RECEBENDO CLIENTES COM RESTRIÇÃO OU ALERGIA ALIMENTAR NO SEU RESTAURANTE

Confira formas de garantir a segurança dos seus clientes e não ter maiores problemas.

RECEBENDO CLIENTES COM RESTRIÇÃO OU ALERGIA ALIMENTAR NO SEU RESTAURANTE

De acordo com um estudo publicado na revista americana Jama Network, estima-se que, em todo o mundo, existam cerca de 3% de pessoas adultas com algum tipo de alergia ou restrição alimentar.

Entre as crianças e adolescentes, esse número pode ficar entre 6 e 8%.

Por isso, você, dono e dona de restaurante, deve ficar atento(a) a essa questão caso alguma refeição do seu estabelecimento, seja do delivery, da loja física ou dos dois, cause reação nos seus clientes.

Vamos ver quais cuidados você e sua equipe podem tomar?

É só continuar a leitura!

O que é uma reação alérgica alimentar

Uma reação alérgica a alimentos é desencadeada pelo sistema imunológico do corpo e os seus sintomas podem variar dos mais tranquilos aos mais graves.

Geralmente, os alérgenos mais comuns para adultos são:

  • Peixes
  • Mariscos
  • Amendoins
  • Nozes

Enquanto isso, os alimentos mais problemáticos para as crianças são, muitas vezes:

  • Ovos
  • Leite
  • Amendoim
  • Nozes
  • Soja
  • Trigo

Os principais sintomas e o que fazer em casos mais graves

De acordo com as principais autoridades mundiais de saúde, os sintomas podem aparecer dentro de alguns minutos a algumas horas após a ingestão de um alérgeno.

Eles podem incluir inchaço da língua, boca ou rosto, dificuldade para respirar, pressão arterial baixa, vômitos, diarreia, urticária ou erupção cutânea com coceira.

Nos casos mais graves, uma alergia alimentar pode fazer com que um cliente entre, até mesmo, em anafilaxia, causando uma hipersensibilidade e podendo levá-lo à morte.

Sim: o assunto é mais sério do que se parece e não pode ser colocado de lado!

Por isso, caso um cliente do seu restaurante esteja apresentando qualquer tipo de sinal grave de alergia alimentar, ligue para o serviço de emergência imediatamente, no número 192, do SAMU.

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre como contornar a alergia alimentar no restaurante, do Yooga Blog.

Como manter seus clientes seguros

Para muitas pessoas com alergia ou restrição alimentar, comer fora pode ser um horror.

Muitas vezes, ao perguntarem para os garçons se há algum alérgeno que não podem consumir na refeição, essas pessoas podem ser mal interpretadas, recebidas com grosseria ou mesmo ficarem ainda mais confusas.

Isso porque nem todos os garçons sabem responder as perguntas sobre o que o prato leva ou não.

Imagina se isso acontece no seu restaurante?

Ainda bem que você está lendo este conteúdo do Yooga Blog!

Vamos a algumas dicas rápidas para que tudo dê certo, ninguém passe mal e o seu cliente vá embora feliz do seu negócio!

Treine a sua equipe

É importante que a equipe do seu restaurante trate os clientes alérgicos com gentileza, paciência e respeito, como todos os outros.  

Por isso, a treine não só em relação quanto ao que vem cada prato, mas também quanto aos alimentos que mais causam alergias alimentares no mundo, como amendoins, ovo, leite, trigo, mariscos, peixe, soja e castanhas.

Lembre-se que, além deles, o seu cliente também pode ter outros tipos de intolerâncias gastrointestinais crônicas ou relacionadas a alimentos, como a doença celíaca, responsável pela sensibilidade ao glúten.

A intolerância alimentar é diferente de uma alergia alimentar porque não envolve o sistema imunológico da pessoa, mas os seus colaboradores devem estar igualmente cientes de ambos e dos sinais que um cliente pode exibir quando um alérgeno está presente em sua refeição.

Evite o contato cruzado

O contato cruzado ou a contaminação cruzada, quando a refeição de um cliente é contaminada, sem querer, por um alérgeno de outro prato ao entrar em contato com ele, pode ter sérias consequências para o seu restaurante.

Ah! E mesmo que o alimento seja cozido, isso não impede que o cliente o coma e tenha uma reação alérgica, viu?

Por isso, treine, mais uma vez, o seu time, para estar atento aos casos em que o cliente tem alergia ou restrição alimentar.

Quando o cliente comunica isso ao fazer o pedido, fica mais fácil, é claro, e já é possível que o garçom repasse imediatamente para a cozinha - que terá outro olhar sobre o preparo.

A comunicação entre os membros da sua equipe é fundamental para evitar o contato cruzado.

Conheça os principais sintomas

Por fim, ainda nessa pegada de treinamento, algo importante de passar também para os seus funcionários é sobre os principais sintomas de uma reação.

Ao conhecê-los, eles já poderão fazer algo a respeito, ligando para o serviço de emergência do SAMU no número 192.

Como dito anteriormente, os principais sintomas são:

  • Inchaço leve
  • Vermelhidão da pele
  • Dores
  • Nariz entupido ou escorrendo
  • Espirros em excesso
  • Olhos lacrimejantes ou com coceira
  • Dor abdominal
  • Náuseas e vômitos
  • Tontura
  • Diarreia

Uma reação alérgica mais grave, conhecida como anafilaxia, que também comentamos há pouco, é quando a língua, a garganta e os lábios incham, dificultando a respiração do cliente.

Se um garçom, recepcionista, caixa ou qualquer outro colaborador notar quaisquer sinais de choque anafilático, ele deve ligar imediatamente para o 192.

Vale lembrar que o treinamento envolvendo todos esses pontos deve ser constante no seu restaurante, pois algo pode ser esquecido ao longo do tempo e novos colaboradores podem chegar, combinado?

Tenha atenção ao seu cardápio

Além de uma variedade de refeições, com opções para todos os gostos, sejam elas veganas, vegetarianas, sem glúten e etc, é importante que o seu cardápio ofereça, principalmente, alternativas para quem é alérgico.

Ao invés de leite, o prato pode levar leite de soja? O pão pode ser sem glúten?

Leve em consideração questões como essas para evitar maiores problemas.

Fora isso, vale incluir, por exemplo, os principais alérgenos que comentamos no início do texto em alguma lista e, se possível, identificadores dos mesmos em seus pratos – podem ser pequenos ícones, palavras ou um sistema de cores.

Isso promove transparência e economiza tempo para sua equipe, que agora não precisa correr de um lado para o outro da mesa para a cozinha para ver se o alérgeno em questão está presente no prato.

Lembre-se que as pessoas saem para comer por diversão e se estressar com o cardápio por causa de uma alergia alimentar é o que elas menos querem, concorda?

Você também pode se aproveitar das funcionalidades presentes no cardápio digital da Yooga para deixar a sua equipe mais tranquila.

Além de fotos e valores, é possível colocar todos os detalhes do que o prato leva, incluindo a presença de alérgenos alimentares, na descrição do mesmo.

Ter todas as informações ao alcance do seu garçom é fundamental para garantir a segurança do cliente e fazer com que ele seja capaz de fazer recomendações melhores caso um prato não seja seguro para este cliente.

Conheça outras funcionalidades oferecidas pelo cardápio da mais querida!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre como contornar a alergia alimentar no restaurante, do Yooga Blog.