SAZONALIDADE EM RESTAURANTES: O QUE FAZER PARA CONTINUAR PROSPERANDO EM DIFERENTES ESTAÇÕES

Será que o outono é mesmo sempre igual, como diria a música?

SAZONALIDADE EM RESTAURANTES: O QUE FAZER PARA CONTINUAR PROSPERANDO EM DIFERENTES ESTAÇÕES

Primavera, verão, outono e inverno.

Mais do que simples estações, as quatro temporadas têm, cada uma à sua maneira, a sua forma de continuar fazendo você prosperar no seu bar e restaurante.

Seja com comidas específicas para o verão ou para qualquer uma destas estações, as mudanças sazonais podem fazer com que seu negócio atraia mais clientes.

Neste momento, não dá pra deixar a peteca cair, não é mesmo?

Por isso, também é importante ter funcionários à altura e que estejam dispostos a lidar com o alto fluxo de movimento.

Saiba mais no conteúdo de hoje!

Como as estações do ano podem afetar seu restaurante

Enquanto 45% das pessoas jantem fora várias vezes por semana, esse número é impactado por fatores relacionados às estações.

Isso porque ninguém gosta de sair muito quando as temperaturas estão mais baixas, não é mesmo? Existem estabelecimentos que nem chegam abrir, dependendo da região.

Do contrário, os dias (e noites) de verão atraem sempre um bom número de clientes.

Mais importante do que isso, no entanto, é você saber fluir e lucrar independente da estação.

A alta temporada, no Brasil, geralmente dura de setembro a março - exceto dezembro, onde muitas pessoas viajam e só querem pensar no Natal e na virada do ano.

Já a baixa, geralmente, dura de abril a agosto, também épocas mais frias, envolvendo o outono e o inverno.

Ao ter em mente informações como essa, você já pode se planejar com antecedência, mudando sua estratégia de marketing, reduzindo os custos de contratação de equipe e criando cardápios sazonais (como 24% dos restaurantes fazem).

Para aumentar sua margem de lucro, se planejar com antecedência faz toda a diferença.

Como agir em cada uma das situações

A estação ditará o quão ocupado e movimentado estará o seu restaurante. Naturalmente, isso mudará a forma como ele funciona.

Em estações mais movimentadas, como a primavera e o verão, você provavelmente terá mais dinheiro entrando no negócio, mas também terá mais gastos e dor de cabeça com mais ingredientes para lidar no estoque e mais custos com garçons extras, por exemplo.

Já em estações menos cheias, você pode ter um menor fluxo de caixa, mas também menos gente na operação. Os custos também podem acabar aumentando.  

Como contratar e treinar sua equipe para estações mais movimentadas

Mais da metade dos donos de restaurantes citam a contratação de mão de obra como o principal desafio enfrentado por seus negócios.

Lembre-se de que a alta temporada é a mesma para praticamente todo o setor de restaurantes, então, você estará competindo com outros restaurantes por bons profissionais.  

Assim, é de extrema importância começar a planejar cedo todo este recrutamento.

E por "cedo", neste caso, estamos falando de 3-4 meses antes de uma temporada movimentada.

Se você quer contratar para o verão, em dezembro, por exemplo, é recomendado começar a procurar em agosto.

Você pode divulgar suas vagas em redes sociais, jornais e até mesmo procurar por alunos em cursos de Gastronomia, caso a vaga seja destinada à cozinha.

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Ofereça remuneração e benefícios competitivos

As contratações de altas temporadas costumam ser bastante competitivas. Pense em um shopping contratando para as vendas de Natal, por exemplo, e você saberá do que estamos falando.

No caso do setor de bares e restaurantes, você não apenas estará competindo com outros restaurantes, mas também com outros estabelecimentos de varejo, estágios corporativos e outras empresas.

Uma das melhores coisas que os donos de restaurantes podem fazer para se destacar, nesse sentido, é oferecer salários justos e benefícios competitivos.

Aqui, não estamos falando apenas de garantir o famoso 10%, mas também um ambiente de qualidade, saudável, motivador e com um bom trabalho em equipe.

A gamificação pode ajudar nesta tarefa, bem como um bom treinamento.

Afinal, se você perder o controle, ter muitos funcionários, que não sabem muito bem o que fazer, trabalhando, ao mesmo tempo, será um desperdício de tempo e dinheiro.

A capacitação nessas horas é fundamental!

Conte com a tecnologia

É claro que você pode usar a tecnologia para o seu recrutamento, sim, mas para muitas outras coisas também, desde a gestão de estoques, passando pela contabilidade até a facilidade de um cliente chegar e pedir tudo por um cardápio QR completo.

Ferramentas, como o Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo da Yooga, oferecem para você esse lugar seguro.

Com ele, você poderá gerenciar estoque, produção e cozinha de forma integrada e simplificada, em um só lugar, e de onde estiver.

Com quatro cliques você lança um pedido e, se preferir que o cliente faça isso, da casa dele, com o nosso cardápio digital, ele poderá não apenas fazer e pagar pelo pedido dele, como também agendá-lo.

Mas isso não é nem um terço do que a Yooga pode fazer por você!

Por isso, a gente já adianta que vale falar com um de nossos especialistas, sem compromisso, para que te mostremos que existe um jeito mais fácil de gerenciar o seu restaurante, ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça.

Depois não diga que não avisamos, hein!

Use os dados para tomar as melhores decisões

Todos os setores, incluindo o setor de bares e restaurantes, estão se movendo para usar dados para tomar decisões.

Não é à toa: os dados são especialmente úteis quando se planeja a sazonalidade dos restaurantes.

Eles não apenas irão informá-lo sobre as tendências gerais do restaurante, como também poderão te dar uma visão geral melhor da equipe e da operação.

A Yooga também te ajuda nisso: são relatórios completos, descomplicados e um dashboard em tempo real personalizado para você.

Quer saber quais itens geram mais vendas? Quais são os melhores horários de funcionamento? Ou mesmo o desempenho dos seus garçons?

Com o nosso dashboard inteligente, você tem acesso a tudo isso, o que, inclusive, vai te ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários e mantê-los na sua equipe durante as estações mais movimentadas e até mais.

Fica a dica

Para os donos de restaurantes, é imprescindível se planejar para a sazonalidade de seus negócios.

As diversas estações podem fazer uma grande diferença nas operações, especialmente quando se trata da contratação de pessoal.

Esperamos que esse post te ajude a lidar com isso da melhor forma, encontrando os melhores funcionários para o seu restaurante e empregando as ferramentas certas para ter sucesso.

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