MATRIZ DE VENDA PARA CONFEITARIAS: COMO CRIAR A SUA

A gente sabe que você estava esperando muito por esse conteúdo.

Desde o Doceria Lucrativa, onde recebemos a professora de Confeitaria há 10 anos e criadora da Formação Confeitaria Turbinada, a maior formação de confeitarias e vendas do Brasil, Débora Alves, viemos falando sobre matriz de venda para confeitarias em nossas redes sociais e outros canais de comunicação.

Agora, chegou a hora de nos aprofundarmos ainda mais neste assunto, dando todo o passo a passo para que você consiga, enfim, criar a sua matriz de venda perfeita.

Vamos lá?

O que é uma matriz de venda

Antes de começar a criar uma matriz de venda, é preciso saber o que é ela, não é mesmo?

De forma mais técnica, uma matriz de venda é uma ferramenta estratégica que organiza informações sobre os produtos ou serviços de uma empresa e os relaciona a fatores relevantes para a tomada de decisão por parte do cliente.

Essa matriz pode ser usada para identificar oportunidades de vendas, melhorar a performance, ou direcionar esforços para segmentos mais lucrativos.

Agora, de forma resumida, a matriz de venda também pode ser colocada como o que irá fazer com o que seu possível cliente (o famoso lead) converta lá no fundo do funil de vendas.

Digamos que ela é quem guia a jornada do cliente focando neste principal, que é a venda.

Formas de criar uma matriz de venda

Existem várias formas de criar uma matriz de venda para a sua confeitaria.

Tem gente que usa técnicas como a Pirâmide de Maslow, que fala sobre a hierarquia das necessidades humanas, ou mesmo a Matriz de Objeções em Vendas, que ajuda a quebrar as possíveis objeções do seu lead em soluções oferecidas pelo seu produto.

No entanto, a que iremos nos ater aqui é a dada pela própria Débora Alves durante o evento.

Esta, segue estes 10 passos abaixo:

  • Produto bom
  • Canais de venda
  • Modelo de negócio
  • Preço alinhado
  • Apresentação do produto
  • Profissionalização
  • Divulgação
  • Constância
  • Atendimento
  • Pós-atendimento

Vamos entender melhor sobre eles?

Passo a passo para criar a sua própria matriz de vendas

1) Produto bom

Este primeiro passo é óbvio, mas tem gente que o subestima.

O produto da sua confeitaria tem que ser bom!

Na verdade, mais do que bom, ele tem que ser maravilhoso, estupendo, afinal, de produtos apenas “bons”, o mercado tá cheio, concorda?

Além disso, essa parte também diz sobre um operacional eficiente.

Como anda a sua produção? Há formas de melhorá-la para deixar a sua entrega final ainda mais gostosa e ágil? Existe demanda para o que você faz?

Você tem procurado se informar sobre tendências e atualizado as suas gostosuras com as últimas técnicas utilizadas no mercado?

Cabe se fazer essas perguntas na hora de executar este primeiro passo.

2) Canais de venda

Há capilaridade nos seus canais de venda? Você está onde o seu cliente está?

Explorar este tópico é essencial para que você saiba não somente para quem vender, mas também onde.

Vamos ver alguns exemplos de canal e falar mais sobre eles, como trazido pela confeiteira no evento:

  • Boca a boca: É a recomendação direta entre os seus clientes, baseados em suas experiências positivas e até mesmo em avaliações no Google, cada vez mais relevantes.
  • Porta a porta: A famosa venda presencial, com abordagem direta ao seu cliente em suas residências ou locais de trabalho. Quem nunca?
  • Rua/Comércio: É a venda ativa em áreas públicas, como ruas ou feiras, com grande fluxo de pessoas. Pode ser um bom atrativo e reforço de marca.
  • Delivery: Entrega de produtos diretamente ao cliente, geralmente após pedido por telefone, aplicativo ou cardápio digital. É o queridinho das confeiteiras.
  • Revenda: Aqui, temos a distribuição de produtos por intermediários que os revendem ao consumidor final. Hoje, temos parceiros que trabalham com doces congelados que são vendidos para restaurantes e revendidos aos seus clientes como sobremesa. Para servir, basta aquecer.
  • Loja física: É o PDV, o ponto de venda fixo, onde os clientes podem ver, experimentar e comprar os seus itens in loco.
  • Redes sociais: Não vale só para divulgação, vale para a venda também.

3) Modelo de negócio

Qual é o seu? Ok, sabemos que provavelmente é uma doceria ou confeitaria.

Mas com o quê você trabalha? Quais formas que o seu produto pode chegar até o seu cliente?

Somente pronta entrega via delivery e loja física? Realiza também por agendamentos/encomendas? Os dois?

