ATUALIZE SEU MODELO DE NEGÓCIO E LUCRE MAIS EM ALTAS TEMPORADAS

No setor de bares e restaurantes, como em qualquer outro, não dá para desconsiderar as temporadas mais movimentadas, como as férias de verão ou datas comemorativas como o Dia dos Namorados ou Dia das Mães.

No entanto, essa não é uma máxima que vale para todos.

Afinal, o sucesso de uma alta temporada pode depender da sua localização, tema/conceito do seu restaurante, e até do clima local.

Para que você não saia prejudicado ou prejudicada sem um desses fatores, reunimos aqui algumas práticas para o seu restaurante ter mais sucesso e ser lucrativo não apenas nas melhores temporadas, como o ano inteiro, inclusive atualizando o seu modelo de negócio.

Confira!

O que pode ser considerado como alta temporada

Como comentamos anteriormente, a alta temporada para os restaurantes pode variar dependendo do local e do tipo de estabelecimento.

No entanto, geralmente, os períodos de alta temporada nos restaurantes estão associados a épocas em que há um aumento significativo no número de clientes.

Alguns exemplos de alta temporada incluem:

Feriados e datas comemorativas

Feriados nacionais, como Natal, Ano Novo, Páscoa e Dia dos Namorados, geralmente são períodos de alta demanda para os restaurantes.

As pessoas costumam sair para comer fora e celebrar essas ocasiões especiais, o que pode resultar em maior movimento no seu negócio.

Temporadas de férias

Durante as férias escolares e períodos de folga prolongados, como o verão ou o período de Natal, muitas pessoas estão de férias e aproveitam para viajar.

Os destinos turísticos e restaurantes nessas áreas tendem a receber um aumento significativo de clientes durante essas temporadas.

Exemplo: restaurantes localizados em Gramado (RS), no inverno, ou em Salvador (BA), no verão.

Eventos locais e festivais

Se um restaurante estiver localizado perto de locais onde ocorrem eventos populares, como festivais culturais, shows, eventos esportivos ou conferências, é provável que experimente uma alta temporada durante esses períodos.

Os participantes desses eventos costumam buscar lugares para comer e socializar nas proximidades.

Exemplo: restaurantes próximos a onde ocorre o festival Lollapalooza, em São Paulo (SP), ou próximos ao Rock in Rio, no Rio de Janeiro (RJ).

Tipos de modelos de negócio

Alguns modelos de negócio podem ser mais, digamos, adequados para cada alta temporada.

Para bares e restaurantes, os modelos de negócios irão ditar como cada estabelecimento irá preparar, apresentar e servir as refeições do seu cardápio.

Um modelo de negócio inclui tudo, desde quando o cliente entra em seu restaurante (ou em seu cardápio digital) até a hora do pagamento ser concluído.

Os dois modelos de negócio mais comuns em restaurantes são os que trabalham com os serviços de mesas e balcão.

O serviço de mesa é o “modelo padrão” e mais conhecido, onde os clientes fazem seus pedidos por um cardápio à la carte e são servidos por um garçom na própria mesa do salão do restaurante.

Já o atendimento voltado para balcão oferece uma experiência mais rápida, onde os clientes fazem e recebem o pedido em um balcão, pagando, muitas vezes, antes mesmo de consumir a refeição.

Alguns modelos de negócio também incluem:

  • Coma o que quiser: onde os clientes comem o quanto quiserem e pagam por um preço fixo;
  • Buffet self-service: calculado a partir do quilo e da quantidade de comida colocada no prato do cliente - exige menos colaboradores e menos custos, afinal, o próprio cliente se serve, pesa na balança e paga;
  • Fast food: caracterizado por refeições rápidas e com preços acessíveis. Também pode ser considerado um serviço de balcão como o que já citamos anteriormente;
  • Monte o seu: muito comum em lojas de açaí e saladerias, onde os clientes montam o pedido a partir de fichas ou comandas.

Lembrando que estes são apenas alguns exemplos de modelos de negócio para ilustração e não incluem os serviços de delivery e suas variações, como take away ou same day delivery. Saiba mais sobre eles nesse post.

Repensando seu modelo de negócio para a alta temporada

Com tantas opções disponíveis, é comum ficar em dúvida sobre qual modelo de negócio faz mais sentido para você e seu restaurante, não é mesmo?

Apesar disso, o intuito aqui é que a gente possa te ajudar!

Inclusive, se necessário, dando possibilidades para que você possa atualizar o seu modelo de acordo com a temporada - e isso vai depender do seu público-alvo, do conceito do seu restaurante e do que você serve nele.

Por causa de fatores como a escassez de mão de obra e a sazonalidade, antes de simplesmente trocar a sua forma de atender, você precisará olhar para trás, considerando a sua equipe e levando sempre em conta a experiência do cliente.

Vamos falar um pouco mais sobre isso?

Analise seu modelo atual

Primeiro, dê uma olhada no modelo de negócio atual do seu restaurante. Analise seus prós e contras e, em seguida, se pergunte: o que está indo bem e o que pode ser melhorado?

Você pode notar, por exemplo, que, durante os horários de pico, seu restaurante está com longas filas de espera.

Então por que não investir em um totem de autoatendimento e mudar o seu negócio para este modelo?

Consulte os dados

Na dúvida, lembre sempre de consultar os seus dados.

Os dados são essenciais para a tomada de uma boa decisão e poderão te trazer alguns insights a respeito dos seus custos, estoque e clientes.

Considere também qual tecnologia e sistema de gestão você está usando, se estiver usando um, e como ele está contribuindo para o seu negócio.

Com Yooga, por exemplo, você consegue acessar relatórios e dashboards sobre o seu negócio em tempo real, de onde estiver.

Considere a contratação (ou não) de mais pessoal

Na hora de escolher o modelo de negócio mais adequado para a alta temporada, você deverá avaliar também os seus custos de mão de obra, incluindo possíveis treinamentos de equipe.

O que mais importa para seus clientes? O que você está disposto ou disposta (ou não) a sacrificar?

Um novo modelo de negócio pode tirar um pouco dessa pressão de ter muitos funcionários.

Como mostrado anteriormente, com modelos como balcão ou self-service, menos colaboradores são necessários.

Pensando na experiência do cliente

Grande parte dos clientes, hoje, dizem preferir gastar dinheiro em uma verdadeira experiência.

Você tem escutado o que o seu cliente diz? Qual é essa verdadeira experiência para ele?

É ter um super atendimento ou conseguir comer mais rápido? É ter mesas para se sentar e esperar o prato vir da cozinha ou poder montar o prato do jeito que quiser?

Ao adotar um atendimento centrado no cliente, seu bar ou restaurante tem muito mais chances de prosperar na alta temporada.

O grande segredo

No final das contas, o grande segredo é se manter adaptável e flexível diante das oportunidades que se colocarem à sua frente.

Ao ouvir o seu cliente, focar em operações eficientes e implementar soluções de tecnologia no seu bar ou restaurante, você estará pronto para as temporadas mais movimentadas da sua cidade.

É essencial que você avalie continuamente as estratégias do seu negócio.

Com as ferramentas certas, o seu restaurante poderá navegar com sucesso no mar dos negócios, surfando as melhores ondas.

Conte com a Yooga nessa jornada. Conheça nossos planos!