7 FORMAS DE AUMENTAR O SEU FATURAMENTO COM YOOGA
Aproveite o máximo do seu sistema de mesas e balcão, delivery, fiscal, gestão e pagamentos!
“Como faço para aumentar o meu faturamento?”.
Acredite, dono ou dona de restaurante: essa famosa pergunta é mais comum do que se pensa.
Se você também já se fez ela em algum momento da sua vida empreendedora, saiba que não está sozinho(a).
E foi pensando nisso que, em nosso Instagram @yoogatecnologia, criamos a série “7 dias, 7 formas de aumentar o seu faturamento com Yooga”.
Durante 7 dias, demos 7 super dicas, uma a cada dia, para você aproveitar o seu sistema de gestão, delivery e fiscal ao máximo.
O sucesso da série foi tão grande que decidimos trazer ela aqui para o Yooga Blog também!
Se você é de ler mais do que assistir ou quer ter um verdadeiro guia salvo aí pra você no seu restaurante a qualquer momento - que tal imprimir? - esse post é pra você!
1) Faça happy hours e promoções especiais
Fazer eventos e promoções especiais pode ajudar muito no faturamento do seu restaurante, principalmente durante a semana quando o movimento é mais baixo.
Que tal fazer um happy hour com música ao vivo? Experimente!
Você cria um ambiente descontraído e que gera conexão com os seus clientes, traz um diferencial competitivo e ainda atrai a galera que curte essa vibe.
Ah! Não esqueça de divulgar tudo nas suas redes sociais, viu?
Outra dica é fazer uma gostosa promoção de tira-gosto para fazer os seus clientes consumirem mais e aumentar o seu faturamento. Por aqui, já demos algumas dicas de porções com ele.
É válido também oferecer cupons de desconto para próxima refeição e definir um período para ele ser utilizado. Assim, você garante uma recompra em menos tempo.
Legal, né?
2) Tenha um menu estratégico
De nada adianta fazer as promoções e ações do tópico anterior se você não tem um cardápio atrativo e estratégico o suficiente para fazer eles voltarem, e é isso que vai maximizar os seus lucros.
Através da engenharia de cardápio, você pode criar categorias atraentes como “queridinho da casa”, “nosso carro-chefe” ou “prato do dia”.
Sempre organize essas categorias no topo do cardápio, para que sejam encontradas de primeira, de maneira fácil e rápida. A chance da galera pedir esses pratos é bem maior por conta do famoso “efeito manada”!
Na hora de ajustar os preços, é legal fazer uma pesquisa de valores na concorrência, sempre considerando a margem de lucro ideal para que você consiga manter a sua clientela e também atrair novos clientes sem perder ninguém para o restaurante do lado.
E é claro, não é só pensar nos preços, mas também nas preferências do seu público pra deixar tudo redondinho.
3) Diminua o tempo de espera
Quanto mais rápido for o seu atendimento, maior será o número de pessoas atendidas - principalmente no horário de pico, que é quando você fatura mais.
E o segredo pra isso é um só: atender mais gente, atender bem. É assim que você garante clientes fiéis e, até quem sabe, fãs da sua marca.
Pra te dar uma mãozinha nessa missão, é fundamental você ter um cardápio digital para os seus clientes fazerem o pedido mais rápido, concorda?
Ou, melhor ainda, um garçom digital, onde os pedidos feitos vão direto para a sua cozinha e lá, com o sistema KDS, você consegue organizar melhor o seu fluxo de pedidos e a sua equipe irá fazer o preparo muito mais rápido.
4) Tenha um Programa Fidelidade
Conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo.
Um cliente fiel é sinônimo de compra recorrente, ou seja, mais dinheiro no seu bolso. Com um Programa Fidelidade, você recompensa os seus clientes mais assíduos, incentivando eles a continuarem comprando com você.
Quem não gosta de ganhar um brinde, sobremesa grátis ou um desconto exclusivo?
De quebra, você ainda garante informações importantes dessa galera e mantém um relacionamento mais próximo com eles.
Pro seu Programa Fidelidade dar certo, os seus clientes precisam saber que ele existe.
E sabe como você faz isso? Divulgando ele nas redes sociais!
5) Invista nas redes sociais e nos seus anúncios (com diferencial!)
A rede social é a alma do seu negócio e 99% dos bares e restaurantes do país usam elas para fazer marketing e aquecer o relacionamento com seus clientes, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Isso deixa bem claro que estar nelas não é suficiente: o segredo tá no diferencial que você entrega.
Com constância e um conteúdo envolvente, não é só o número de seguidores que você vai ver aumentar: o seu faturamento também!
Seus posts precisam ter objetivo: é assim que as pessoas se conectam e compram de você.
Conte o porquê do seu restaurante ter aquele nome nos stories, mostre os bastidores da sua cozinha e não se esqueça de divulgar o link do seu cardápio digital por lá também.
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça dos anúncios direcionados para a sua região e público-alvo. Separe um dinheirinho todos os meses destinado a isso.
Aproveite, ainda, para usar todas as novidades que saem diariamente nas ferramentas das plataformas, seja ela o Instagram, o TikTok, o Facebook ou outras.
Ah! E claro: não esqueça de responder todas as suas mensagens e comentários para continuar sustentando e incentivando o engajamento do seu perfil!
6) Dê atenção aos feedbacks
Você sabe qual nota os seus clientes dariam para o seu restaurante hoje?
Dar atenção aos feedbacks, por incrível que pareça, também é uma forma de faturar mais, sabia?
O primeiro passo é você pedir por essas avaliações. Dá pra perguntar a opinião da galera pelas redes sociais ou fazer uma pesquisa online por meio de formulários, por exemplo.
Se você quer economizar tempo e ter mais eficiência, você também pode pedir feedbacks com o nosso Robô de WhatsApp.
Ao finalizar o atendimento, você pode perguntar se o cliente curtiu a experiência ou se ele tem alguma sugestão de melhoria.
Com certeza ele vai gostar de ter essa atenção especial por lá!
Depois que o feedback tá na mão, é hora de analisar as mudanças que fazem sentido para o seu restaurante e colocá-las em prática.
O objetivo aqui é alinhar as expectativas com o seu público e ainda ficar mais próximo dele. Essa também é uma oportunidade de mais gente conhecer o seu restaurante de forma orgânica, ou melhor: pelo famoso “boca a boca”!
7) Controle os custos do seu negócio
Dizem por aí que o melhor sempre fica pro final!
Para aumentar o seu faturamento, controlar os seus custos e sofrer menos com o aumento no preço dos produtos, é essencial que você faça uma boa ficha técnica.
Com ela, você sabe a quantidade e os custos dos insumos de cada prato, define a margem de lucro ideal para cada um deles, e ainda evita o desperdício de alimentos.
O segundo passo é ter controle do seu estoque.
Assim, você sabe quando e quanto de reposição precisa fazer pra não deixar insumo, ou melhor, dinheiro parado na prateleira. Além de não ter perder venda por não ter produto disponível.
Uma outra dica legal é ter fornecedores de confiança, com quem você consegue economizar negociando prazos e valores.
E sabe aquele prato que sempre volta com sobras para a cozinha?
Dá pra também ajustar a quantidade de comida que vem nele e evitar o desperdício.
Gostou da série?
É claro que nossas dicas não terminam por aqui!
Continue ligado(a) no Yooga Blog e em nossas redes sociais para não perder nada!
Até a próxima!