O QUE SÃO POWER SKILLS E COMO DESENVOLVÊ-LAS NA EQUIPE DO SEU NEGÓCIO

Mescla das habilidades técnicas e comportamentais, as power skills podem fazer com que o seu time se desenvolva pessoal e profissionalmente, aumentando o ticket médio do seu negócio.

O QUE SÃO POWER SKILLS E COMO DESENVOLVÊ-LAS NA EQUIPE DO SEU NEGÓCIO

O mercado de trabalho está em constante transformação. Novas tecnologias, novas formas de liderar e de se capacitar surgem todos os dias à medida que o mundo evolui.

O cliente também tem ficado mais exigente e mudou a forma de consumir produtos e serviços, inclusive em bares e restaurantes.

Hoje, ele possui um lugar muito mais ativo na avaliação de empresas e experiências, sejam elas boas ou ruins, se tornando um grande produtor de conteúdo.

Assim, negócios e profissionais que não se adaptarem a este novo momento podem acabar ficando para trás.

E você, como empreendedor, não deseja que isso aconteça, certo?

Dito isto, você precisa conhecer e saber mais sobre as chamadas power skills, uma tendência do universo corporativo que veio para ficar e que você precisa se atentar para sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o de alimentação.

Neste conteúdo, você poderá entender melhor:

  • O que são power skills
  • Diferenças entre soft, hard e power skills
  • Exemplos de power skills
  • Como aplicar as power skills na equipe do seu negócio

Vamos lá?

O que são power skills

As power skills ou habilidades de poder (na tradução livre do inglês para o português) são habilidades comportamentais e técnicas que fazem com que um profissional “ganhe poder” e se destaque frente aos seus concorrentes no mercado.

Essas habilidades podem ser gerais ou voltadas para alguma área, como inovação, gastronomia, tecnologia e marketing.

Isso porque combinam o lado mais voltado para o teórico com o lado da aplicação dessa teoria na prática.

De nada adianta, por exemplo, um chef de cozinha dominar todas as receitas e não saber como montar um prato no dia a dia ou mesmo tratar os seus ajudantes e lidar com as adversidades, não é mesmo?

Saiba mais: Como lidar com clientes insatisfeitos

Aliás, muito do que se entende e fala no ambiente profissional sobre as power skills têm a ver com essa tratativa com equipe e o cotidiano de trabalho com todos os seus percalços.

Comunicação interpessoal, resolução de desafios complexos e tomada de decisões em geral também se relacionam com as power skills e podem ser consideradas exemplos delas, que falaremos mais a frente.

Diferenças entre soft, hard e power skills

Para quem percebeu certa semelhança entre as power skills e as outras duas bastante conhecidas no meio corporativo, as hard e as soft skills, o caminho é por aí.

Muitos especialistas entendem as power skills como uma junção entre ambas, mas, para que fique ainda mais claro, vamos aos conceitos de cada uma delas.

Soft skills: são as habilidades “leves”, mais voltadas ao comportamento e que, apesar de também poderem ser adquiridas, dizem mais respeito ao perfil do profissional, sua experiência e aprendizados durante a vida. Ex: ética no trabalho, empatia, saber trabalhar em equipe e tratar bem o cliente.

Hard skills: são as habilidades “difíceis” de se adquirir, técnicas e adquiridas por meio da prática, treinamentos, workshops e cursos (livres, de extensão, de graduação, etc.). Ex.: saber montar um site ou fazer pão.

Power skills: são as habilidades "difíceis" aplicadas na prática por meio das habilidades “leves”. Uma combinação entre as habilidades técnicas e comportamentais. Para citarmos os outros dois exemplos anteriores, é saber liderar uma equipe para que ela faça o pão da maneira correta e em grande escala.

Já deu para ficar um pouco mais fácil de entender, né?

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Exemplos de power skills

Agora que você já sabe o que são power skills e as diferenças entre elas e as soft e hard skills, vamos nos aprofundar em outros exemplos além dos que citamos no tópico anterior.

Autogestão

A autogestão se relaciona não apenas com a gestão do tempo, mas também com a de tarefas, processos e até da própria carreira.

Profissionais com uma boa autogestão possuem a habilidade necessária de saber como, quando e quanto direcionar de esforço para a realização de cada trabalho ou projeto.

Por isso, são também mais produtivos e possuem maior inteligência emocional.

Capacidade de resolver problemas

Problemas e desafios são rapidamente e facilmente resolvidos por profissionais com essa power skill, bastante requerida nos dias atuais.

Geralmente, são eles quem enxergam também oportunidades de negócio em cima do que poderia causar algum tipo de risco ou estrago para a empresa.

Os colaboradores com essa power skill possuem, ainda, uma visão mais macro da questão, o que os permite envolver mais a razão do que a emoção na hora de solucionar os problemas.

Tomada de decisões rápida e assertiva

Profissionais que detém essa power skill conseguem vislumbrar cenários distintos para cada decisão com assertividade, o que faz com que as tomem de forma rápida.

Em combinação com as habilidades anteriores, auxilia o colaborador a estar preparado para todos os tipos de adversidade, contribuindo na redução de possíveis impactos, aumento da produtividade e consequente lucratividade.

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Pensamento crítico

O pensamento crítico, para quem o tem, ajuda a lidar com as situações de uma forma crítica e analítica, sem que isso signifique falar mal do trabalho alheio.

Funcionários que contam com essa power skill no seu dia a dia conseguem analisar fatos e experiências para a formação de uma opinião própria.

Comunicação interpessoal

Essencial para um bom trabalho em equipe, a comunicação interpessoal é uma das power skills mais requisitadas do mercado para que se evite os ruídos de comunicação, se consiga apresentar projetos e números para o mercado e também se trabalhar em equipe.

Esses profissionais conseguem lidar com todo o tipo de profissional e não à toa se tornam líder e referência na empresa com facilidade.

Visão de negócios

Por fim, mas não menos importante, quem tem visão de negócios conta com uma visão ampla que vai além das paredes e corredores da empresa.

Como a power skill de capacidade de resolução de problemas, traz um tom mais macro ao negócio, que envolve observar fatores externos, como movimento da economia a nível mundial ou variação da inflação nos produtos do supermercado - algo que quem é empreendedor do ramo alimentício vive, realmente, atento, como os demais brasileiros.

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Como aplicar as power skills na equipe do seu negócio

Para aplicar as power skills na equipe do seu negócio, o segredo é um só: capacitação!

Contribua para o desenvolvimento do seu time através de treinamentos, workshops, palestras e demais oportunidades voltadas ao seu modelo de negócios e ao desenvolvimento pessoal.

Ainda que você seja pequeno e não tenha um departamento de Recursos Humanos ou Pessoas, por exemplo, vale sempre ir em busca do conhecimento e do crescimento profissional.

Uma opção de investimento com ótimo custo benefício para você e seus colaboradores é a Yooga Edu, a plataforma de educação empreendedora da Yooga.

Nela você conta com aulas, conteúdos, materiais e discussões sobre tudo que pode agregar ao seu negócio, em um só lugar, além de poder participar de uma comunidade de restaurantes para você não empreender sozinho.

São aulas de marketing, vendas, delivery, operação, financeiro e muito mais! Vale a pena conferir.

Agora que você já sabe o que são power skills e como aplicá-las na equipe do seu negócio, aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e WhatsApp!

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