ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO PARA CLIENTES DO MEU RESTAURANTE
Fidelização e relacionamento são palavras que estão sempre em alta para quem trabalha no segmento de restaurantes.
O cliente fiel tende a comprar mais em um restaurante, além de fazer propaganda boca a boca para seus amigos e familiares.
Como resultado, é possível aumentar a receita e ainda maximizar o custo com a divulgação.
Contudo, é preciso estabelecer uma estratégia de fidelização eficiente para nutrir uma boa relação com o público e conseguir a retenção de parte dele.
As promoções para clientes fiéis são benéficas para restaurantes que pretendem se reinventar.
E cada dia mais os programas de fidelização de clientes têm se tornado habituais em canais digitais.
A facilidade e a praticidade das ferramentas na criação, gerenciamento e controle dos clientes e dos pedidos recorrentes é o que tem o deixado ele tão popular em meios não tradicionais.
Veja quais são as 5 melhores estratégias de fidelização que você pode começar a adotar agora para conquistar novos clientes e vender mais!
As 5 melhores estratégias de fidelização de clientes para restaurantes
É claro que os elementos essenciais para reter clientes estão muito associados à qualidade daquilo que você oferece e da excelência do atendimento.
Se não tiver isso, dificilmente qualquer outra estratégia se sustentará.
É preciso, portanto, fazer o básico bem feito e criar qualificadores que façam seu restaurante ser reconhecido positivamente. Aliado a isso, as demais estratégias de fidelização podem ser colocadas em prática, como:
- Pague 1 e leve 2;
- Combos com bebida de graça;
- Pontos acumulados;
- Compre e ganhe;
- Indique e ganhe.
1 - Pague 1 e leve 2
Pague um e ganhe dois. Essa é uma das estratégias de fidelização que os consumidores mais conhecem, por ser amplamente utilizada.
O benefício adicional está ligado à ação de uma compra!
Assim, ao utilizar esse argumento, seu restaurante pode incentivar os pedidos e vantagens que devem ser exclusivos e de grande valia, do ponto de vista dos clientes.
Exemplos de comunicação:
- Pedido em dobro: peça uma tulipa de chopp e ganhe outra!
- Compre duas esfihas salgadas e leve uma doce.
2 - Combos com bebida de graça
Quem não fica feliz em ganhar algo, não é mesmo?
Ter algum tipo de bonificação, gratificação ou gratuidade pode fazer com que seus clientes se sintam compensados pela compra.
Neste caso, muitas vezes, o sentimento de culpa ou até mesmo a racionalidade do custo envolvido se tornam menores, já que estão sendo recompensados de alguma forma.
- No pedido de duas pizzas, ganhe um refrigerante de 2 litros!
- Peça de 2ª a 5ª e não pague a taxa de entrega.
3 - Pontos acumulados
Um bom cliente, ou seja, aquele cliente que é fiel, deve ser tratado com muita atenção.
Atualmente cerca de 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas de um restaurante. Isso quer dizer, portanto, que as receitas estão mais concentradas.
Há quem considere isso um grande risco, afinal, as receitas são provenientes de um grupo menor.
Mas há quem entenda isso como uma chance importante de manter esses mesmos clientes por mais tempo.
Essa é uma das estratégias de fidelização que podem ser formatadas a partir de cartões de fidelidade, cupons ou vouchers de desconto, acumulação de pontos.
- Peça pelo cardápio digital da Yooga e garanta 15% de desconto no próximo pedido!
- Acumule 100 pontos em compras nesse mês e ganhe R$20 de desconto no próximo pedido.
4 - Compre e ganhe
Os sorteios de prêmios ou de brindes é também uma das estratégias de fidelização que os donos de restaurantes têm nas mãos.
Mais do que o bônus propriamente dito, é preciso fazer com que seu cliente se sinta realmente especial.
Não é prêmio pelo prêmio, mas sim toda a experiência com seus pratos, bebidas, sobremesas, atendimento, entrega e que lá no fim ainda pode ficar ainda melhor.
- Aqui seu pedido vale prêmios. Peça e concorra a um jantar para casal no Dia dos Namorados.
- No mês de dezembro, todos os pedidos participam do sorteio de uma ceia de Natal completa para o dia.
5 - Indique e ganhe
Existe uma máximo no mercado que diz que um cliente feliz conta no mínimo para 20 clientes.
Muitas vezes, essa recomendação é espontânea e pode surgir a partir de um review dos itens do seu cardápio digital ou de uma opinião postada nas redes sociais, por exemplo.
Já pensou então se você pudesse bonificar essas indicações?
Assim, cada novo cliente que seu cliente trouxer para o restaurante pode ter algum tipo de recompensa (seja ela financeira ou não).
- Indique e ganhe: o que é bom precisa ser espalhado.
- Comemore seu aniversário com a gente! Trazendo mais cinco pessoas, o aniversariante não paga.
Como fazer o planejamento das estratégias de fidelização de clientes
Como você viu, existem vários modelos que podem ser adotados em seu restaurante para que seus clientes não fujam para a concorrência. Mas, justamente por se tratar de uma estratégia, precisa ser bem definida.
