pedidos e ganha descontos ou brindes personalizados na 11ª compra.  

É mais conexão e retorno ao seu estabelecimento!

Criação de cardápio infantil

Quando seu restaurante tem opções de cardápio infantil, que facilitam bastante a vida dos pais e mães de plantão, ele acaba se tornando uma opção interessante para um programa em família.

Apesar de pequenas, as crianças têm grande influência no processo de tomada de decisão em uma família.

Que tal aproveitar essa oportunidade de lucrar mais e criar um cardápio voltado para elas?

Cupons de desconto

Também possível de serem criados no Delivery Próprio Yooga, os cupons de desconto são uma febre no varejo em geral e podem ser usados no seu restaurante.

Você pode criar:

  • Cupons de primeira compra
  • Cupons de entrega grátis no delivery
  • Cupom de vantagens
  • Cupons especiais de data comemorativa, como Black Friday, Dia do Consumidor ou Copa do Mundo

Aproveite a chegada dessas datas para criar o seu!

Entrega grátis

Ao oferecer entrega grátis, você chama a atenção de novos clientes, fideliza os já existentes e pode aumentar o seu ticket médio pela quantidade maior de pedidos que você irá receber, o que, consequentemente, pode fazer com que você compense o que perderia financeiramente sem a taxa de entrega.

Você pode colocar entrega grátis a partir de um pedido mínimo, para itens específicos do seu cardápio, inclusive os que você deseja aumentar a saída, e por aí vai.

2) Diversifique seus canais de vendas

Não adianta querer ficar só com o iFood. Ou só vender pelo WhatsApp. A verdade é que você não pode contar 100% com essas ferramentas, que, apesar de ajudarem e muito mais pessoas descobrirem o seu negócio e a você vender mais, não são suas, podendo cair a qualquer momento e fazer você perder dinheiro.

Você pode, sim, continuar com ambas, mas diversificar ainda mais os seus canais.

Que tal ter um terminal de autoatendimento próprio? Ou contratar um garçom digital?

E, o principal: por que não trabalhar com um delivery próprio?

Uma ótima estratégia para vender mais é o sistema de delivery próprio da Yooga, que traz maiores facilidades associadas ao seu estabelecimento, com seleção da abrangência da área de entrega, solicitações de pedidos sem nenhum custo adicional ou taxas, equipe específica para a estruturação do cardápio digital, com fotos e descrições, e muito mais.

E o melhor: é tudo seu!

Os clientes, o link de acesso ao cardápio, os cupons e o programa fidelidade, que falamos anteriormente e que você pode criar quantos quiser, a hora que quiser.

Não dá para continuar colocando o dinheiro na mesa e só trabalhando com aplicativos de terceiros, não é mesmo?

3) Treine sua equipe

Um restaurante bem-sucedido não deve se apoiar somente em um menu atrativo ou em uma localização estratégica. Deve, também, ter uma equipe bem treinada para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes.

Um bom treinamento garante uma boa operação, um bom atendimento, uma boa experiência e, é claro, mais vendas e resultados.

Treine sua equipe para também colocarem o cliente no centro de tudo e:

  • Para serem sempre cordiais, pacientes e solícitos
  • Para chamarem o cliente pelo nome
  • Para saberem exatamente o que o cliente quer ou oferecerem opções interessantes e lucrativas do cardápio (eles serão a porta de entrada para o pedido!)
  • Para encantarem o cliente
  • Para resolver os problemas do cliente
  • Para ouvirem e respeitarem a sua opinião, mesmo que não concordem

4) Crie um diferencial único para o seu restaurante

Seu diferencial está voltado para o seu conceito ou o modelo de operação do seu restaurante.

Por exemplo: a qualidade e o tipo de pratos que serve, o bom atendimento oferecido, sua localização, o design e decoração ou até mesmo os seus horários de funcionamento.

Talvez ter um horário estendido no almoço de domingo seja o seu diferencial. Afinal, quem não gosta de dormir até um pouquinho mais tarde aos finais de semana?

Ter um diferencial que é só seu é uma estratégia infalível de vendas!

5) Ofereça um atendimento personalizado

Um atendimento personalizado faz com o seu cliente se sinta especial, fique feliz e consuma mais no seu restaurante físico ou delivery.

Chame ele pelo nome, ofereça um brinde de boas-vindas, permita a degustação, caso seja possível, e tente agilizar ao máximo o atendimento e operação através da tecnologia para que o seu cliente fique cada vez mais encantado com o seu negócio.

Nada melhor do que ser bem recebido e ter uma experiência para toda a vida em um restaurante.

Do atendimento à refeição, da decoração do lugar aos mínimos detalhes na montagem do prato, da recepção atenciosa e calorosa do seu cliente à hora dele ir embora e pagar a conta.

Toda boa experiência fideliza, faz com que o seu público volte a consumir com você e, ainda, faz com que ele indique você e o seu estabelecimento para outras pessoas.

Lembre-se: reter um bom cliente é mais barato do que conquistar novos! Às vezes pode parecer que não, mas o atendimento e o pós-atendimento é também a própria venda!

6) Não se esqueça do marketing

Os 4Ps

Qualquer estratégia de vendas de sucesso parte dos 4P's do marketing. Esses são os elementos usados para determinar como atingir o seu público-alvo.

É um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os seus clientes podem procurar o seu produto ou serviço, para aumentar as suas vendas.

