COMO OTIMIZAR A OPERAÇÃO DO SEU RESTAURANTE PARA O CARNAVAL
O Carnaval está chegando!
Dentro de alguns dias, os foliões já sairão às ruas para aproveitar os bloquinhos, marchinhas e toda a alegria e felicidade trazida por essa época do ano.
Se você quer aproveitar essa movimentação e turbinar as vendas do seu restaurante na data, é preciso também otimizar a sua operação.
Quer saber como você pode fazer isso?
Confira no conteúdo de hoje!
Acabe com as filas de espera
Você sabia que, ao otimizar a sua operação, você consegue aumentar a sua produtividade, diminuir custos e trazer mais lucros para o seu restaurante?
Em um período como o Carnaval, então, onde o faturamento do setor deve crescer em até 15% no ano de 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), isso é de extrema importância.
O movimento deve aumentar em todas as regiões ainda de acordo com a associação, com destaque para Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Você não vai querer ficar pra trás, vai?
Pense, por exemplo, nas filas que o Carnaval, bem como o verão, podem trazer para o seu negócio, uma vez que mais pessoas estarão na rua e consumindo suas refeições.
Mas existem algumas maneiras de evitar com que elas aconteçam.
Se o seu problema são as filas para pagar no caixa, você pode, por meio de um sistema que atenda suas necessidades fiscais, como o da Yooga, agilizar a emissão das suas notas fiscais de venda.
Você gera sua NFC-e ou NF-e, com apuração de impostos junto ao órgão regulador, sem maiores dores de cabeça ou complicações.
Já se a sua questão são as filas na porta do seu restaurante ou mesmo de atendimento junto à sua mesa, você também pode otimizar a sua operação através da contratação de um sistema de balcão e mesas por senha ou mesmo de um cardápio QR Code, onde o seu cliente vai poder conferir o seu menu apenas apontando a câmera para o código.
Muito mais prático, não é mesmo?
Veja mais: 10 vantagens e ferramentas para otimização de processos em restaurantes
Chega de atraso no preparo e saída dos pedidos
Imagine a seguinte situação: o bairro onde seu bar ou restaurante está é um dos principais pontos de encontro para a galera que curte os bloquinhos de rua no Carnaval.
Seja no início ou no final deles, para começar a festa já de estômago forrado ou finalizar já acabando com aquela fome matadora, certamente o seu estabelecimento vai ser considerado pelos foliões.
Nisso, vai chegar é gente por lá. Muitas pessoas pedirão ao mesmo tempo, o ritmo dos garçons vai ter que aumentar e a produção da cozinha também não pode ficar pra trás.
Já pensou na loucura?
Mas existem também duas formas de otimizar todos esses desafios.
O primeiro deles é colocando um Sistema KDS na sua cozinha, ou seja, aquelas telas grandes que concentram os pedidos, como vemos em grandes redes como o McDonald 's, por exemplo.
Com um KDS, o processo fica mais ágil e simplificado, e assim que o garçom lança o pedido, ele já é encaminhado para o seu destino de preparo.
Mesa, balcão e delivery chegam em tempo real na cozinha, todos organizados na mesma tela.
“E como isso resolve o problema dos meus garçons?”, você pode estar se perguntando.
Uma opção é você colocar o atendimento de um Garçom Digital, onde, como no cardápio QR Code, o seu cliente vai escanear um código e ser recebido por um garçom comandado por inteligência artificial, na tela do celular dele.
Tudo de forma personalizada e automatizada!
Já conhece o João, aliás?
Ele é o nosso Garçom Digital e interage com os clientes do envio dos pedidos diretamente para a cozinha ao fechamento da conta.
Nesse caso, seus garçons vão se preocupar somente em proporcionar uma experiência ainda melhor aos seus clientes, recebendo-os, indicando-os pratos de destaque, entre outros.
Muito fácil, né?
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Sistema KDS
Proporcione a melhor experiência para o seu cliente
Otimizar a operação do seu restaurante significa também proporcionar a melhor experiência, o melhor momento da vida do seu cliente.
E isso vai desde contratar ferramentas como as já citadas até ações simples, como cuidar da decoração do seu bar e restaurante.
Que tal abrilhantá-lo com adereços carnavalescos?
Vale tudo: confete, serpentina, máscaras personalizadas, pandeiros, triângulos e até a bandeira da sua escola de samba favorita.
E a música? Já pensou que colocar enredos famosos para tocar ao fundo do no seu negócio pode ajudar ainda mais o seu cliente a entrar no clima do Carnaval?
Já tá ouvindo daí? Por aqui já estamos no “Osquindô lê lê, Osquindô lá lá”!
Outras dicas rápidas para otimizar ainda mais a sua operação neste Carnaval
Para finalizar, confira outras dicas rápidas para otimizar ainda mais a operação do seu bar ou restaurante na época mais animada e feliz do ano.
Planejamento de estoque
Antes do Carnaval, verifique os níveis de estoque de alimentos e bebidas, fazendo uma previsão realista da demanda durante o evento.
Compre tudo com antecedência, ok? Assim, você evita correrias e interrupções no serviço.
Com o Sistema de Gestão da Yooga, você conta com gestão de estoque, complementos e produtos, garantindo os itens de estoque mínimo e tendo total controle das suas mercadorias.
Equipe suficiente e treinada
Certifique-se de ter uma equipe suficiente e capacitada para atender ao aumento da demanda durante os dias de Carnaval.
Treine a equipe para lidar com as situações que serão comuns durante a semana, como alta procura, horários diferenciados de funcionamento e um ambiente de festa.
Capacite-a também para saber administrar infortúnios como pessoas alcoolizadas e possíveis brigas, que infelizmente se tornam frequentes nesta época.
Garanta, ainda, um local limpo, organizado e bem iluminado para receber os clientes, verificando as condições dos equipamentos e se assegurando de que eles estejam funcionando corretamente.
Continue no assunto: Treinamento para garçom: passo a passo completo
Cardápio otimizado
Ofereça opções de comida e bebida que “casem” com o grande evento, como comidas rápidas, lanches e bebidas refrescantes.
Considere também oferecer opções vegetarianas e para outras restrições alimentares.
Promoções e investimento em marketing
Durante o Carnaval, as pessoas estão mais dispostas a gastar. Por isso, ofereça promoções especiais para atrair mais clientes, como, por exemplo, descontos em combos, promoções para grupos e até promoções relâmpagos.
Algo muito bacana de se promover também é ao menos um prato principal, em oferta, se possível, por dia.
Ex: Se você trabalha com buffet self-service, segunda-feira pode ser o Dia do Feijão Tropeiro do Samba, enquanto a terça-feira de Carnaval apresentará o G.R.E.S Unidos do Strogonoff, onde cada prato estará em promoção ao longo dos respectivos dias.
Lembre-se também de promover o seu restaurante com antecedência usando mídias sociais, anúncios online, outdoors, panfletos, entre outros canais de marketing que mais fizerem sentido com o seu negócio, dependendo, é claro, do seu orçamento.
Alerte os clientes sobre os horários de funcionamento, localização, menu e qualquer outra informação relevante.
A preparação é a chave para o sucesso durante o Carnaval, então não hesite em planejar com antecedência e investir na preparação adequada do seu restaurante para esta época do ano.
Conte com a Yooga nesta e em todas as grandes datas do ano.