Veja o passo a passo para facilitar esse planejamento:
Defina e controle o orçamento
Todas as estratégias de fidelização demandam investimento, ou seja, têm um custo.
Então, você deve colocar na ponta do lápis todos os custos diretos e indiretos.
Ah, não se esqueça que mesmo quando não há desembolso de algum valor, existe um custo que pode ser indireto.
Quando você concede descontos, por exemplo, deixa de ganhar ou reduz a sua margem de contribuição.
Crie ações integradas
Você não precisa criar um programa de benefícios estruturado, demorado e caro, mas uma coisa é certa: é importante que suas estratégias de fidelização sejam algo pensado para médio e longo prazo – e não uma ação isolada ou promocional.
Isso porque durante o tempo de existência de seu bar ou restaurante, a sua base de clientes vai sendo renovada.
Se você investir cedo nisso, pode ter mais clientes, entre os novos, os indicados, dentre outros.
Estabeleça as regras
Ao lançar uma nova estratégia para fidelizar seus clientes tenha claro quais serão as principais regras. Se necessário for defina:
- Regulamento geral;
- Data de início e término;
- Quem pode participar;
- Lojas participantes, etc.
É preciso ter muito cuidado para não encarar essas ações como uma mera promoção. Se você “vender só descontos”, provavelmente é isso que irá atrair os clientes.
Lembre-se de que sua estrutura de custos e caixa precisam suportar suas ações de vendas e marketing. Do contrário, você pode quebrar rapidamente por ter custos mais altos.
Seja criativo
Se o objetivo é de criar métodos para que seu cliente permaneça mais tempo como seu cliente, fazer “mais do mesmo” pode não gerar nenhum resultado. Ou pior: pode ter o efeito contrário.
Você até pode se inspirar no que já existe por aí, mas seja criativo! Pense em maneiras de engajar seus clientes e de tornar sua marca, seus pratos, seu cardápio mais conhecidos.
Divulgue para seus clientes e não clientes
Com tudo planejado e criado, é hora de fazer a divulgação.
Dedique tempo para publicar em seu site ou rede sociais, compartilhe com clientes, em grupos e comunidades. Oriente também a sua equipe sobre o funcionamento, o que pode e não pode.
Ao receber novos clientes no seu restaurante ou pedidos pelo delivery tente descobrir de que forma souberam do seu negócio. Isso pode orientar as próximas ações e medir também o alcance da sua divulgação.
Lembre-se: a fidelização de clientes está baseada na criação de relacionamentos duradouros.
Saiba que nenhum desconto, promoção, bônus, prêmio irá substituir a qualidade dos seus pratos, a qualidade e pontualidade das entregas, a cortesia do seu garçom, o bom ambiente e as experiências que você pode proporcionar aos seus clientes.
Quer entender melhor como fazer os seus clientes felizes no seu restaurante? Acompanhe também esse conteúdo especial, cheio de dicas exclusivas para você colocar em prática: maneiras de fazer os clientes felizes.
Como fidelizar os clientes em meu restaurante?
São diversas as formas de fidelizar os clientes. Criar um relacionamento mais estreito com eles, por exemplo, fazendo-os se sentirem queridos e bem tratados ali dentro é algo valioso, que não se compra.
Outra opção é a promoção em dias específicos da semana, os de menor movimento.
Uma alternativa certeira é oferecer o melhor suporte possível em eventuais problemas. Isso porque a maioria das relações se estabelecem quando algo dá errado.
Ou seja, não é o envio de um lanche frio, por exemplo, que faz o cliente não comprar novamente, mas a atitude do restaurante perante aquela situação.
Se o atendente responde de maneira mal-humorada e a reposição do lanche demora a chegar, por exemplo, ele provavelmente não voltará a pedir naquele lugar.
No entanto, se o estabelecimento se mostra atencioso com o assunto, pede desculpas pelo erro e compensa o cliente enviando dois lanches, o cliente terá uma boa impressão da marca, aumentando as chances de se fidelizar a ela.
Veja agora essa dica bônus que preparamos para você:
Dica bônus: Programa Fidelidade no Delivery Próprio e no PDV
O investimento em um programa fidelidade integrado com o seu delivery e PDV (mesas e balcão) não precisa ser alto e carrega inúmeras vantagens.
Se seu restaurante ainda não faz algo assim para fidelizar seu cliente, chegou a hora de considerar essa estratégia para atrair os tão amados consumidores fiéis.
Além disso, você pode criar um programa fidelidade unificado, onde seu cliente após realizar 10 compras ou consumir algum valor específico, por exemplo, ganha algum benefício quando voltar em seu estabelecimento físico ou realizar o próximo pedido no cardápio do delivery.
Saiba mais sobre a nova funcionalidade Fidelidade Unificada da mais querida Yooga e deixe a nossa Gestão Suave tornar a fidelidade dos seus clientes ao seu restaurante mais tranquila!