CARDÁPIO DE BEBIDAS: QUAIS BEBIDAS OFERECER NO SEU BAR, RESTAURANTE OU DISTRIBUIDORA

Vender bebidas no seu bar ou restaurante é uma ótima maneira de aumentar os lucros e dar aos seus clientes uma experiência verdadeiramente memorável.

No entanto, com tantas bebidas diferentes à sua disposição, é importante escolher cuidadosamente quais bebidas colocar em seu cardápio.

A escolha do seu cardápio de bebidas tem um grande peso para o seu negócio, pois ela afeta a satisfação dos clientes e seu faturamento geral.

E isso acontece mesmo em estabelecimentos como distribuidora de bebidas que, apesar da grande diversidade de marcas, tipos e tamanhos, também não podem simplesmente comprar todas as existentes no mercado.

Se você não sabe por onde começar, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Neste post, vamos explicar o que considerar ao escolher bebidas e compartilhar algumas dicas interessantes para tornar o serviço  mais agradável.

Boa leitura!

Como escolher as bebidas certas para o seu cardápio

O primeiro passo para escolher as bebidas certas para vender em seu restaurante é decidir qual será o foco do cardápio.

Se o seu restaurante se concentrar em bebidas alcoólicas, como vinhos, cervejas artesanais, drinks e destilados, você poderá escolher uma seleção específica de bebidas para incluir em seu cardápio.

Já caso você opte pelas bebidas não-alcoólicas, existe um número infinito de opções, como cafés, chás, sucos de frutas, smoothies, refrigerantes e muito mais.

Existe também, é claro, a opção de combinar o melhor dos dois mundos, mas é importante que você tenha ao menos uma direção de acordo com o seu negócio e público, como falaremos mais a frente.

Considere o ambiente que você oferece

Quando você começa a pensar nas bebidas para servir no seu bar restaurante, você também deve pensar no tipo de ambiente que você oferece aos seus clientes.

Você deseja que os clientes se sintam à vontade para tomar uma bebida com o jantar ou eles devem se sentir recebidos em um lugar mais sofisticado?

Quem sabe você também não tem ou está investindo em um pub? Ou o seu negócio é mais “pagou, levou”, como uma distribuidora?

Bom, se o seu objetivo for criar um ambiente mais informal e descontraído, as bebidas alcoólicas certamente serão um atrativo para os clientes.

Uma ótima opção seria a cerveja ou o chope artesanal, que oferecem uma sensação de sofisticação a um custo acessível.

Além disso, bebidas como tequila, vodka, whisky, rum, gin e cidra são boas para servir em qualquer situação.

Já se você deseja passar uma imagem formal para os seus clientes, você pode se concentrar em bebidas diferentes.

Por exemplo, os vinhos brancos e tintos são uma excelente opção para ter na sua adega. Eles trazem um ar de sofisticação importante se você quer investir nisso em seu negócio.

Se o seu restaurante for dedicado à culinária italiana, por exemplo, você pode servir vinhos italianos de qualidade para destacar ainda mais a sua oferta.

Se culinária japonesa, não pode faltar um bom saquê.

Os licores são uma opção interessante para os restaurantes mais casuais, pois a versatilidade dos licores pode ser facilmente adaptada para atender às preferências dos clientes.

Eles também podem ser usados tanto para bebidas simples quanto para bebidas mais complexas.

Entenda do que o seu público gosta

Uma vez que você já decidiu o foco de seu cardápio, é importante compreender quem são seus clientes e o que eles estão procurando.

Você pode conhecer melhor seu público-alvo através da análise de dados, da realização de pesquisas de mercado e da observação de seus clientes.

Isso irá ajudá-lo a descobrir os interesses, preferências, necessidades e desejos de seus clientes, para que você possa fornecer a eles exatamente o que eles estão procurando.

Também é importante que você esteja atualizado com as tendências atuais no mercado.

Os clientes podem estar interessados em experimentar bebidas orgânicas, suplementadas ou saudáveis.

Ou talvez eles estejam em busca de algo exótico ou original que ninguém mais oferece.

É de sua responsabilidade identificar essas tendências e tentar atender aos desejos dos clientes!

