COMO TER OS MELHORES GARÇONS NO SEU RESTAURANTE

O serviço que o seu restaurante presta precisa ser o melhor que o seu cliente já experimentou, pois é isso que fará com que ele queira realmente voltar.

E quando falamos em serviço não estamos nos referindo apenas aos pratos saborosos, mas também à maneira como os seus clientes serão tratados pelos seus garçons.

Se você é um bom gestor certamente já sabe que basta um atendimento ruim para que um cliente deixe de ser cliente e, consequentemente, de recomendar o seu estabelecimento para familiares e amigos, não é mesmo?

Mesmo que os pratos oferecidos em seu restaurante sejam os melhores da região, se o seu atendimento não acompanhar essa qualidade, algum outro restaurante poderá passar na sua frente.

Pense na experiência do cliente

A experiência do cliente é um fator muito importante para qualquer negócio.

Por isso, pense nas formas de melhorá-la para tornar o contato com a sua marca o mais agradável possível.

Isso pode ser feito desde o fechamento do pedido até a entrega dos lanches.

Pensar tudo nos pequenos detalhes é essencial para melhorar a experiência do seu público, como ao oferecer um tempo estimado para a chegada dos pedidos ou até mesmo um rastreamento em tempo real.

Além disso, oferecer promoções personalizadas para o seu público também é uma forma de ter um contato mais direto, fortalecendo a experiência dos seus clientes com a marca.

E foi pensando nisso que criamos o post de hoje com algumas dicas para que você tenha os melhores garçons no seu restaurante.

Continue acompanhando e confira!

Não erre na contratação

Por mais que o seu negócio tenha crescido muito a ponto de precisar urgentemente de garçons, jamais erre na contratação, recrutando alguém por impulso e que nada tenha a ver com o seu restaurante.

Os garçons vão lidar diretamente com a sua clientela e, por isso, eles precisam ser muito bem escolhidos.

Se for necessário, designe alguém no seu negócio para cuidar especificamente das contratações, avaliando os melhores currículos e escolhendo os perfis mais adequados a fazer parte da sua equipe.

Tenha em mente que vale mais a pena demorar um pouco no processo de contratação e contratar garçons qualificados do que contratar rapidamente, porém alguém que não tenha o perfil adequado.

Invista em treinamentos

Os seus garçons podem ser muito bons, mas sempre é possível melhorar ainda mais.

Os seus clientes merecem isso, não é mesmo?

Então, uma boa maneira de fazer com que os seus garçons qualifiquem-se cada vez mais é oferecendo treinamentos constantes.

Cursos de atendimento, agilidade e cooperação serão sempre bem-vindos, até mesmo porque, por melhor que sejamos, sempre é possível aprender algo novo, concorda?

Pague o justo

É claro que para que os seus garçons estejam sempre motivados a melhorar o atendimento e dar o melhor de si para satisfazer a sua clientela, eles precisam ser bem recompensados.

Por isso, é muito importante ser justo na hora de remunerar o funcionário para que ele esteja satisfeito e queira sempre continuar crescendo junto com você.

Você também pode oferecer benefícios, como premiação para o melhor desempenho e bonificações em datas especiais.

Funcionário satisfeito trabalha melhor e quer sempre crescer junto de você!

Ofereça plano de carreiras

Outra forma de manter os seus garçons sempre engajados e dispostos a dar o melhor de si é trabalhando com plano de carreiras.

Essa estratégia faz com que os funcionários se mantenham focados em melhorar e crescer e não há motivação melhor do que essa.

Deixe que eles entendam claramente como funcionará essa prática e incentive o crescimento!

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Algo que conta muito na hora de um funcionário querer ou não ficar no estabelecimento, além de também influenciar o desempenho dele, é o clima do ambiente de trabalho.

Por mais que seja um ambiente de correria, lutando contra atrasos nas entregas dos pedidos e atendendo muitas pessoas ao mesmo tempo, é muito importante que você faça de tudo para oferecer um ambiente de trabalho agradável aos seus funcionários.

Para isso, procure informatizar o que for possível e aposte nisso como ganho não só para os seus funcionários, mas também para o seu restaurante como um todo.

Hoje já existem até mesmo os cardápios digitais, que otimizam o trabalho dos garçons e encantam os clientes.

Aposte na tecnologia, pois ela tem muito para te oferecer!

E você, usa outras estratégias para ter — e manter — sempre os melhores garçons em seu restaurante?

Saiba ouvir o seu cliente

A melhor solução nesse momento é adotar uma postura que demonstre disponibilidade para atender.

Por isso, é preciso treinar a equipe para que tanto garçons quanto cozinheiros estejam preparados para realizar os devidos ajustes e entregar o pedido corretamente.

É fundamental saber lidar com as reclamações dos clientes e resolver imediatamente o problema.

Saber ouvir o feedback dos clientes e aproveitar essas informações como aprendizado é uma medida imprescindível para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Quem é da área da alimentação sabe bem que ter esse retorno sobre as experiências, críticas e sugestões dos clientes se torna ainda mais fundamental.

Não contrate colaboradores despreparados

A cozinha e o atendimento do salão são partes vitais do seu restaurante.

O primeiro por lidar diretamente com os pratos que são servidos e, segundo, pelo contato com a clientela, representando o estabelecimento.

Para evitar problemas com a organização na cozinha e insatisfação dos clientes, é importante realizar um bom trabalho de recursos humanos.

Alguns aspectos que merecem cuidado:

  • conscientizar a equipe sobre a cultura organizacional;
  • contratar profissionais habilitados e com experiência;
  • capacitar sobre a postura adequada no ambiente de trabalho;
  • instituir treinamentos sobre segurança e manuseio de equipamentos;
  • dimensionar o tamanho da equipe para não sobrecarregar os colaboradores.

Pequenos bares e restaurantes têm uma coisa em comum: as necessidades dos clientes.

Nos casos em que uma refeição rápida é ideal, compensa viabilizar a opção de delivery.

Em outros, a fama dos pratos é o maior atrativo, então esse deve ser o direcionamento de marketing.

A gestão de restaurantes tem espaço para novidades, soluções criativas e inovações para fomentar o seu crescimento.

Sendo assim, identifique aquela característica diferenciada e faça dela o seu principal destaque.

As dicas de gestão e marketing não acabam por aqui...

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