INVESTIMENTO EM KITS PARA RESTAURANTES: FURADA OU BOM NEGÓCIO?
Sejam voltados para aniversários, Dia das Mães, Páscoa ou demais datas comemorativas, os kits de restaurantes podem ser uma boa forma de atrair mais clientes, fidelizá-los e aumentar os lucros.
Com preços variados, temas diversos e produtos dos mais simples aos mais sofisticados, tem gente que acha que investir nos mesmos pode ser furada, mas estamos aqui para te mostrar que o investimento em kits pode ser, sim, um bom negócio!
Bora conversar mais sobre isso?
Continue a leitura e acompanhe!
O que é um kit para restaurante
O kit para restaurante, também chamado de kit comemorativo, é um pacote fechado com comidas e bebidas pensadas para uma determinada celebração.
O cliente paga um valor fixo e recebe tudo prontinho, seja para consumo no local, retirada ou por meio do delivery.
Além de mais prático e conveniente para o público, um kit como esse pode ajudar a alavancar as vendas de determinado estabelecimento - ou vai me dizer que você nunca viu ou comprou um desses, com bolo, salgados, doces e refrigerantes, para celebrar um aniversário, por exemplo?
Por que apostar em um kit?
As vantagens de investir em um kit como esses são inúmeras, e vão de aumento do ticket médio à redução no desperdício de insumos.
Aumento do ticket médio
Comercializar um kit comemorativo no seu restaurante pode contribuir para seu ticket médio e faturamento crescerem.
Isso porque, através deles, você não vende somente um produto ou outro separado, você vende todo um combo.
Resultado: o cliente gasta mais e ainda percebe valor na praticidade e na experiência.
Ah, e tem mais!
Com os kits, o cliente não necessariamente precisa consumir no local - o que libera espaço no seu salão, caso você disponha de um, para outros clientes também comprarem de você.
Melhoria do fluxo de caixa
Um kit, para ficar pronto, leva tempo.
Por isso, geralmente, não dá para simplesmente chegar, montar e vender: é preciso trabalhar com a venda antecipada.
Com a divulgação e o agendamento dos kits dias antes da data, a previsão é de que você já comece a receber os pedidos e os pagamentos antecipados, o que te dá mais segurança financeira, melhora seu fluxo de caixa e te permite planejar melhor a produção.
Zero desperdícios
Dependendo do kit que você monta, já dá pra comprar ou saber a quantidade exata de insumos que irá precisar antes mesmo dessa montagem.
Dessa maneira, você produz exatamente o necessário, evitando sobra de alimentos e reduzindo perda de estoque.
É possível, ainda, montar kits com produtos que já estejam próximos da data de validade, não tenham saído e que, em outros tempos, poderiam ir para o lixo.
A Food To Save, por exemplo, conecta estabelecimentos que possuem excedentes de produção a clientes engajados e preocupados com o consumo consciente.
Bacana, né?
Fortalecimento do relacionamento com os clientes
Os clientes costumam adorar os kits montados pelos restaurantes porque eles são mais práticos, dão menos trabalho do que comprar e preparar tudo, podem sair até mais baratos e são personalizados de acordo com as suas necessidades.
Além disso, pessoas que talvez não conheçam seu restaurante podem ser atraídas pela divulgação dos kits comemorativos, ampliando sua base de clientes e fidelizando-os, caso a experiência seja positiva.
Se você caprichar na apresentação dos kits, então, melhor ainda!
Os próprios clientes podem postar fotos nas redes, divulgando o restaurante de forma orgânica.
Dá até para criar campanhas com incentivo: “poste sua foto com nosso kit e marque a gente!”
Que tal?
Principais datas comemorativas e tipos de kits que podem ser montados
Essa é a melhor parte: conhecer quais datas comemorativas podem ser aproveitadas para a montagem dos kits!
Vamo dar uma olhadinha?
Kit Aniversário: salgados, docinhos, bolo e refrigerante ou suco.