Lembrando que a Yooga oferece gestão completa de clientes, com relatórios, onde você pode conhecer seus gostos, quando fazem aniversário, quantas vezes já retornaram ao seu restaurante e quanto eles geram para você.

Com isso, você consegue uma maior fidelização e, logicamente, mais vendas!

Pesquisa de preços

Com as etapas anteriores concluídas, é hora de pesquisar os preços dos produtos.

Pode parecer um processo simples, mas é importante lembrar que os preços podem variar muito de acordo com a marca, estilo e qualidade.

Portanto, faça sua pesquisa de preços, visite os seus concorrentes e avalie quais produtos podem se encaixar melhor no seu cardápio para obter o melhor retorno financeiro possível.

Uma dica importante é que você não precisa oferecer todas as bebidas possíveis.

Escolha apenas aquelas que se enquadram nos seus preços e na imagem que você deseja oferecer aos clientes.

É de extrema relevância considerar o custo das bebidas no seu negócio.

Por exemplo, se você deseja ter um cardápio voltado para vinhos, ofereça os melhores vinhos que você puder encontrar a preços razoáveis.

Se você quiser oferecer algumas bebidas de qualidade superior ou mais especiais, não se esqueça de incluir um valor extra para essas bebidas nos seus preços.

Assim, a sua margem de lucro não fica sufocada, você consegue mitigar melhor os seus custos e oferecer aos seus clientes bebidas de qualidade premium sem se estrangular financeiramente.

Como montar um cardápio de bebidas

Se você está procurando por opções de bebidas para incluir em seu cardápio, lembre-se que a seleção certa pode fazer toda a diferença.

Se você seguir estas etapas e se preparar adequadamente, você poderá criar um cardápio de bebidas exclusivo e que encherá seus clientes de satisfação.

Como um cardápio de refeições comum, existem diversos modelos de cardápios disponíveis na internet.

Mas por que não testar grátis as soluções oferecidas pelo Gestão Suave da Yooga e criar um cardápio de bebidas incrível, online, atualizado em tempo real e que pode ser consultado via QR Code para o seu restaurante?

Com o cardápio digital da Yooga, você consegue definir as fotos de cada uma de suas bebidas, os preços e as descrições de cada uma delas em poucos cliques.

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E para as distribuidoras de bebidas?

Todas as dicas do post de hoje se aplicam às distribuidoras.

No que tange ao que a Yooga oferece, nossas soluções e funcionalidades para este modelo de negócio vão além do cardápio digital.

Veja algumas delas!

Gestão completa e integrada: PDV, delivery, integração com marketplace e gestão fiscal, tudo em um só lugar. Do atendimento ao pedido entregue ou do estoque ao relatório de vendas, todo o controle na palma da sua mão.

Controle de estoque: Freezer abastecido, estoque em dia e mantendo a rotatividade dos produtos com o gerenciamento do estoque mínimo, o controle das entradas e saídas, e o contato dos fornecedores para a reposição dos pedidos.

Relatórios atualizados em tempo real: Acompanhamento das vendas do dia, dos produtos que mais saem, ticket médio, itens cancelados e muito mais com relatórios e dados comparativos dos números do seu negócio, de onde estiver e em qualquer dispositivo.

Delivery próprio sem taxas: Canal de vendas próprio, com cardápio digital personalizado e robô de WhatsApp para otimizar o atendimento. Sem perda de tempo respondendo mensagens.

Pagamento online: Praticidade e segurança na hora de receber o pagamento dos clientes e maior agilidade para realizar a entrega dos pedidos no delivery.

Controle financeiro e fiscal: Cadastro de produtos atendendo a tributação correta e sem o pagamento de impostos a mais com a venda de bebidas. Controle de fluxo de caixa, histórico de vendas e emissão de notas fiscais.

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Conclusão

Como você pode ver, a escolha do seu cardápio de bebidas é uma etapa importante do processo de criação de um negócio rentável e bem-sucedido.

Você deve considerar as preferências dos clientes, bem como a imagem que você deseja passar para que eles experimentem uma experiência única e satisfatória.

Não se esqueça, ainda, de levar em conta os custos ao escolher as bebidas e oferecer descontos em alguns dias específicos para aumentar o interesse dos clientes.

Conte com a Yooga!