2024 JÁ ESTÁ QUASE AÍ! COMO PREPARAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SEU RESTAURANTE PARA O ANO
Sabemos que a vida de quem comanda um bar ou restaurante pode ser agitada - e muito -, mas, para garantir sempre os melhores resultados, é preciso ter um combo diferente daquele que fica no seu cardápio: planejamento + estratégia.
Com 2024 batendo à porta, é hora de pensar no futuro do seu restaurante.
Se você é empreendedor ou empreendedora do ramo, esse post é para você.
No conteúdo de hoje, vamos falar sobre como preparar um planejamento estratégico para garantir o sucesso do seu negócio no próximo ano.
Quem vem com a gente?
O que é um planejamento estratégico
Antes de mais nada, vamos desmistificar o termo "planejamento estratégico". Não precisa se assustar, combinado?
Basicamente, apesar de parecer algo gigantesco e assustador, o planejamento estratégico é como um mapa que mostra onde você quer que o seu restaurante esteja daqui a um ano.
É como um GPS para o sucesso!
Ter um planejamento estratégico para 2024 no seu restaurante significa ter uma análise profunda do seu negócio.
Avaliar o desempenho financeiro, identificar os pratos mais populares, entender os horários movimentados, buscar feedback dos clientes… Essa análise detalhada é a base para tomar decisões estratégicas informadas e traçar os seus planos para o ano que nasce!
Como montar um planejamento estratégico para restaurantes
Agora que entendemos o que é, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Preparar um planejamento estratégico para o seu restaurante não é nenhum bicho de sete cabeças, viu?
Vamos às dicas separadas pela nossa equipe de especialistas do Yooga Blog!
Conheça o seu público de perto
Além de olhar para dentro, olhe para fora. Seus clientes são a alma do negócio.
Faça pesquisas de satisfação, converse com eles, entenda suas preferências.
Criar um perfil detalhado do seu público permite adaptar seu cardápio, marketing e serviços para atendê-los da melhor forma possível.
Observe a concorrência
Lembre-se, não é uma competição, mas é sempre bom saber o que os concorrentes estão fazendo, concorda?
Identifique o que eles fazem de bom e onde podem melhorar. Isso pode te dar insights valiosos para o seu próprio negócio.
Aprender com os outros é uma estratégia inteligente de negócios - não importa a situação!
Defina metas realistas
Nada de mirar na lua se você não tem um foguete, dono e dona de restaurante.
Por isso, seja realista ao definir suas metas!
Pode ser aumentar o faturamento em X%, conquistar novos clientes, expandir para novas localidades, sair da loja física e ir também para o delivery…
Metas alcançáveis mantém a equipe motivada!
Coloque estratégias em prática
Com as metas em mente, é hora de traçar estratégias.
Isso pode envolver mudanças no cardápio, promoções especiais, parcerias com fornecedores, eventos temáticos ou a inclusão de tecnologia para facilitar o atendimento.
Seja criativo(a)! A inovação é o tempero que diferenciará o seu restaurante!
Formas de se diferenciar
O que trouxemos até aqui é apenas o básico de como montar um planejamento estratégico para restaurantes.
No entanto, você pode complementá-lo ainda mais para se diferenciar frente à concorrência.
Quer saber como?
Então vem!
Foco no marketing
Em tempos de redes sociais, ter uma presença online é essencial. Invista em marketing digital para promover seu restaurante, interagir com os clientes e atrair novos públicos.
Não deixe de lado as avaliações online, elas podem ser suas maiores aliadas!
Aprenda como configurar o Google Meu Negócio do seu restaurante e como fazer com que ele apareça no Google Maps e Waze!
Treinamento de equipes
Uma equipe bem treinada faz toda a diferença, não é mesmo?
Portanto, invista em treinamentos para garantir que todos estejam alinhados com a visão e os valores do seu restaurante.
Clientes satisfeitos voltam - e se fidelizam!
Tecnologia em todo lugar
A tecnologia veio para ficar, da cozinha até o salão, passando pela entrega, caso você trabalhe com delivery.
Avalie a possibilidade de investir em sistemas de gestão como o da mais querida Yooga.
Além de otimizar os seus processos internos, ter Yooga é ganhar em produtividade, lucratividade, e não ter mais dor de cabeça com a gestão do seu restaurante.
O controle do seu negócio fica todo nas suas mãos e você, assim, pode ter mais tempo livre e de lazer com sua família e amigos!
Sustentabilidade em alta
A preocupação com o meio ambiente é uma tendência que veio para ficar.
Dessa maneira, lembre-se de adotar práticas sustentáveis no seu restaurante, como a redução do uso de plástico, a reciclagem de resíduos e a utilização de ingredientes locais e sazonais.
Aprenda a reduzir o desperdício de alimentos no seu restaurante.
Não esqueça do bom atendimento ao seu cliente
Além desses pontos, a importância do atendimento ao cliente também deve ser uma de suas prioridades na hora de traçar o planejamento estratégico para 2024.
Um sorriso sincero e um serviço atencioso fazem com que os clientes voltem e recomendem o seu restaurante para amigos e familiares.
Invista na capacitação da sua equipe para proporcionar uma experiência memorável, combinado?
Caso algo não saia como o planejado e o seu cliente, porventura, fique insatisfeito com ela, aqui te damos uma forma de contornar tudo isso.
Ajustes conforme o necessário
Preparar um planejamento estratégico para o seu restaurante pode ser a chave para o sucesso em 2024.
Analise, planeje, execute e, claro, ajuste conforme necessário!
Como dizemos por aqui, não existe bala de prata. Na prática, isso quer dizer que você pode, sim, ir fazendo ajustes ao longo do caminho e se adaptando de acordo com a sua realidade.
Consistência, trabalho duro e longo prazo é o que vão fazer toda a diferença nessa e em todas as horas!
Com dedicação e criatividade, o próximo ano pode ser ainda mais gostoso para o seu bar ou restaurante.
Boa sorte, bom apetite e não se esqueça de contar com a Yooga em 2024 - e nos próximos anos!
Podemos te ajudar, inclusive, com os dados estratégicos por meio dos nossos relatórios e dashboards atualizados em tempo real. Para a montagem de um planejamento estratégico, isso é fundamental, como dissemos anteriormente.