DELIVERY PRÓPRIO OU APLICATIVOS DE TERCEIROS: QUAL A MELHOR OPÇÃO?
Uma decisão de extrema importância que pode mudar os rumos do seu negócio.

Na hora de trabalhar com delivery, uma dúvida muito comum surge entre os donos de restaurantes: ter um delivery próprio ou trabalhar apenas com aplicativos de terceiros?
Se você também se identificou, não se preocupe: no post de hoje, falaremos sobre os prós e contras de cada opção, ajudando você a tomar a melhor decisão para o seu negócio.
Bora lá?
Delivery por meio de aplicativos de terceiros: mais pessoas conhecendo o seu negócio
Usar um delivery terceirizado, ou seja, por meio de aplicativos de terceiros, tem suas vantagens.
Uma delas, talvez a principal, seja abrir a possibilidade para mais clientes conhecerem o negócio.
Para restaurantes que estão começando suas atividades ou ainda não podem arcar com o custo de ter o seu próprio serviço de delivery, por exemplo, isso é muito positivo, não é mesmo?
Esses aplicativos, como iFood, Rappi e 99food, entre tantos outros já disponíveis, também servem como uma ótima ferramenta de marketing.
Afinal, eles expandem o alcance do negócio para clientes que você nunca teria alcançado de outra forma, tornando o produto mais acessível e aumentando suas vendas.
Como funciona?
É mais ou menos assim: os aplicativos/empresas que citamos há pouco têm opções infinitas de restaurantes cadastradas em suas plataformas.
Não à toa, elas também são chamadas de marketplaces.
É como um verdadeiro "shopping" de restaurantes!
Esse tipo de serviço é voltado para os amantes de delivery, para quem busca uma refeição no conforto de casa ou para consumidores que procuram uma forma de agilizar seu dia a dia, no trabalho, escola, faculdade...
Se você tem um restaurante, elas vão carregar facilmente as informações do seu cardápio e demais dados importantes sobre o seu negócio no aplicativo, com os clientes que o escolherem podendo fazer o pedido direto pelo celular e com a automação existente encaminhando este mesmo pedido para a sua loja.
À principio, sem maiores problemas por aqui, né?
Mas tem uma questão: ter o seu restaurante no meio deste "shopping" tem um custo.
Assim, se você optar por trabalhar com um fornecedor de delivery terceirizado, é padrão que ele receba uma porcentagem por cada pedido que você receber.
E esse pode ser um custo intolerável para restaurantes que operam com margens mínimas.
Delivery próprio: mais lucros para o seu negócio
Em contrapartida, quem tem um delivery próprio, em especial o da Yooga, que não cobra taxas pelas vendas, pode lucrar mais no restaurante.
Além disso, criar e operar seu próprio canal de vendas traz maior controle sobre a experiência do usuário e, dependendo das outras funcionalidades que a empresa oferece, também sobre o que tá sendo vendido, pra quem, em qual região, entre outros.
O delivery próprio da Yooga, por exemplo, oferece:
- Cardápio digital
- Gerenciador de pedidos
- Integração com marketplaces como iFood e Rappi - ou seja, você não precisa abandoná-los
- Chat online
- Pagamento online e integrado por PIX, cartões de crédito ou débito, PicPay e outros
- Mapa de pedidos
- Agrupamento Automático de Rota
- Relatório de motoboys
- E muito mais!

Qual escolher?
Respondendo à pergunta do início do texto: afinal, ter um delivery próprio ou trabalhar apenas com aplicativos de terceiros? Qual escolher?
E se você pudesse escolher os dois?
Veja, a nossa intenção aqui não é enaltecer um ou outro. É deixar com que você tome a sua decisão a partir da leitura.
Mas por que não contar com a sua loja no iFood, por exemplo, para atrair mais pessoas, mas fidelizá-las e convertê-las para, nas próximas compras, elas comprarem diretamente no seu próprio cardápio digital, do seu delivery próprio?
Hoje em dia, não existe mais tanto isso de escolher uma plataforma só.
Tudo é canal de venda!
E, como bons canais de venda, eles devem se complementar em prol de um único objetivo: crescer as vendas do seu negócio e fazer com que o seu restaurante delivery lucre mais!
Otimizando a sua operação via delivery
A escolha por ter um delivery, não importa por qual empresa ou ferramenta, exige planejamento, cuidado e dedicação para que a experiência do cliente seja a melhor possível.
Antes de finalizarmos, a gente ainda gostaria de te ajudar com essas dicas rápidas para você otimizar a sua operação.
Vem!
1. Contrate uma equipe funcional e dedicada
Assim que seu restaurante tiver mais de 30 pedidos por dia, você precisará contratar um funcionário que se dedique inteiramente a este departamento.
Esta pessoa, portanto, será encarregada de acompanhar todo o movimento gerado pelo pedido, da recepção na cozinha até a saída do restaurante, estando também sempre atenta aos prazos de entrega e se a comida está correta.
Ela também poderá preparar as embalagens dos pedidos para viagem, com os devidos materiais promocionais, e de forma adequada para manter a temperatura e a qualidade dos pratos.
Conforme seu delivery for gerando boas experiências aos seus clientes, a tendência é ele crescer e ter um número maior de pedidos.
Não hesite em investir na sua equipe e na possível contratação de mais colaboradores!
2. Pense nas embalagens para os seus produtos
Certifique-se de que a experiência que seu cliente tem ao abrir a embalagem ou sacola está de acordo com a marca do seu restaurante.
Se suas batatas fritas estiverem encharcadas no momento em que seu motoboy chegar à porta de alguém, esse cliente pode nunca mais querer comer algo do seu restaurante - especialmente via delivery.
3. Tenha os melhores motoboys
Para entregar os pedidos aos seus clientes, você precisará contar com o serviço de motoboys, que podem ser próprios ou terceirizados, como o próprio aplicativo de delivery.
Neste post, falamos um pouco mais sobre este assunto.
4. Ajuste seu espaço para entregas de alto volume
Tem uma cozinha apertada?
Lembre-se que você ainda precisa de espaço para armazenar cada pedido depois de preparado!
Uma dica é contar com prateleiras, que tornam mais fácil o trabalho de reunir os pedidos para os motoboys e deixa tudo prontamente visível e acessível.
Colocar os pedidos em ordem alfabética também pode facilitar a localização para eles e agilizar ainda mais a sua entrega.
Gostou do post?
Continue acompanhando o Yooga Blog e aproveite também para entrar no nosso canal oficial no WhatsApp, o Fala Yooga!
Por lá, você fica por dentro dos lançamentos e melhorias no sistema, acompanha dicas práticas, notícias do mercado food service e novidades quentinhas da mais querida Yooga.
