VANTAGENS DO PAGAMENTO ONLINE PARA O MEU RESTAURANTE
Seu cliente escolhe entre as várias formas de pagamento online disponíveis e paga na hora no PDV ou no delivery.
Os meios de pagamentos digitais não são algo novo.
Afinal, há tempos já efetuamos transações através de cartão de crédito e débito nas maquininhas de cartão.
Mas, a atual revolução na forma de pagamento se faz com as carteiras digitais, dando opções de pagamento ainda mais facilitadas e práticas aos consumidores.
O pagamento online para restaurantes já é uma realidade e saber como adaptar o seu negócio pode criar diferencial competitivo e trazer ainda mais conveniência para os consumidores.
Com o aumento das vendas no delivery e take away, seu restaurante passa a estar também onde os clientes estão. Em casa, no local de trabalho, em um local de lazer, em momentos com a família.
Facilitar esses pedidos e ainda oferecer opções de pagamento online podem fazer com que seu restaurante também consiga atender outros consumidores. E, ao contrário do que se pensa, não somente os jovens, afinal, pessoas de qualquer idade hoje têm dispositivos conectados à internet.
Outra boa notícia é que muitas também já têm suas finanças, nas palmas das mãos!
Então, aproveite para saber quais são os principais benefícios do pagamento online para restaurantes.
Como funciona o pagamento online para o seu delivery
O pagamento online funciona de forma muito simples: o cliente paga na hora de fazer o pedido pelo aplicativo ou plataforma digital, em vez de pagar na entrega.
A transação pode ser realizada por meio de um site, marketplace ou aplicativo próprio.
Assim, quando o pedido chega até o cliente, ele só precisa recebê-lo, pois o pagamento já foi feito no momento de confirmação no sistema.
Por exemplo, um cliente pode acessar o cardápio próprio de uma pizzaria, colocar os itens desejados no carrinho virtual e fazer o checkout instantâneo, escolhendo se prefere pagar com cartão de crédito, débito em conta, PIX ou carteira digital, como o PicPay.
Diferente de negócios de assinaturas, com pagamento recorrente no modelo, as compras e pedidos online precisam oferecer uma experiência ímpar em checkout.
Dessa forma, o estabelecimento recebe o pedido já pago, na hora, e só precisa preparar e enviar a pizza por meio do motoboy.
Quando o entregador chega, o cliente simplesmente pega seu pedido e não precisa perder tempo passando cartão ou recebendo troco.
Ou seja: o pagamento online facilita a vida de todo mundo e torna as entregas mais ágeis.
Principais formas de pagamento online
Dependendo do sistema utilizado pelo restaurante, o cliente terá diferentes formas de pagamento online à disposição.
Confira as principais:
- Cartão de crédito: é o meio mais usado em compras online pela sua praticidade, pois permite que o cliente digite o número do cartão uma única vez e memorize no sistema para continuar pagando suas compras em um clique;
- Cartão de débito: é usado pelo cliente para pagar à vista nos apps e plataformas, debitando o valor diretamente de sua conta corrente;
- Débito em conta corrente: é uma opção interessante para sistemas com integração direta a determinados bancos, além de permitir o débito automático para vendas recorrentes;
- Carteira digital: é um meio muito popular atualmente, pois funciona como uma carteira virtual com dados de cartões do consumidor (Ex: Mercado Pago, PayPal, PicPay, etc.);
- Pix: é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que permite fazer transferências em até 10 segundos.
Obviamente, o boleto bancário não pode ser usado como meio de pagamento online no delivery, afinal, seu prazo de compensação é de até 3 dias úteis.
Vantagens de receber pagamento online no delivery
São muitas as vantagens de receber pagamentos online no delivery, tanto para o cliente quanto para o restaurante.
O pagamento online no delivery vem ganhando a preferência dos clientes pela rapidez e praticidade.
Até porque, nada mais cômodo para o consumidor do que pagar o pedido na hora pelo site ou app, poder escolher entre vários meios de pagamento e não ter que se preocupar em passar o cartão ou conferir o troco quando o entregador chega.
