POR QUE TER UM CARDÁPIO DIGITAL NA SUA FRANQUIA DE RESTAURANTES?

Vamos ser sinceros: não existe nada pior do que chegar em um restaurante e ter que esperar, além do atendimento do garçom, que o mesmo traga um cardápio para a escolha da refeição a ser pedida.

Por que não otimizar esse tempo e já empoderar o seu cliente para que ele mesmo já chegue, sente-se à mesa e, por meio do celular, abra o cardápio digital do seu restaurante?

Concorda que isso já facilitaria para ambos os lados?

Com o cardápio digital, o cliente já conhece as opções por conta própria para que, quando o garçom chegar, ele já faça o pedido de uma vez. O garçom, por sua vez, em poucos cliques, já lança o que o cliente deseja, agilizando a produção na cozinha.

É uma relação ganha a ganha!

Quando falamos de uma franquia de restaurantes, que tem uma proporção muito maior, não ter uma facilidade como essa pode ser bem ruim e trazer prejuízos. Para elas, tempo é ainda mais dinheiro!

Mas se isso ainda não é o suficiente para te convencer o porquê de ter um cardápio digital na sua, não se preocupe.

Reunimos mais alguns excelentes motivos para que você invista de vez nessa inovação!

Continue lendo para saber mais!

Cardápio digital é mais do que uma versão online do seu cardápio impresso

No mundo dinâmico do food service, adaptar-se às necessidades dos clientes é essencial.

E a conta, na verdade, é bem simples: quem não se atualiza, fica para trás.

É aí que entra o cardápio digital.

“O cardápio digital é uma versão online do meu cardápio impresso?”. Errado!

Engana-se quem pensa que a ferramenta é apenas uma versão digitalizada do tradicional cardápio impresso. Muito pelo contrário, ela é responsável por toda uma revolução na experiência do cliente.

“Por que?”, você deve estar se perguntando.

Porque, com o cardápio digital, o público tem acesso instantâneo a informações detalhadas sobre os pratos e bebidas comercializados no seu restaurante, com fotos, descrições de todos os ingredientes que são utilizados nas refeições, e os respectivos preços.

E por isso é tão bom para o cliente?

Ora, porque, se ele foi até o seu restaurante, ele quer ser atendido da melhor e mais rápida forma possível.

Com uma inovação como essa, ele tem tudo o que precisa ali, na palma da mão, para fazer o pedido de forma eficaz e matar logo a fome que provavelmente o trouxe até ali.

Já não bastasse tudo isso, ainda faz com que a visão sobre o seu negócio seja uma visão de restaurante que está antenado às tendências, que inova.

Franquia é sinônimo de operação maior

Gerenciar um restaurante, por si só, já é uma tarefa desafiadora. Imagine uma franquia de restaurantes?

Ao contrário de um negócio independente, uma franquia envolve uma operação maior, com múltiplas unidades e uma necessidade constante de manter padrões consistentes.

Para o ano de 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) projetou um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento do setor no país, e já prevê consolidação em 2024.

Aliás, o setor de alimentação é o maior e mais forte setor no franchising do Brasil.

Uma gestão eficaz, portanto, é fundamental para o sucesso de bares e restaurantes.

E é aqui que o cardápio digital se destaca.

Por que ter um cardápio digital na sua franquia de restaurantes?

Atendimento facilitado

Como já comentamos anteriormente, imagine um cliente entrando em sua franquia e, ao invés de esperar por um cardápio impresso, ele simplesmente pega seu smartphone, escaneia um QR Code e já tem acesso instantâneo ao cardápio digital.

Isso não é apenas conveniência. E, como dizem, “não é feitiçaria, é tecnologia”.

É um atendimento facilitado que garante agilidade e faz com que o garçom tenha um papel muito mais consultivo, dando dicas do que o cliente pode pedir, falando sobre os insumos de qualidade que são utilizados na cozinha ou mesmo sobre os pratos que mais saem.

Otimização da operação e processos internos

Com um cardápio digital, seu garçom, ao ir à mesa apenas para lançar o pedido, pode, em “três tempos”, já encaminhá-lo para a cozinha, o que reduz os erros de comunicação e reduz o tempo de preparo do prato e espera.

A otimização desses processos internos não apenas melhora a eficiência operacional da sua franquia de restaurantes, deixando os seus colaboradores mais felizes e satisfeitos, mas também garante uma experiência de cliente inesquecível.

+ Leia também: 10 ferramentas para otimização de processos em restaurantes

Integração com sistema de gestão e fiscal

Manter o controle financeiro e fiscal é uma parte essencial da gestão de uma franquia, concorda?

Além de tudo o que falamos até aqui, o cardápio digital da Yooga é integrado ao seu sistema de gestão, onde é possível monitorar as vendas, estoque e desempenho da sua franquia de restaurantes em tempo real.

Isso não só facilita a tomada de decisões estratégicas para a sua franquia, mas também simplifica as responsabilidades fiscais, que, com o nosso Fiscal Completo, te dão menos dor de cabeça e evitam problemas com o Fisco.

Mais autonomia para o seu cliente

O cardápio digital coloca o poder nas mãos dos clientes da sua franquia!

Eles têm a liberdade de explorar o menu, fotos, descrições e valores da forma e pelo tempo que quiserem.

Não tem aquela pressão de ver o cardápio rápido para passar para outra mesa, por exemplo, o que não apenas aumenta a satisfação desses clientes, mas também cria uma experiência personalizada que pode ajudar na fidelidade.

Padronização com outros restaurantes da franquia

Mas as vantagens não param por aí.

Com um cardápio digital, em especial o da Yooga, você consegue colocar a mesma identidade visual em todos os cardápios da rede, bem como padronizar os produtos e manter o controle do que é vendido em todas as lojas.

Promoções, de igual maneira, podem ser replicadas para os sistemas de todos os franqueados com facilidade.

+ Confira mais: Como comprar um domínio e redirecionar seu cardápio digital

Qual é o melhor cardápio digital no mercado de franquias?

Com o crescente reconhecimento da importância do cardápio digital, várias opções estão disponíveis no mercado, mas pode ter certeza que a melhor delas é a da Yooga, que atende todas as necessidades da sua franquia!

Fora o que já foi falado por aqui, o cardápio tem integração com o ponto de venda (PDV) da sua franquia, delivery próprio, meios de pagamento, totem de autoatendimento e uma plataforma de ensino exclusiva ao seu dispor.

Saiba mais sobre não apenas o cardápio digital, como todo o nosso Plano para Franquias aqui! #VemPraYooga