Produto: para um restaurante, esse produto é a comida. Não é necessário criar novas receitas mirabolantes. Se você oferece um produto único, você está no ponto que precisava. Pizza com massa sem glúten, a releitura de um doce de família ou um cardápio sazonal, são exemplos de produtos que podem chamar a atenção dos seus clientes.

Preço: o quanto você vai cobrar do seu cliente e como ele vai pagar. Mas a definição do preço não deve se basear só ao seu planejamento financeiro, como também ao produto que pretende oferecer.  Se decidir cobrar algo a mais, analise se o valor não excede ao que o mercado também oferece. Um espetinho de carne individual, com acompanhamentos, não pode ir além de R$60.

Praça: esse é o seu local físico, caso você tenha um estabelecimento. Se o seu atendimento é virtual, sua praça é um canal digital, site ou redes sociais. E para determinar a praça é necessário entender o seu público, onde ele está e como atraí-lo.

Promoção: mídias físicas e digitais serão suas aliadas. Nesse "P" também é pertinente entender onde seu público-alvo está e direcionar a promoção de forma mais assertiva. Se seu público é jovem, com certeza ele está nas redes sociais. Invista em anúncios segmentados, chamadas para delivery, ofertas ou sorteios.

Utilizando as redes sociais a seu favor para vender mais

Com um celular na mão e algumas dicas práticas, você verá de que forma as ferramentas digitais como as redes sociais podem atrair uma maior clientela para o seu estabelecimento.

Confira essas dicas!

Otimize sua bio

A bio é aquele textinho que fica no seu perfil, em especial o do Instagram.

Nela, você deve ser conciso e passar o recado de forma clara e direta.

Uma boa bio de restaurante conta com, no mínimo, essas informações:

  • O que você faz, seu diferencial ou slogan
  • Horários de funcionamento
  • Endereço e localização
  • Link para cardápio digital

Se você tiver mais de um link para inserir, considere usar uma ferramenta agregadora de links, como o Linktr.ee, por exemplo.

Dessa forma, você consegue colocar o link para seu cardápio digital, para outras redes sociais, ou mesmo para que seu cliente entre em contato por outros meios, como o WhatsApp.

Crie conteúdo

Se você está na dúvida do que criar nas suas redes sociais, aqui vão algumas sugestões para você fazer:

  • Contar histórias - como você começou, o que a sua marca significa, entre outros
  • Mostrar pessoas da sua equipe e quem faz o seu restaurante funcionar todos os dias
  • Filmar os seus bastidores
  • Colher depoimento de clientes
  • Aproveitar algum meme do momento
  • Publicar fotos e vídeos dos seus pratos

Tire boas fotos

Problemas com iluminação, composição ou estilo de comida têm impacto direto no resultado das fotos dos pratos do seu cardápio.

Por isso, antes de somente pegar o celular e tirar qualquer foto:

  • Verifique se a luz está boa
  • Observe a quantidade de objetos ou pessoas presentes na imagem
  • Foque na emoção da foto
  • Invista em pratos que realmente deem água na boca
  • Escolha ingredientes frescos
  • Teste o ângulo da imagem
  • Confira se os pratos estão limpos
  • Confira se não tem nada que possa gerar algum tipo de incômodo para o seu cliente

Invista em tráfego pago

O tráfego pago, para quem não conhece e de forma resumida, é o famoso investimento em mídia para que os posts das redes sociais do seu estabelecimento apareçam para mais pessoas.

Esse investimento deve ser feito de forma estruturada, com um mínimo de estratégia, afinal, ele envolve dinheiro, custos.

Patrocinar um conteúdo é mais do que sair apertando o botão: é preciso pensar na estratégia e no planejamento, na segmentação do seu público, quanto de dinheiro a plataforma vai poder gastar por dia, quando os anúncios irão rodar, entre outros.

São alguns detalhes que, talvez, sozinho ou sozinha você não consiga fazer.

Além de profissionais especializados que podem ser contratados para essa demanda, existem também bastante vídeos e cursos por aí ensinando todo o passo a passo do processo.

Um deles é a Yooga Edu, a plataforma de educação para empreendedores da Yooga.

E-mail marketing

Esse é um canal tradicional, mas ainda é um dos mais sólidos para ter resultados em marketing digital. E se o seu cliente forneceu esses dados para você, valorize esse relacionamento.

Nessa etapa há uma abertura para a proximidade. Ofereça um conteúdo de fácil leitura e boas imagens. E não se esqueça das ofertas exclusivas.

Que tal aproveitar datas comemorativas como Dia dos Pais, Natal ou aniversários e oferecer uma sobremesa para quem fizer reservas para o dia, por exemplo?

E-mails marketing também servem para direcionar seu cliente a visitar novas páginas ou para realizar alguma ação. Mantenha o engajamento, isso é essencial!

Crie ou otimize o seu Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, oferecida pelo Google, que serve para você realizar o cadastro de informações relevantes do seu negócio.

Por meio dela, você consegue inserir uma descrição do seu negócio, seus horários de funcionamento, seu endereço, fotos internas e externas, receber avaliações e comentários de clientes, e muito mais!

O que achou dessas estratégias para vender mais? Incríveis, não é?

Agora, é só colocar em prática!

Conte com o seu Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo para aumentar sempre a sua lucratividade.

#VemPraYooga