Para o restaurante, o pagamento antecipado também é uma grande vantagem, pois agiliza as entregas e proporciona mais segurança.
Conheça agora os principais benefícios desta modalidade de pagamento:
1) Ampliação do atendimento
Oferecer diferentes opções de pagamento para os seus clientes é pensar também na possibilidade de aumento das vendas. E mais do que isso: se o pagamento puder ocorrer online, isso significa também mais economia de tempo.
Ao permitir que seus clientes façam pedidos e paguem online você pode vender para quem ainda não é cliente.
Isto é: alcançar novos clientes que são adeptos a tecnologia e pagamentos digitais.
O dinheiro de papel como conhecemos não vai sumir, mas certamente dará lugar a outras alternativas mais inclusivas.
2) Maior comodidade e praticidade para os clientes
Tanto para o bar ou restaurante, quanto para os clientes que podem fazer e pagar os pedidos online. Ou seja, de ponta a ponta.
E isso mesmo que não tenham dinheiro na carteira!
Dessa forma, os consumidores podem pedir e pagar de onde estiverem, por cartão de crédito, de débito, vale-refeição, saldo em carteiras digitais ou da forma como for mais conveniente.
Oferecer o pagamento online no delivery é uma forma de ampliar as opções disponíveis para o cliente e proporcionar mais conveniência.
Hoje, a diversidade de formas de pagamento é um critério importante para a decisão de compra, e pode gerar muitas oportunidades para o negócio.
3) Rapidez na recepção e entrega dos pedidos
Desde a liberação até a entrega.
O pagamento online para restaurantes facilita, inclusive, a operação.
Assim, tanto a venda, a partir da confirmação da transação, quanto a entrega, podem ser agilizadas.
Outra vantagem neste sentido é que não há necessidade de se preocupar com troco, conferência de troco, uso de maquininhas de crédito.
Como o pagamento é confirmado antecipadamente e, em tempo real, na entrega o motoboy ou entregador não precisa ficar esperando. É só entregar o pedido e partir para a próxima entrega.
4) Aumento da segurança para os entregadores
Se pensar que um entregador, muitas vezes, roda a cidade com um determinado valor em espécie no bolso, eliminar o uso do dinheiro pode evitar, por exemplo, que estes sejam vítimas de furtos nas ruas.
O mesmo é válido para o momento da entrega do pedido já que, geralmente, esses profissionais ficam mais expostos – independente de ser em área de risco ou não.
Os seguros cobrem danos e extravios de bens, mas não é possível repor o dinheiro levado.
5) Operação mais independente
Nada de depender do sinal de internet ou do celular para receber um pagamento.
Embora as redes digitais e coberturas tenham sido ampliadas, os sinais ainda podem ser precários dependendo da região.
Mesmo aquelas que tem antenas de comunicação mais próximas podem sofrer em função da sobrecarga ou oscilação.
Bem diferente é o uso da conexão em rede privada, que, geralmente, ocorre no domicílio ou local de trabalho.
Até quando os consumidores utilizam as redes dos celulares 3G ou 4G, as operações são realizadas mais facilmente.
6) Redução da burocracia e custos
Dependendo do meio de captura, o processo é mais simples e menos burocrático.
Além disso, os custos também podem ser menores já que alguns cartões cobram taxas mais em conta, incluindo as operações de antecipação de recebíveis.
Se o pagamento é integrado ao sistema de pedidos, como acontece com a Yooga, o trabalho também fica mais rápido e fácil de ser gerenciado, com a conciliação financeira podendo ser realizada com poucos cliques.
Ter o controle financeiro visível e acessível para quando precisar ajudará no planejamento financeiro do seu bar ou restaurante.
Para finalizar
E seu o restaurante, já opera online? Já vende e recebe os pagamentos via internet? Se ainda não, pense em todas as vantagens do pagamento online que apresentamos para ele neste conteúdo.
Aproveite o lançamento da nova funcionalidade do PIX automático no PDV, da mais querida Yooga, e receba online, via PIX, no presencial e também no delivery.
É menos tempo no caixa e mais tempo com seus clientes, sejam os físicos ou os virtuais.
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