TENDÊNCIAS DO SETOR FOOD SERVICE PARA 2024

Prepare-se para o novo ano e não fique atrás dos seus concorrentes.

TENDÊNCIAS DO SETOR FOOD SERVICE PARA 2024

Depois do nosso post sobre as tendências do setor food service para 2023 ter sido um dos posts mais acessados do ano, é claro que não poderíamos deixar de produzir um conteúdo para brindar a chegada de 2024!

O que será que o nosso setor nos reserva para este ano? Quais são as principais apostas dos especialistas?

E o que você, enquanto empreendedor e empreendedora do ramo, não pode deixar de saber e aplicar no seu bar ou restaurante?

Preparados?

É só continuar a leitura para saber mais!

Conheça as principais tendências do food service em 2024


Inteligência artificial

Óbvio que a tendência do momento não deixaria de aparecer em primeiro lugar dessa lista, não é mesmo?

A inteligência artificial (IA) chegou para ficar, inclusive no setor food service.

Para muito além do ChatGPT, o que temos visto é que as empresas têm adotado a tecnologia em cardápios digitais e na entrega via drones e robôs, em especial fora do Brasil.

De acordo com reportagem do portal de tecnologia Olhar Digital, o conceito deste último vai muito além de simplesmente entregar um pacote na porta de casa; ele envolve capacitar os próprios dispositivos a determinarem uma operação mais eficaz e segura.

No futuro, eles poderão, por exemplo, dizer se acham mais seguro deixar a entrega na porta da casa, na portaria ou na garagem.

Mas não precisa ir muito longe. Tem IA funcionando aqui em terras tupiniquins também!

O próprio iFood já revelou que investe e desenvolve diversos modelos de inteligência artificial para gerar mais eficiência na sua operação.

O objetivo? Além de melhorar a experiência do cliente, aperfeiçoar os processos internos do marketplace.

Alguns exemplos de como a IA já chegou por lá:

  • Pedidos através de comando de voz;
  • Montagem do cardápio do almoço ou do jantar, que possibilita comprar todos os ingredientes nas quantidades certas e com o melhor preço “de maneira simples e rápida”, de acordo com o próprio aplicativo;
  • Compartilhamento de toda a lista de supermercado de forma fácil.

Chatbots no WhatsApp

Também um fruto da IA, o famoso chatbot, que nada mais é do que um robô que conversa com você e simula um diálogo humano, também deve dominar todas as paradas do food service em 2024.

Por aqui, desde o ano passado, a Yooga oferece o seu Robô do WhatsApp, que conversa com o cliente do seu restaurante do início ao fim do pedido na plataforma de mensagens, de forma automática.

Você pode configurar mensagens pré-programadas de saudação, aceite de pedido, saída de pedido para entrega e, para finalizar, uma mensagem de pedido entregue/agradecimento.

A cada alteração de status via Delivery Próprio da Yooga, a mensagem é enviada automaticamente para o app de quem pediu.

Além de otimizar o seu processo de atendimento, fazendo com que você nunca mais perca um pedido pela demora em responder, ele melhora a experiência do cliente e, ainda, as operações da sua cozinha.

E não estamos sozinhos nessa, viu?

Nesta semana, a própria Domino’s Pizza Brasil lançou a versão 3.0 do robô de atendimento para pedidos via WhatsApp.

Criado pela Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de chatbots com inteligência artificial na América Latina, a tecnologia proporciona uma experiência mais conveniente aos clientes, permitindo-lhes explorar os sabores mais populares, sobremesas e muito mais!

Para garantir um atendimento mais eficiente, os 30 produtos mais vendidos da marca, abrangendo categorias como pizzas, bebidas e acompanhamentos, foram integrados ao DOM, nome dado ao chatbot.

Se até a gigante Domino’s tem um robô do WhatsApp pra chamar de seu, o que você tá esperando para falar com um de nossos especialistas e adquirir o seu Robô de WhatsApp da Yooga?

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre as principais tendências do setor food service em 2024, do Yooga Blog.

Grab and Go (ou Pegue e Leve)

O "Grab and Go" é uma verdadeira revolução para o food service, e prioriza a praticidade e a conveniência dos clientes.

De forma resumida, essa modalidade de entrega/retirada permite que eles retirem os seus pedidos prontos sem a necessidade de etapas adicionais.

Eles podem escolher entre uma variedade de produtos prontos para consumo imediato, desde sanduíches até bebidas, sem precisar esperar e podendo pagar por sistemas de pagamento sem contato, aplicativos móveis e dispositivos de autoatendimento feitos para para otimizar a experiência.

