COMO MONTAR UMA PADARIA

O setor de panificação é um dos que mais cresce e lucra no país. Que tal aproveitar essa oportunidade para montar a sua própria padaria?

COMO MONTAR UMA PADARIA

O setor de panificação é um dos que mais cresce no Brasil.

Em 2021, o mercado faturou R$ 105,85 bilhões em terras tupiniquins, um crescimento de 15,3% em relação a 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

Também pudera. São mais de 41 milhões de brasileiros que visitam as padarias, todos os dias, para comprar o famoso pãozinho para o café da manhã ou lanche da tarde, nas mais de 70 mil padarias do país!

E quem não gosta de um pão quentinho, não é mesmo?

Aliás, os hábitos de compra no estabelecimento não se restringem apenas a eles.

Hoje em dia, a padaria virou também o lugar perfeito para reuniões, para o trabalho, encontrar os amigos e tomar um café, e até mesmo se tornou uma aliada na hora do supermercado fechado, visto que muitas delas comercializam produtos voltados para a mercearia.

Ainda de acordo com levantamento da ABIP, no total, o setor emprega mais de 2,5 milhões de trabalhadores. É muita gente!

E, se você quer também fazer parte dele e montar a sua própria padaria, veio ao lugar certo.

Confira o que você deve fazer para montar a sua padaria de sucesso!

Trace uma estratégia de negócios

Um planejamento e uma gestão estratégica são essenciais não apenas para a sobrevivência da sua padaria, como também para tirar ela do zero.

Ter uma estratégia de negócios fará com que você:

  • Consiga identificar quais os seus principais diferenciais em relação à concorrência
  • Descubra quem é o seu público
  • Onde será a sua padaria
  • Se o dinheiro que você tem disponível ou irá conseguir por meio de crédito é o suficiente
  • Como irá organizar a sua operação, fluxos e processos
  • Entre outros pontos imprescindíveis

Você pode traçar a sua estratégia por conta própria ou mesmo contratar terceirizados como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) para te ajudar nessa empreitada.

Uma padaria, por exemplo, pode ser MEI (Microempreendedor Individual) de acordo com as leis atuais. Você sabia?

Ela se enquadra na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 4721-1/02 - Padaria e confeitaria com predominância de revenda.

Leia também: MEI para ME: como fazer a transição

A Yooga Edu, a plataforma de educação empreendedora da Yooga, também funciona como um excelente ponto de partida para você que quer aprender mais na hora de traçar a sua estratégia de negócios.

Além de aulas gravadas sobre gestão, operações, delivery, marketing e vendas, você tem a oportunidade de dividir todas as suas dores, anseios e dúvidas com outros empreendedores do ramo alimentício por meio da Comunidade Yooga Edu.

Verifique o capital a ser investido disponível

Considerando os investimentos básicos, incluindo em equipamentos, abrir uma padaria de forma presencial custa de 30 a 100 mil reais.

Os dados, levantados pelo Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), explica que esse valor considera algo em torno de 4 a 5 mil por metro quadrado, já considerando os equipamentos que cada um desses metros irá dispor.

Entretanto, vale considerar, além do investimento nos equipamentos, possíveis obras de reforma, emissão de documentos, pagamentos por inspeções e alvarás, ou mesmo outros gastos que vêm de última hora e que não podem te pegar desprevenido ou desprevenida.

Nessas horas, caso você não disponha de muito capital, vale considerar abrir a sua padaria somente via delivery.

Investir em uma dark kitchen, por exemplo, nesses casos, pode ser uma ótima solução.

Você paga mais barato e ainda conta com toda infraestrutura e assistência para o seu negócio em caso de possíveis problemas!

Escolha se trabalhará apenas com delivery ou atendimento presencial

Falando em delivery, a escolha por trabalhar com esse modelo de negócio ou com atendimento presencial também faz parte desse processo de montagem da sua padaria de sucesso.

Optar pelo delivery sai mais barato e você não precisa gastar dinheiro com espaço, mesas, cadeiras e outros custos que ter uma loja física demanda.

Seja qual for a sua escolha, a Yooga possui a solução para que você tenha uma gestão completa e simplificada.

