O QUE É CATERING E POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR NO SERVIÇO

Aproveite esta excelente oportunidade de fazer uma renda extra com o seu restaurante.

O QUE É CATERING E POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR NO SERVIÇO

Quem empreende sabe que, muitas vezes, é preciso “se virar nos 30” e oferecer outros serviços, além do original, para garantir a importante e necessária renda extra.

Dessa maneira, diversos donos de restaurante acabam investindo também no catering, uma espécie de serviço de buffet, mas com algumas particularidades distintas que podem trazer um lucro médio de até R$ 100 mil por mês.

Já pensou em trazê-lo para o seu dia a dia?

Continue lendo para saber mais!

O que é catering

Do inglês to cater, que significa fornecer, catering é o nome que se dá a um serviço de fornecimento de insumos, alimentos e bebidas em eventos especiais, como casamentos, aniversários, festas corporativas, conferências, feiras de negócios, reuniões e outros eventos sociais ou empresariais.

O objetivo do catering é oferecer um cardápio de refeições e bebidas de alta qualidade para os participantes do evento, geralmente de acordo com as preferências do cliente e o estilo do mesmo.

Fora isso, o catering pode trabalhar com uma experiência completa, dependendo do tamanho da solenidade e do que for contratado.

“Como assim experiência completa?”, você pode estar se perguntando.

Calma que a gente explica!

É que o catering também pode englobar um serviço mais robusto, que inclui cuidar de toda a logística, preparação, montagem e até da limpeza após o evento. Isso significa ter que lidar com fornecedores, contratar equipes de garçons e bartenders, cuidar da decoração, dos equipamentos, entre outros.

Tudo vai depender das necessidades do cliente, do local disponível e do orçamento que ele estiver disposto a desembolsar.

Assim, digamos que o catering pode ser visto como um restaurante “móvel”. Ele vai muito além de um simples serviço de buffet, como falamos lá em cima.

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre catering e tipos de catering, do Yooga Blog.

Quais os principais tipos de catering

O catering pode ser categorizado quanto a dois fatores: o local em que será realizado ou o tipo de comida que será servido.

Vamos falar, primeiro, sobre os tipos de catering relacionados ao local.

Tipos de catering (quanto ao local)

Catering de empresa ou catering corporativo

Como o nome pode adiantar, o catering de empresa ou catering corporativo é voltado para eventos empresariais, de happy hours a reuniões e outros.

Mas tem mais!

Quem trabalha com este tipo de serviço pode trabalhar, ainda, com o fornecimento de refeições para os colaboradores da empresa.

Bacana, não é?

Catering em domicílio

Digamos que seu cliente queira fazer um evento em casa.

Neste caso, o que temos é o chamado catering em domicílio, dedicado ao fornecimento de comida na casa do cliente.

Isso quer dizer que você preparará o cardápio na casa dele?

Não. Quem trabalha com catering em domicílio prepara as comidas em sua própria cozinha (no caso, a do restaurante) e já leva a comida pronta para lá.

Catering a bordo

Já o catering a bordo ou catering aéreo produz os pratos que são servidos durante uma viagem de avião.

E não é simplesmente aquele serviço de bordo que entregam biscoitinho não, tá?

Este catering é contratado em especial em viagens mais longas, onde os passageiros fazem mais de uma refeição, incluindo café da manhã, almoço e jantar.

Então o restaurante que trabalha com ele tem bastante serviço, porque além de cuidar do preparo das refeições, tem que cuidar também da conservação das mesmas e da logística de transporte.

Catering industrial

O catering industrial pode se referir ao que é servido nas indústrias e fábricas, é claro, mas também em escolas, hospitais ou outros locais com um grande número de pessoas.

Basicamente, falou de uma demanda maior por comida, falou de catering industrial.

Catering móvel

Por fim, no catering móvel, o serviço é oferecido de forma flexível, em foodtrucks.

Pode envolver ou não outros serviços correlatos como o fornecimento de mesas, cadeiras, talheres, toalhas e guardanapos, por exemplo.

Tipos de catering (quanto ao que será servido)

Finger food

Como já te contamos por aqui, o conceito de finger food apresenta um estilo ou categoria de comida que é feita para ser comida com as mãos, sem a necessidade de pratos, talheres ou outros utensílios.

Geralmente, são pequenas porções de alimentos que podem ser consumidas sendo colocadas de uma vez na boca, ou em uma ou duas mordidas, além de serem fáceis de segurar e comer enquanto se está em pé ou sentado, socializando com os demais presentes no evento ou no restaurante.

Coquetel

Indicado para eventos mais chiques e pomposos, o coquetel é como uma pequena recepção, com o fornecimento de canapés, petiscos, salgadinhos e bebidas.

Tudo em um coquetel é pensado em um consumo mais rápido.

Coffee break

Quem não gosta de chegar para um evento ou reunião e encontrar uma mesa bem servida de café, seja o da manhã, seja o da tarde?

Biscoitos, bolos, pães, torradas, sucos, refrigerantes e água costumam ser servidos aqui.

Brunch

O brunch é uma refeição que combina elementos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch), geralmente consumida entre a manhã e o início da tarde.

Pode incluir uma variedade de pratos, como ovos preparados de várias maneiras, panquecas, waffles, bacon, salsichas, saladas, e também uma variedade de bebidas, incluindo café, chá, sucos de frutas e até drinks.

Por que investir no serviço

Além da possibilidade de aumentarem os seus ganhos, donos de restaurante podem investir no catering como forma de aproveitarem melhor seus espaços, insumos, cardápios, colaboradores e equipamentos já utilizados no atendimento rotineiro.

Com:

  • Um cardápio atrativo e que atenda diversos públicos
  • Maquinário que possa ser transportado para uso e que seja de qualidade, garantindo um excelente preparo dos pratos e sua conservação
  • Lista de contatos de clientes do seu restaurante, que possa ser utilizada para você fazer contato com eles e oferece o serviço
  • Bom relacionamento com fornecedores de diversos nichos, principalmente logística
  • Uma equipe bem capacitada e pronta para proporcionar a melhor experiência
  • Estratégias de divulgação nas redes sociais que atraiam mais clientes para experimentarem os serviços
  • Um sistema de gestão que una mesas e balcão, delivery, fiscal, gestão e pagamentos, como o da Yooga

As chances do negócio dar certo são infinitas!

Que tal experimentar?

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