Provavelmente você já deve ter visto uma cafeteria, supermercado, aeroporto ou academia com a tecnologia…

É rápido, é fácil e é prático!

Além de, para os negócios, poder representar eficiência operacional, aumento nas vendas e a capacidade de se adaptar a diferentes locais.

Q-Commerce

O termo "Q-commerce" é uma abreviação de "Quick Commerce" (ou comércio rápido, na tradução livre para o português) e se refere a um modelo de negócio rápido.

Como já te contamos por aqui, essa tendência foi destacada pelo relatório Report Food&Tech Trends, feito em parceria da Galunion com o iFood.

O Q-commerce acompanha as necessidades mais atuais do consumidor, como a conveniência, a eficiência, a praticidade, a facilidade e a rapidez, com destaque também para a qualidade, frescor e preço mais baixo.

Assim, sairá na frente quem tiver, por exemplo, o tempo de entrega mais rápido do mercado food service.

Segundo a Galunion, 84% de pessoas apontam que tiveram problemas com delivery nos últimos meses, e dessas, 69% indicaram que o principal problema foi o tempo de entrega maior que o prometido.

Varejo no food service

Contadores de tráfego, câmeras para avaliação da expressão fácil, identificação de sexo e idade e sensores de temperatura para identificar áreas de aglomeração, que podem, por exemplo, permitir a revisão do fluxo do seu restaurante, foram destaques da última edição da NRF Retail’s Big Show 2024, a maior feira de varejo e consumo do mundo.

De acordo com a CEO da consultoria Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, essas tecnologias são extremamente comuns no varejo, mas ainda pouco acessadas no food service.

Será que em 2024 vingam? É o que iremos ver!

P.S.: Veja a lista de outros eventos do setor previstos para este ano!

Produtos artesanais e plant-based

Impulsionados por uma série de fatores que refletem as preferências dos consumidores e as suas mudanças de comportamento, os produtos artesanais estão destinados a serem um dos grandes protagonistas no cenário food service em 2024.

Isso porque, de uns tempos para cá, o interesse por métodos de produção tradicionais e autênticos, com o famoso selo “feito em casa”, têm alimentado - literalmente - a demanda por esse tipo de produto, desde pães e queijos até condimentos e sobremesas.

Utilizando, muitas vezes, receitas familiares e ingredientes de alta qualidade, longe de conservantes e aditivos, os empreendedores que investirem na categoria ao longo do ano podem se dar muito bem.

Na mesma pegada, os produtos plant-based, ou seja, à base de plantas, tendem a ganhar ainda mais espaço, em 2024, à medida que a conscientização sobre hábitos alimentares também aumenta.

Em busca de uma vida mais saudável, equilibrada e de bem-estar, com redução do risco de doenças crônicas e o aumento na ingestão de nutrientes essenciais, os clientes têm buscado opções mais sustentáveis em seus cardápios.

Detalhe: sem precisar se tornarem veganos ou vegetarianos - e isso já está mais que posto e comprovado!

Dessa maneira, incorporar produtos plant-based no seu restaurante não apenas atende a essa nova demanda, como também posiciona os estabelecimentos como inovadores e atentos às tendências dos dias atuais.

Aliás, a diversidade de sabores e texturas oferecida pelos produtos plant-based está rapidamente eliminando a ideia de que optar por eles significa “não ter o mesmo sabor”.

Bacana, né?

Autoatendimento

Os totens de autoatendimento seguirão também em alta no ano que nasce.

O seu objetivo principal, como já sabemos, é proporcionar uma experiência de atendimento mais rápida, eficiente e conveniente para os clientes, além de reduzir a carga de trabalho dos garçons/operadores de caixa e melhorar a eficiência operacional para as empresas que o utilizam.

Por meio de uma interface intuitiva e amigável, muitos deles podem aceitar diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, dinheiro, PIX ou até mesmo pagamento via smartphone.

É menos filas, menos chances de erros no lançamento de pedidos, maior rotatividade do seu restaurante e mais autonomia para o seu cliente.

Sabia que a Yooga dispõe de um totem de autoatendimento no seu Plano para Franquias?

Confira mais informações aqui!

Para fecharmos

O que achou dessas tendências esperadas para o setor em 2024?

Qual acha que irá se concretizar, se manter ou, quiçá, nem acontecer?

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Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre as principais tendências do setor food service em 2024, do Yooga Blog.