COMO MELHORAR A MARGEM DE LUCRO DA SUA DOCERIA

Dicas práticas para você levar a sua doceria a um novo patamar neste fim de ano.

COMO MELHORAR A MARGEM DE LUCRO DA SUA DOCERIA

Fim de ano chegando e essa, depois da Páscoa, costuma ser uma data muito proveitosa para docerias e confeitarias mundo afora.

Doces em geral para depois da ceia de Natal e Ano Novo, pavês, mousses, chocotones, panetones, tortas e bolos estão entre alguns dos itens que o brasileiro, que ama um docinho, costuma pedir bastante nesta época.

E você, confeiteiro ou confeitaria, pode tirar o maior proveito possível dessa situação para melhorar a sua margem de lucro com estratégia, inteligência e vendendo muuuito.

Quer saber como?

É só ler tudinho desse post até o final!

O que é margem de lucro

Por aqui a gente tem vários conteúdos falando sobre margem de lucro, de restaurantes a distribuidoras de bebidas, passando também por hamburguerias, mas não tem como a gente não reforçar aqui sobre o que é este importante conceito para o mundo dos negócios, não é mesmo?

Vamos lá então:

A margem de lucro é um indicador financeiro que mede a rentabilidade de um negócio - no caso, a sua doceria - mostrando a porcentagem do lucro em relação à receita total gerada.

Em outras palavras, é a margem de lucro que vai indicar quanto de cada real faturado pela empresa se transforma efetivamente em lucro.

Existem diferentes tipos de margem de lucro, cada uma focada em uma etapa específica da análise financeira, como a margem bruta, a margem operacional, a margem líquida, entre outras.

Qual a margem de lucro ideal para uma doceria?

E por que, afinal, saber a margem de lucro da sua doceria é importante?

Bom, se ainda não ficou claro, é este indicador que irá ajudar você a avaliar a eficiência operacional da sua doceria, te dando base para, caso necessário, comparar a rentabilidade com outras docerias e identificar áreas onde os custos podem ser reduzidos para aumentar o lucro.

Se uma margem de lucro é alta, significa que a doceria é eficiente em gerar lucro.

Por outro lado, uma margem baixa pode indicar altos custos ou preços não tão competitivos na sua doceria.

É difícil dizer qual é a margem ideal para este modelo de negócio - tudo vai depender de fatores como localização, público-alvo, produtos, preços e etc.

Apesar disso, os especialistas afirmam que uma margem de lucro entre 30% e 50%, para uma doceria, é considerada uma margem ok.

Para facilitar o nosso trabalho, consideraremos, portanto, uma média entre essas duas porcentagens: ou seja, 40%.

Banner rosa e azul com dizeres "Seu negócio precisa de gestão" ilustra post sobre margem de lucro de docerias, do Yooga Blog.

Dicas práticas para melhorar a margem de lucro da sua doceria

Agora que você já sabe tudo sobre margem de lucro e a margem de lucro ideal para a sua doceria ou confeitaria, chegou a hora do show!

Veja como você pode fazer isso na prática por aí:

Trabalhe com encomendas

Mesmo com o brasileiro deixando tudo pra cima da hora, você, enquanto empreendedor ou empreendedora, não precisa ser assim também, né?

Épocas como Páscoa e Natal são épocas com muitos pedidos - se tudo der certo - e a melhor forma de se organizar são com as encomendas.

Você sabia que o sistema da Yooga agora permite que você configure, no seu cardápio digital, somente os produtos ou categorias que irá colocar para este tipo de pedido?

Pois é!

Com configurações personalizadas como tempo de produção, data e horário para entrega, agora, tanto você, quanto o seu cliente, conseguem olhar os produtos separados para agendamento.

Além de estipular prazos mínimos e máximos para produção e agendar suas entregas com precisão, você economiza tempo, otimiza o seu processo e deixa o seu cliente ainda mais feliz e satisfeito com uma entrega de qualidade.

Diz se não é a melhor forma de aumentar a sua margem de lucro?