Para padarias que trabalham com atendimento presencial, oferecemos:

  • PDV, mesas e balcão
  • Gestão de estoque, complementos e produtos
  • Gestão de clientes
  • Sistema KDS
  • Cardápio QR Code
  • Relatórios

Para padarias delivery:

  • Cardápio personalizado online, com fotos e descrições dos produtos do seu delivery
  • Gerenciador de pedidos, que recebe todos os pedidos em um só lugar com uma gestão integrada
  • Possibilidade de criar cupons e Programa Fidelidade
  • Pagamento online
  • Chat em tempo real para conversar a hora que quiser com o seu cliente
  • Configuração de entrega por raios e bairros
  • Integração com o iFood
Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Encontre uma boa localização

Caso você opte por ter um estabelecimento físico, vale considerar um local movimentado, com fluxo grande de pessoas, em um bairro que pode ser tanto residencial, quanto comercial.

Em um bairro residencial, a maior incidência de clientes será de famílias. Já em um bairro comercial, de pessoas que trabalham próximo ao local e arredores.

Isso é importante levar em consideração principalmente pensando em horários de funcionamento, quantidade de clientes que você tem expectativa de atender nos dias em que abrir, bem como funcionamento em fins de semana e feriados!

De toda maneira, pense em uma localização estratégica e privilegiada, com grande visibilidade.

Decida sobre o segmento que irá seguir

Existem diversos segmentos e tipos de padaria. Para montar a sua, você deverá escolher um (ou uns) deles.

  • Padaria de serviços: a mais comum
  • Padaria de boutique: mais refinada, também conhecida como padaria gourmet
  • Padaria fitness/vegana: oferece produtos orgânicos, veganos e/ou vegetarianos, focados no público fitness, pode oferecer também alimentos sem glúten
  • Padaria sem glúten: investe apenas nesse tipo de alimento
  • Padaria artesanal: trabalhar com patisserie e pães de produção própria
  • Padaria industrial: produz seus próprios pães e outras panificações e as distribui para outras padarias
  • Padaria de supermercado: localizada dentro do supermercado e que pode ser terceirizada

Cada um tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Já parou para pensar em qual você irá seguir?

Compre equipamentos e contrate colaboradores

Após a compra dos equipamentos (confira a lista completa aqui e veja o que cabe mais para a sua padaria!) e de itens como computador e impressora, considerando os valores colocados ali em cima, chegou a hora de contratar os seus colaboradores!

O número vai variar de acordo com o espaço que você terá disponível e também com os horários de funcionamento.

Em geral, as profissões que fazem parte deste tipo de negócio são: gerente de padaria (caso não seja você mesmo), operador de caixa, padeiro, ajudante de padeiro, atendente de padaria, encarregado de padaria, auxiliar de serviços gerais, balconista e garçom (caso você tenha um espaço para servir no local).

Para quem está inaugurando uma padaria de pequeno porte, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) indica pelo menos sete funcionários, incluindo um padeiro, dois atendentes de balcão e um caixa, além de outros profissionais com funções múltiplas.

É importante que, além de serem capacitados, estejam sempre sendo estimulados a dar o melhor de si e serem educados/simpáticos com os clientes.

O sucesso deles também é o sucesso da padaria e vice-versa!

Saiba mais sobre treinamento para equipes e os passos obrigatórios para um bom atendimento.

Prepare tudo para a inauguração

Com todas as etapas anteriores concluídas, agora é preparar para a inauguração!

Com um Sistema de Gestão Completo como o da Yooga já operando, funcionários contratados e equipamentos a pleno vapor e funcionamento, vale fazer um “barulho” no dia da sua inauguração para que você comece com o pé direito.

Contrate bandas de música, encha o espaço de bexigas de festas e promova um ambiente agradável e divertido de passar o tempo.

Outras ideias também são bem-vindas, como ter espaços de degustação dos seus produtos, ou mesmo promover descontos e promoções de inauguração.

Tenha muitas vendas

Para te ajudar a aumentar ainda mais as vendas da sua recém-inaugurada padaria e manter o seu sucesso por muitos e muitos anos, confira também estes conteúdos:

#VemPraYooga

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