QUAL SERÁ O FUTURO DO DELIVERY?

Saiba quais são as principais tendências em delivery e veja como implementá-las no seu restaurante.

QUAL SERÁ O FUTURO DO DELIVERY?

Ao pensar nos próximos passos do delivery, é comum vir à nossa cabeça o que temos visto, em maior volume, nos principais portais de negócios e notícias do Brasil e do mundo.

Nos deparamos com bastante conteúdo sobre entregas autônomas, feitas por drones, robôs, também sobre a Inteligência Artificial atuando junto aos principais players do mercado…

Mas, afinal, qual será realmente o futuro do delivery?

Será “somente” sobre essas novas tecnologias ou tem mais vindo por aí?

Estar por dentro do que o mercado prepara para os próximos anos é também uma forma de aumentar a sua lucratividade e manter o seu delivery relevante frente aos principais concorrentes.

Foi pensando nisso que a Galunion, a partir do seu report Food&Tech Trends e em parceria com o iFood, elaborou um material completo sobre as tendências do delivery para o futuro.

No post de hoje, destacamos as cinco principais delas! Continue lendo para saber mais!

Cinco principais tendências para o futuro do delivery

1) Q-commerce (para os novos perfis de consumidor!)

O termo "Q-commerce" é uma abreviação de "Quick Commerce" (ou comércio rápido, na tradução livre para o português) e se refere a um modelo de negócio rápido.

De acordo com o relatório, essa tendência acompanha as necessidades mais atuais do consumidor, como a conveniência, a eficiência, a praticidade, a facilidade e a rapidez, com destaque também para a qualidade, frescor e preço mais baixo.

Assim, sairá na frente que tiver, por exemplo, o tempo de entrega mais rápido do mercado food service.

Segundo a Galunion, 84% de pessoas apontam que tiveram problemas com delivery nos últimos meses, e dessas, 69% indicaram que o principal problema foi o tempo de entrega maior que o prometido.

E ninguém merece esperar, não é mesmo? É aquela velha história: quem tem fome, tem pressa!

Veja aqui como otimizar a rota de entrega do seu delivery.

2) Sabor é rei (e protagonista!)

Parece “chover no molhado” dizer que o sabor deve ser o maior atrativo de um negócio, né?

Mas isso, é claro, não é o suficiente.

Por isso, o material recomenda - e nós também - que você tenha, além do sabor especial, um produto que seja realmente protagonista do seu delivery, aquele que, automaticamente, já seja associado à sua marca e gere fidelização.

Por exemplo, o Big Mac, do McDonald’s, é um exemplo de produto protagonista da empresa.

Há também a Bloomin’ Onion, a famosa cebola gigante e dourada do Outback.

Para além do prato principal no delivery, os estudos da pesquisa mostram que 51% dos consumidores também costumam incluir bebidas não alcoólicas no pedido e 44% incluem sobremesas ou doces.

Qual estratégia para vender mais esses itens no seu delivery você tem utilizado?

Confira aqui um guia completo, com uma lista de estratégias, para você vender mais e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Leia também: Quais são as integrações oferecidas pelo delivery da Yooga?

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre o futuro do delivery, do Yooga Blog.

3) Snacking + novo comfort food (já falamos dele por aqui!)

Já o "snacking" é um termo em inglês que se refere ao ato de comer pequenas porções de comida, geralmente entre as refeições principais, como lanches.

Se identificou?

Pois é, somada à rapidez dos centros urbanos e à consolidação do trabalho remoto, criamos novas formas de consumo e petiscamos a qualquer momento do dia (snacking).

“Mas necessariamente o snacking tem que vir em formato de petisco?”

Não, não necessariamente.

O relatório da Galunion traz, inclusive, o brunch como uma forma de snacking, o que é bem consoante ao fato de que poder encontrar produtos de café da manhã a qualquer hora do dia foi apontado por 40% dos consumidores como algo importante e uma grande tendência.

Sobre o conceito de comfort food, como mencionamos anteriormente no Yooga Blog, trata-se de um termo em inglês que se traduz literalmente como "comida reconfortante" ou "comida de conforto".

Essa é aquela categoria de refeições que oferece uma sensação de aconchego, que evoca sentimentos de carinho e familiaridade.

Você já experimentou a sensação que apenas a comida preparada por sua mãe ou avó pode proporcionar?

É dessa sensação de bem-estar e cuidado que estamos falando - e é por isso que muitos restaurantes de delivery no Brasil e no mundo estão investindo nele, especialmente aqueles localizados em áreas turísticas ou cidades com grande número de visitantes.

Afinal, não há nada como a nostalgia que a comida caseira pode nos proporcionar, não é mesmo?

Saiba mais sobre comfort food aqui.

4) Indulgência permissiva (como assim?)

Produtos indulgentes são aqueles considerados como supérfluos, como doces, chocolates, pratos prontos e até vinhos.

No caso dessa tendência para o futuro do delivery, falamos de uma espécie de “permissão” para consumir esses produtos, mas, além disso, de tê-los aliados com outra necessidade atual do consumidor: a vida saudável.

No delivery, esses produtos nunca morrem!  

Mas como a indulgência permissiva se traduz de forma prática, afinal?

Segundo o relatório da Galunion, das seguintes formas:

  • Com superalimentos e ingredientes funcionais: têm ricos compostos que atuam como potenciais agentes que promovem saúde e ou bem-estar;
  • Através de porções reduzidas: permitem o consumo de alimentos indulgentes de forma mais consciente, ou com menor culpa;
  • Menos calorias: auxiliam em dietas de redução de peso, com similar efeito na redução da culpa ao consumir determinados alimentos e bebidas;
  • Alimentos “reais”: costumam ter poucos e reconhecíveis ingredientes.

Anotou tudo?

Confira ainda: 14 diferenciais que o sistema para delivery da Yooga oferece

5) Consumidor protagonista (+ personalização!)

Como já apontado nas principais tendências de food service para esse ano, a personalização das refeições, de acordo com o que o consumidor quer, permanece como uma grande tendência também para o futuro do delivery.

Segundo a pesquisa com consumidores da Galunion, 85% dos respondentes desejam alterar ou personalizar os pedidos; e 77% gostariam de receber sugestões de alterações do pedido com base em suas escolhas anteriores.

Que tipo de investimento você tem feito quanto a isso no seu delivery?

O consumidor é cada vez mais protagonista e demanda esse poder em tomar suas próprias decisões em relação ao que você oferece nele.

Já parou para refletir a respeito?

Para concluir

E aí, gostou das tendências? O futuro esperado para o delivery te assusta ou te conforta?

Se você respondeu a primeira opção, existe uma solução que pode fazer com que ele passe a te confortar: oferecer um serviço de entrega próprio e proporcionando mais controle sobre o todo o seu processo!

Com o Delivery Próprio Yooga, você garante tudo isso, atualiza os clientes em tempo real sobre o status de seus pedidos, recebe pagamentos online, incluindo PIX, e tudo sem taxas absurdas pela quantidade de pedidos e/ou clientes, gerando mais autonomia da sua operação na palma da mão.

Conheça!

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