PRECISA DE ESPAÇO FÍSICO PARA ABRIR UM RESTAURANTE?

Dark kitchens, food trucks e outras tendências do food service fizeram essa pergunta surgir entre empreendedores mundo afora.

PRECISA DE ESPAÇO FÍSICO PARA ABRIR UM RESTAURANTE?

As pessoas, suas formas de consumo e a relação com a alimentação mudaram bastante com o passar dos anos.

Com a pandemia do coronavírus e crescente popularidade dos aplicativos de entrega de comida, surgiram novas tendências no setor food service, como as dark kitchens, os restaurantes take away, os food trucks, entre outros.

Essas novas maneiras de trabalhar com pratos diversos passaram, então, a desafiar a ideia de que um restaurante precisa obrigatoriamente de um espaço físico para dar certo.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Neste post, além de responder a pergunta principal do título, falaremos mais sobre cada um dos modelos de negócio citados anteriormente, as vantagens e desvantagens de ter um restaurante online e muito mais!

Acompanhe!

A resposta que você queria saber

Para começar sem enrolações, vamos à pergunta que irá nortear todo este conteúdo: afinal, um restaurante precisa de um espaço físico para existir?

A essa altura do campeonato, você já deve imaginar que a resposta é não.

Mas, indo além dessa simples afirmação, vamos entender o porquê, hoje em dia, não é obrigatório ter um restaurante com atendimento presencial e quais são as vantagens disso?

Primeiro de tudo, é preciso levar em consideração os hábitos dos clientes. Hoje, com o delivery consolidado, é muito mais conveniente receber uma refeição sem sair de casa, concorda?

Se os hábitos dos clientes mudam, as empresas também devem acompanhar essa mudança, independente do nicho de mercado ser o alimentício ou não.

Além disso, a ausência de um espaço físico pode eliminar os altos custos associados ao aluguel ou compra de um imóvel comercial, à manutenção do espaço, à contratação de uma equipe para atender os clientes presencialmente, entre outros.

Em contrapartida, isso permite que empreendedores invistam mais em qualidade de insumos, marketing digital e em uma entrega rápida e eficiente, que pode, inclusive, possibilitar o alcance de uma base de clientes mais rápida.

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

As desvantagens de não ter um espaço físico para o seu restaurante

Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem só de flores vivem os restaurantes que não possuem local para o atendimento presencial.

Veja algumas desvantagens que podem fazer a diferença:

Experiência do cliente

Ao não ter um espaço físico, você abre mão de criar uma experiência única, onde os clientes podem desfrutar de uma refeição completa e em um ambiente cuidadosamente planejado.

Decoração, música (que, em um restaurante físico, pode até ser ao vivo!) e até o atendimento da sua equipe podem fazer a diferença na atração e na fidelização de novos clientes.

Quem trabalha apenas com o online, acaba perdendo um pouco disso.

Interação social

Restaurantes físicos proporcionam um espaço para as pessoas se reunirem e socializarem.

É aquele happy hour com a galera do escritório, um almoço de domingo com a família, um Dia dos Namorados ao lado da pessoa amada…

Essa interação pessoal e a sensação de pertencimento podem ser um diferencial importante, especialmente para os clientes que procuram uma experiência social e culturalmente enriquecedora.

Quem não trabalha com espaço físico, se prejudica nesse quesito!

Visibilidade e localização

Um restaurante bem localizado, em uma área movimentada ou próxima de um ponto turístico, por exemplo, pode se beneficiar da visibilidade e do tráfego de pessoas, atraindo uma base de clientes mais ampla e aumentando suas chances de sucesso.

Ao ter uma operação somente via delivery, por exemplo, você irá competir com centenas de outros restaurantes, em especial se depender de marketplaces como o iFood.

Por isso, a gente sempre recomenda ter o seu próprio cardápio digital no Delivery Próprio Yooga!

Tudo é questão de colocar na balança.

O que faz mais sentido para você e para o seu momento de carreira atual?

Quanto de orçamento você tem para investir nesse sonho?

No que você acredita mais?

E por que não unir os dois?

Tipos de restaurante que não precisam de espaço físico

Existem alguns tipos de restaurantes que não precisam de espaço físico. Se, após ponderar as perguntas anteriores e entender as vantagens e desvantagens de cada um, você decidir seguir por esse caminho, esta parte do conteúdo é para você.

Confira mais sobre esses diferentes modelos de negócio.

Dark kitchen

Uma dark kitchen é um local que opera exclusivamente para atender os clientes através de serviços de entrega, sem receber visitas presenciais.

Em outras palavras, trata-se de uma cozinha que funciona nos bastidores, sem uma área de atendimento ao público, destinada principalmente a atender pedidos feitos por aplicativos como Rappi, iFood ou o seu Delivery Próprio.

Uma das principais vantagens desse modelo de negócio é a ausência da necessidade de ter uma fachada ou estrutura física para receber clientes, resultando também em economia de custos com funcionários para atendimento ao público.

Além disso, os aluguéis de dark kitchens tendem a ser mais acessíveis em comparação com locais comerciais em áreas sofisticadas, como ruas comerciais movimentadas ou shopping centers, como já contamos por aqui.

Food truck

A expressão "food truck" deriva do inglês e pode ser traduzida literalmente como "caminhão de comida".

No entanto, é importante ressaltar que não é necessário comprar ou alugar um caminhão real para montar o seu próprio negócio desse tipo.

Para um food truck convencional, como os que estamos acostumados a ver, você tem diversas opções de veículos, como kombis, furgões, vans, minivans e até caminhonetes.

Restaurante take away

Um restaurante com o conceito take away funciona de forma bastante simples e prática: o cliente acessa um aplicativo que oferece o cardápio do negócio, faz o pedido desejado e seleciona o método de pagamento mais conveniente para ele.

Poucos minutos depois, o cliente vai até a localização desse negócio (que pode ser uma dark kitchen, um food truck…) para retirar o pedido.

Após a retirada, o cliente pode levar o seu pedido para consumir em outro lugar, seja em casa, no trabalho ou em qualquer local de sua preferência.

Delivery

Para finalizar, é claro que não poderíamos deixar de citar os restaurantes delivery, onde o foco é na entrega das refeições aos clientes.

Eles têm a conveniência de escolher entre uma variedade de opções de cardápio, fazer pedidos por telefone, aplicativos de entrega ou sites próprios, e aguardar a chegada da comida em sua residência ou local de preferência.

Concluindo

Como visto, não é preciso ter espaço físico para abrir um restaurante e existem diversas opções para não fazê-lo, com suas vantagens e desvantagens.

Avalie o que é melhor para você e o seu negócio, pesquise, ouça especialistas, converse com seus amigos e familiares, para só então tomar uma decisão.

Conte com a Yooga em qualquer uma das situações: seja no atendimento presencial ou no delivery!

Na Comunidade Yooga Edu, você ainda tem, à disposição, um ambiente seguro e com outros empreendedores e donos de restaurantes, todos prontos para te apoiar e tirar todas as suas dúvidas.

Vem pra Yooga!

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