7 FORMAS DE AUMENTAR O SEU FATURAMENTO COM YOOGA

Aproveite o máximo do seu sistema de mesas e balcão, delivery, fiscal, gestão e pagamentos!

7 FORMAS DE AUMENTAR O SEU FATURAMENTO COM YOOGA

“Como faço para aumentar o meu faturamento?”.

Acredite, dono ou dona de restaurante: essa famosa pergunta é mais comum do que se pensa.

Se você também já se fez ela em algum momento da sua vida empreendedora, saiba que não está sozinho(a).

E foi pensando nisso que, em nosso Instagram @yoogatecnologia, criamos a série “7 dias, 7 formas de aumentar o seu faturamento com Yooga”.

Durante 7 dias, demos 7 super dicas, uma a cada dia, para você aproveitar o seu sistema de gestão, delivery e fiscal ao máximo.

O sucesso da série foi tão grande que decidimos trazer ela aqui para o Yooga Blog também!

Se você é de ler mais do que assistir ou quer ter um verdadeiro guia salvo aí pra você no seu restaurante a qualquer momento - que tal imprimir? - esse post é pra você!

1) Faça happy hours e promoções especiais

Fazer eventos e promoções especiais pode ajudar muito no faturamento do seu restaurante, principalmente durante a semana quando o movimento é mais baixo.

Que tal fazer um happy hour com música ao vivo? Experimente!

Você cria um ambiente descontraído e que gera conexão com os seus clientes, traz um diferencial competitivo e ainda atrai a galera que curte essa vibe.

Ah! Não esqueça de divulgar tudo nas suas redes sociais, viu?

Outra dica é fazer uma gostosa promoção de tira-gosto para fazer os seus clientes consumirem mais e aumentar o seu faturamento. Por aqui, já demos algumas dicas de porções com ele.

É válido também oferecer cupons de desconto para próxima refeição e definir um período para ele ser utilizado. Assim, você garante uma recompra em menos tempo.

Legal, né?

2) Tenha um menu estratégico

De nada adianta fazer as promoções e ações do tópico anterior se você não tem um cardápio atrativo e estratégico o suficiente para fazer eles voltarem, e é isso que vai maximizar os seus lucros.

Através da engenharia de cardápio, você pode criar categorias atraentes como “queridinho da casa”, “nosso carro-chefe” ou “prato do dia”.

Sempre organize essas categorias no topo do cardápio, para que sejam encontradas de primeira, de maneira fácil e rápida. A chance da galera pedir esses pratos é bem maior por conta do famoso “efeito manada”!

Na hora de ajustar os preços, é legal fazer uma pesquisa de valores na concorrência, sempre considerando a margem de lucro ideal para que você consiga manter a sua clientela e também atrair novos clientes sem perder ninguém para o restaurante do lado.

E é claro, não é só pensar nos preços, mas também nas preferências do seu público pra deixar tudo redondinho.

3) Diminua o tempo de espera

Quanto mais rápido for o seu atendimento, maior será o número de pessoas atendidas - principalmente no horário de pico, que é quando você fatura mais.

E o segredo pra isso é um só: atender mais gente, atender bem. É assim que você garante clientes fiéis e, até quem sabe, fãs da sua marca.

Pra te dar uma mãozinha nessa missão, é fundamental você ter um cardápio digital para os seus clientes fazerem o pedido mais rápido, concorda?

Ou, melhor ainda, um garçom digital, onde os pedidos feitos vão direto para a sua cozinha e lá, com o sistema KDS, você consegue organizar melhor o seu fluxo de pedidos e a sua equipe irá fazer o preparo muito mais rápido.

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre formas de aumentar o faturamento com Yooga.

4) Tenha um Programa Fidelidade

Conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo.

Um cliente fiel é sinônimo de compra recorrente, ou seja, mais dinheiro no seu bolso. Com um Programa Fidelidade, você recompensa os seus clientes mais assíduos, incentivando eles a continuarem comprando com você.

Quem não gosta de ganhar um brinde, sobremesa grátis ou um desconto exclusivo?

De quebra, você ainda garante informações importantes dessa galera e mantém um relacionamento mais próximo com eles.

Pro seu Programa Fidelidade dar certo, os seus clientes precisam saber que ele existe.

E sabe como você faz isso? Divulgando ele nas redes sociais!

5) Invista nas redes sociais e nos seus anúncios (com diferencial!)

A rede social é a alma do seu negócio e 99% dos bares e restaurantes do país usam elas para fazer marketing e aquecer o relacionamento com seus clientes, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Isso deixa bem claro que estar nelas não é suficiente: o segredo tá no diferencial que você entrega.

Com constância e um conteúdo envolvente, não é só o número de seguidores que você vai ver aumentar: o seu faturamento também!

Seus posts precisam ter objetivo: é assim que as pessoas se conectam e compram de você.

Conte o porquê do seu restaurante ter aquele nome nos stories, mostre os bastidores da sua cozinha e não se esqueça de divulgar o link do seu cardápio digital por lá também.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça dos anúncios direcionados para a sua região e público-alvo. Separe um dinheirinho todos os meses destinado a isso.

Aproveite, ainda, para usar todas as novidades que saem diariamente nas ferramentas das plataformas, seja ela o Instagram, o TikTok, o Facebook ou outras.

Ah! E claro: não esqueça de responder todas as suas mensagens e comentários para continuar sustentando e incentivando o engajamento do seu perfil!

6) Dê atenção aos feedbacks

Você sabe qual nota os seus clientes dariam para o seu restaurante hoje?

Dar atenção aos feedbacks, por incrível que pareça, também é uma forma de faturar mais, sabia?

O primeiro passo é você pedir por essas avaliações. Dá pra perguntar a opinião da galera pelas redes sociais ou fazer uma pesquisa online por meio de formulários, por exemplo.

Se você quer economizar tempo e ter mais eficiência, você também pode pedir feedbacks com o nosso Robô de WhatsApp.

Ao finalizar o atendimento, você pode perguntar se o cliente curtiu a experiência ou se ele tem alguma sugestão de melhoria.

Com certeza ele vai gostar de ter essa atenção especial por lá!

Depois que o feedback tá na mão, é hora de analisar as mudanças que fazem sentido para o seu restaurante e colocá-las em prática.

O objetivo aqui é alinhar as expectativas com o seu público e ainda ficar mais próximo dele. Essa também é uma oportunidade de mais gente conhecer o seu restaurante de forma orgânica, ou melhor: pelo famoso “boca a boca”!

7) Controle os custos do seu negócio

Dizem por aí que o melhor sempre fica pro final!

Para aumentar o seu faturamento, controlar os seus custos e sofrer menos com o aumento no preço dos produtos, é essencial que você faça uma boa ficha técnica.

Com ela, você sabe a quantidade e os custos dos insumos de cada prato, define a margem de lucro ideal para cada um deles, e ainda evita o desperdício de alimentos.

O segundo passo é ter controle do seu estoque.

Assim, você sabe quando e quanto de reposição precisa fazer pra não deixar insumo, ou melhor, dinheiro parado na prateleira. Além de não ter perder venda por não ter produto disponível.

Uma outra dica legal é ter fornecedores de confiança, com quem você consegue economizar negociando prazos e valores.

E sabe aquele prato que sempre volta com sobras para a cozinha?

Dá pra também ajustar a quantidade de comida que vem nele e evitar o desperdício.

Gostou da série?

É claro que nossas dicas não terminam por aqui!

Continue ligado(a) no Yooga Blog e em nossas redes sociais para não perder nada!

Até a próxima!

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre formas de aumentar o faturamento com Yooga.