Tenha capilaridade em sua divulgação

Outra forma de ter uma ótima margem de lucro aí na sua doceria, em especial neste fim de ano, é tendo capilaridade na sua divulgação.

Quando falamos em capilaridade, falamos em abrangência de atuação, sobre ocupar espaços e lugares.

Assim, o foco aqui é você estar no máximo de lugares possíveis, ou, ao menos, naqueles que o seu cliente está.

Não adianta também ter conta no TikTok, no YouTube, no Kwai, no Instagram e no X, se o seu cliente só usa o Facebook.

Ou desconsiderar um folder ou um ímã de geladeira que pode ir na sua bag, por exemplo.

Capilaridade é ocupar e criar a memória da marca na cabeça do seu cliente, mas com qualidade e uma produção de conteúdo, uma comunicação, unificada e personalizada de acordo com cada rede.

Na última edição Lucrativa, a professora de Confeitaria há 10 anos e criadora da Formação Confeitaria Turbinada, a maior formação de confeitarias e vendas do Brasil, Débora Alves, falou um pouco mais sobre esse assunto.

Clique aqui para conferir.

Saiba exatamente o que o cliente faz no seu cardápio

Você sabe o que o seu cliente faz no seu cardápio?

Onde ele desiste da compra?

Quais os itens que ele mais pede na sua doceria?

Ou qual o meio de pagamento mais utilizado?

Saber todas essas informações pode ser uma ajuda e tanto para a sua doceria ou confeitaria.

Com a nova funcionalidade Funil de Vendas, presente no Painel do Delivery do Delivery Próprio Yooga, você confere detalhes como:

  • Quem abriu o seu cardápio digital
  • Quem adicionou item
  • Adicionou ao carrinho
  • Configurou a forma de pagamento
  • Finalizou o pedido

Quer mais inteligência de negócio do que essa?

Explore seus canais de venda

Não é sobre estar na Yooga, no iFood ou no Rappi.

É sobre estar em ambos e usá-los de forma complementar.

Enquanto, no iFood, você tem uma vitrine e uma forma mais visível e abrangente de atrair os seus clientes, com Yooga, você não paga taxas por suas vendas e tem todos os dados dos seus clientes, podendo fidelizá-los e criar promoções especiais.

Isso, claro, sem contar com o Gestor de Pedidos integrado com ambos os marketplaces, para você receber e gerenciar todos os pedidos, de todos os cardápios, em um só lugar.

Esteja sempre de olho nos seus números

Sem dados, sem credibilidade.

Uma doceria ou confeitaria que se preze tem que estar sempre de olho nos seus números se quiser vender mais e aumentar a sua margem de lucro.

Para isso, a gente recomenda a nova tela do Delivery Yooga, com informações e comparativos relacionados a:

  • Ticket médio
  • Pedidos
  • Vendas
  • Taxa de conversão
  • E muito mais

Tudo isso de acordo com a semana, o dia, o mês e/ou o ano da operação da sua doceria.

Parece bom demais pra ser verdade?

Fique tranquilo(a) porque é verdade, sim!

Não é mágica, nem feitiçaria, é Gestão Suave e a Yooga a serviço do empreendedor food service!

Fidelize e tenha sempre para quem vender

Na Yooga, os seus clientes são seus, os dados do seu negócio são seus, tudo é seu!

Você pode aproveitar este fato para fazer o quê, então?

Isso mesmo, fidelizar os seus clientes e ter sempre para quem vender!

Além do nosso Programa Fidelidade, disponível para Delivery e PDV, na mais querida você também conta com CRM e o Yooga Nitro, que trabalham com comunicações exclusivas para grupos específicos de clientes, disparo de e-mail, SMS e mais: o céu é o limite!

Agora que você já sabe tudo sobre margem de lucro de docerias, que tal bater um papo com nossos especialistas para saber mais sobre cada uma dessas novidades?

Fica também a dica de conferir esse post aqui do Yooga Blog: Como vender mais para os mesmos clientes

Até mais!

Banner rosa e azul com dizeres "Seu negócio precisa de gestão" ilustra post sobre margem de lucro de docerias, do Yooga Blog.