Leve isso em consideração neste terceiro passo da sua matriz de vendas perfeita.

4) Preço alinhado

Você sabe quais são os seus custos de produção? Qual sua margem de lucro? Quanto precisam ser seus produtos para você não ter prejuízo? Possui a ficha técnica de cada doce do seu estabelecimento?

Um preço alinhado, inclusive com a concorrência, é a chave para que os clientes que você deseja paguem também o que você deseja.

Fica a dica!

5) Apresentação do produto

A apresentação do seu produto é bonita ou estamparia facilmente aquela página do Facebook de “comidas feias”?

Ter um produto bonito, apetitoso, onde as pessoas o comem com os olhos, é fundamental na construção da matriz de vendas da sua confeitaria.

Use e abuse não apenas de sua montagem, para deixá-lo ainda mais formoso, mas também na produção de fotos e vídeos para as redes sociais, cardápio digital, folders e outros.

6) Profissionalização

Por que o seu cliente deveria comprar de você e não do outro? Há algo que chame a atenção mais no seu produto do que no dele?

Você tem uma marca forte ou ainda trabalha com amadorismo?

Se quiser que a sua matriz de vendas te traga bons frutos, muita atenção nos pontos abaixo e na sua personalização

  • Formalização: não dá pra ficar vivendo de pessoa física pra sempre, né?
  • Identidade visual: uma marca forte traz um retorno igualmente forte.
  • Rede social: não há como escapar delas hoje em dia.
  • Lacre/embalagem: esse diferencial, além de ficar uma graça, faz com o que o seu produto possa chegar ainda mais seguro na casa do cliente, sem revirar.

7) Divulgação

Quem não é visto, não é lembrado.

Por isso, não deixe de estar no grupos de WhatsApp/Facebook, nas redes sociais, de usar o stories e o status de cada uma delas, fazer campanhas de tráfego pago, e parcerias com o comércio local e microinfluenciadores.

Lembra que, no número 2, falamos que estes também podem ser bons canais de venda, né?

E isso porque falamos apenas de digital, mas você também pode investir no offline, em spots para rádio, anúncios em jornal, folders, imãs de geladeira e mesmo a bag personalizada pode divulgar o seu trabalho.

Tem empreendedora que trabalha até com camisas especiais da marca!

Por que não?

8) Constância

Chegando ao oitavo e antepenúltimo passo da sua matriz de vendas perfeita, não esqueça da constância nos sete últimos itens.

Ela é fundamental para te levar ainda mais longe!

Tem gente que acha que constância tem a ver com fazer o que você faz de melhor todos os dias.

Entretanto, pensando na saúde mental das nossas confeiteiras, preferimos, aqui, falar de uma constância mais humanizada, onde você faz o possível a cada dia, às vezes dando o seu melhor, às vezes dando o seu mínimo, mas sempre tentando crescer e amadurecer pessoalmente e profissionalmente no seu empreendimento.

Isso também é constância.

9) Atendimento

Qualidade, simpatia e cortesia, além da pessoalização e da humanização do seu cliente, fazem parte de uma boa experiência de atendimento.

Aliás, não apenas isso, como também o modo como o cliente vai se sentir ao acessar os seus pontos de contato.

Com Yooga, por exemplo, é fácil e intuitivo fazer um pedido no cardápio digital.

Já na loja física, um dos nossos grandes diferenciais é poder fazer com o que seu cliente faça o pedido por meio de um QR code e do nosso Garçom Digital, o que diminui filas e agiliza o atendimento.

Entre tantas outras vantagens que a nossa querida Débora Alves recomendou ao usar Yooga!

Seu cliente ficará encantado!

10) Pós-atendimento

Por fim, o pós-vendas ou pós-atendimento.

Não adianta apenas ter uma venda única com o seu cliente e depois esquecer dele para o resto da vida.

Este momento da matriz de vendas é tão relevante quanto os outros, pois fideliza o seu cliente e faz com que ele volte a consumir na sua confeitaria mais vezes.

Já diria Philip Kotler, uma das maiores referências de marketing do mundo, “conquistar um novo cliente custa até 7x mais do que manter um antigo”.

Que tal um cupom de desconto para que ele volte a fazer um pedido?

Saiba mais aqui: Como vender mais para os mesmos clientes

Hora de colocar tudo em prática

Agora que você já sabe os 10 principais passos para montar a matriz de venda perfeita para a sua confeitaria, não se esqueça de colocar tudo em prática com a ajuda da Gestão Suave da Yooga, que apareceu em diversos momentos desses passos.

Caso ainda não seja nossa parceira, chame a nossa equipe que será uma grande satisfação fazer com que a sua confeitaria seja gerida de um jeito mais fácil, ganhe mais dinheiro e que você tenha menos dor de cabeça.

Até a próxima!