Kit Café da Manhã: pães, bolos, frios, sucos, frutas e mimos (perfeito para Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia dos Namorados).
Kit Almoço ou Jantar Especial: entrada, prato principal (como uma parmegiana ou uma feijoada), acompanhamentos e sobremesa.
Kit Pizza + Sobremesa: pizza grande + pizza doce ou brownie (ótimo para o Dia dos Namorados também).
Kit Páscoa Salgada: torta de bacalhau, torta de camarão ou bobó de camarão, arroz à grega, farofa de castanhas e purê de batata ou mandioquinha
Kit Páscoa Doce: bolo, ovos de colher, bombons e pão de mel.
Kit Festa Junina: canjica, milho cozido, bolo de milho, pé de moleque, paçoca e vinho quente.
Kit Natal ou Réveillon: tender, salpicão, arroz à grega, farofa, rabanada e/ou outro tipo de sobremesa.
Hmmmm… Deu até fome por aqui!
Como montar o kit perfeito
Para montar um kit para restaurantes perfeito, é importante, antes de tudo, criar opções que atendam diferentes tamanhos de grupos, como kits para 2, 4, 6, 8 ou até 10 ou 20 pessoas.
Na hora de divulgar, é válido deixar bem claro tudo que está incluso, especificando os itens, as quantidades e se o kit acompanha talheres, guardanapos, velinhas (podem vir como um extra ou um adicional!) ou qualquer outro diferencial.
Ofereça também a possibilidade de personalização, permitindo que o cliente troque, por exemplo, o refrigerante por suco ou escolha os sabores do bolo e dos salgados, tornando-o ainda mais atrativo.
Bem tranquilo, não é mesmo?
Como divulgar os kits do seu restaurante
Quando o assunto é divulgação, caprichar faz toda a diferença no sucesso das vendas dos seus kits!
Comece planejando a sua comunicação com antecedência, por exemplo.
Por aqui já falamos sobre como você pode criar um plano de marketing para o seu restaurante - isso pode te ajudar a iniciar.
Em seguida, chegou a hora das redes sociais!
Use e abuse sem medo, em especial Instagram, WhatsApp e TikTok (ou onde você entender que o seu cliente está).
Aposte em posts com fotos bem produzidas, que mostrem seus kits de forma apetitosa e convidativa, e invista em vídeos curtos, mostrando os bastidores da produção ou a montagem dos mesmos.
Os stories também podem ser bons aliados: publique enquetes, caixinhas de perguntas e lembretes de “últimos dias para garantir seu kit”.
No WhatsApp, vale criar listas de transmissão, canal ou grupos exclusivos para clientes interessados, enviando fotos, cardápios e prazos de reserva.
Uma boa estratégia é trabalhar também com senso de urgência, usando frases como: “Vagas limitadas” ou “Últimos kits disponíveis”.
E, claro, não esqueça de atualizar seu cardápio digital, deixando os kits destacados, com fotos e descrições atrativas, combinado?
Utilizando a Yooga para agilizar a sua operação
Se você usa a Yooga, sua operação fica muito mais ágil e organizada, tanto na hora de produzir/montar, quanto na hora de vender os seus kits comemorativos.
Com o cardápio digital, os clientes podem visualizar os kits, conferir todos os detalhes e fazer o pedido direto pelo link.
Já com o Robô do WhatsApp, você automatiza boa parte do atendimento: do envio do cardápio à conclusão do pedido, com a entrega já realizada.
E o que dizer do ZapTurbo?
Com ele, você pode aquecer a sua base de clientes com promoções personalizadas, cupons, ofertas, lembretes e muito mais, de forma automática, também pelo WhatsApp.
Além disso, o sistema da Yooga te ajuda a controlar estoque, registrar os pedidos, organizar rotas de entrega e até emitir nota fiscal: tudo em um só lugar.
Mais organização, menos erros e muito mais vendas para os kits do seu restaurante!
Gostou?
Então aproveite e fale agora mesmo com um de nossos especialistas para saber mais!