TENDÊNCIAS DO SETOR FOOD SERVICE PARA 2024

Depois do nosso post sobre as tendências do setor food service para 2023 ter sido um dos posts mais acessados do ano, é claro que não poderíamos deixar de produzir um conteúdo para brindar a chegada de 2024!

O que será que o nosso setor nos reserva para este ano? Quais são as principais apostas dos especialistas?

E o que você, enquanto empreendedor e empreendedora do ramo, não pode deixar de saber e aplicar no seu bar ou restaurante?

Preparados?

É só continuar a leitura para saber mais!

Conheça as principais tendências do food service em 2024


Inteligência artificial

Óbvio que a tendência do momento não deixaria de aparecer em primeiro lugar dessa lista, não é mesmo?

A inteligência artificial (IA) chegou para ficar, inclusive no setor food service.

Para muito além do ChatGPT, o que temos visto é que as empresas têm adotado a tecnologia em cardápios digitais e na entrega via drones e robôs, em especial fora do Brasil.

De acordo com reportagem do portal de tecnologia Olhar Digital, o conceito deste último vai muito além de simplesmente entregar um pacote na porta de casa; ele envolve capacitar os próprios dispositivos a determinarem uma operação mais eficaz e segura.

No futuro, eles poderão, por exemplo, dizer se acham mais seguro deixar a entrega na porta da casa, na portaria ou na garagem.

Mas não precisa ir muito longe. Tem IA funcionando aqui em terras tupiniquins também!

O próprio iFood já revelou que investe e desenvolve diversos modelos de inteligência artificial para gerar mais eficiência na sua operação.

O objetivo? Além de melhorar a experiência do cliente, aperfeiçoar os processos internos do marketplace.

Alguns exemplos de como a IA já chegou por lá:

  • Pedidos através de comando de voz;
  • Montagem do cardápio do almoço ou do jantar, que possibilita comprar todos os ingredientes nas quantidades certas e com o melhor preço “de maneira simples e rápida”, de acordo com o próprio aplicativo;
  • Compartilhamento de toda a lista de supermercado de forma fácil.

Chatbots no WhatsApp

Também um fruto da IA, o famoso chatbot, que nada mais é do que um robô que conversa com você e simula um diálogo humano, também deve dominar todas as paradas do food service em 2024.

Por aqui, desde o ano passado, a Yooga oferece o seu Robô do WhatsApp, que conversa com o cliente do seu restaurante do início ao fim do pedido na plataforma de mensagens, de forma automática.

Você pode configurar mensagens pré-programadas de saudação, aceite de pedido, saída de pedido para entrega e, para finalizar, uma mensagem de pedido entregue/agradecimento.

A cada alteração de status via Delivery Próprio da Yooga, a mensagem é enviada automaticamente para o app de quem pediu.

Além de otimizar o seu processo de atendimento, fazendo com que você nunca mais perca um pedido pela demora em responder, ele melhora a experiência do cliente e, ainda, as operações da sua cozinha.

E não estamos sozinhos nessa, viu?

Nesta semana, a própria Domino’s Pizza Brasil lançou a versão 3.0 do robô de atendimento para pedidos via WhatsApp.

Criado pela Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de chatbots com inteligência artificial na América Latina, a tecnologia proporciona uma experiência mais conveniente aos clientes, permitindo-lhes explorar os sabores mais populares, sobremesas e muito mais!

Para garantir um atendimento mais eficiente, os 30 produtos mais vendidos da marca, abrangendo categorias como pizzas, bebidas e acompanhamentos, foram integrados ao DOM, nome dado ao chatbot.

Se até a gigante Domino’s tem um robô do WhatsApp pra chamar de seu, o que você tá esperando para falar com um de nossos especialistas e adquirir o seu Robô de WhatsApp da Yooga?

Grab and Go (ou Pegue e Leve)

O "Grab and Go" é uma verdadeira revolução para o food service, e prioriza a praticidade e a conveniência dos clientes.

De forma resumida, essa modalidade de entrega/retirada permite que eles retirem os seus pedidos prontos sem a necessidade de etapas adicionais.

Eles podem escolher entre uma variedade de produtos prontos para consumo imediato, desde sanduíches até bebidas, sem precisar esperar e podendo pagar por sistemas de pagamento sem contato, aplicativos móveis e dispositivos de autoatendimento feitos para para otimizar a experiência.

Provavelmente você já deve ter visto uma cafeteria, supermercado, aeroporto ou academia com a tecnologia…

É rápido, é fácil e é prático!

Além de, para os negócios, poder representar eficiência operacional, aumento nas vendas e a capacidade de se adaptar a diferentes locais.

Q-Commerce

O termo "Q-commerce" é uma abreviação de "Quick Commerce" (ou comércio rápido, na tradução livre para o português) e se refere a um modelo de negócio rápido.

Como já te contamos por aqui, essa tendência foi destacada pelo relatório Report Food&Tech Trends, feito em parceria da Galunion com o iFood.

O Q-commerce acompanha as necessidades mais atuais do consumidor, como a conveniência, a eficiência, a praticidade, a facilidade e a rapidez, com destaque também para a qualidade, frescor e preço mais baixo.

Assim, sairá na frente quem tiver, por exemplo, o tempo de entrega mais rápido do mercado food service.

Segundo a Galunion, 84% de pessoas apontam que tiveram problemas com delivery nos últimos meses, e dessas, 69% indicaram que o principal problema foi o tempo de entrega maior que o prometido.

Varejo no food service

Contadores de tráfego, câmeras para avaliação da expressão fácil, identificação de sexo e idade e sensores de temperatura para identificar áreas de aglomeração, que podem, por exemplo, permitir a revisão do fluxo do seu restaurante, foram destaques da última edição da NRF Retail’s Big Show 2024, a maior feira de varejo e consumo do mundo.

De acordo com a CEO da consultoria Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, essas tecnologias são extremamente comuns no varejo, mas ainda pouco acessadas no food service.

Será que em 2024 vingam? É o que iremos ver!

P.S.: Veja a lista de outros eventos do setor previstos para este ano!

Produtos artesanais e plant-based

Impulsionados por uma série de fatores que refletem as preferências dos consumidores e as suas mudanças de comportamento, os produtos artesanais estão destinados a serem um dos grandes protagonistas no cenário food service em 2024.

Isso porque, de uns tempos para cá, o interesse por métodos de produção tradicionais e autênticos, com o famoso selo “feito em casa”, têm alimentado - literalmente - a demanda por esse tipo de produto, desde pães e queijos até condimentos e sobremesas.

Utilizando, muitas vezes, receitas familiares e ingredientes de alta qualidade, longe de conservantes e aditivos, os empreendedores que investirem na categoria ao longo do ano podem se dar muito bem.

Na mesma pegada, os produtos plant-based, ou seja, à base de plantas, tendem a ganhar ainda mais espaço, em 2024, à medida que a conscientização sobre hábitos alimentares também aumenta.

Em busca de uma vida mais saudável, equilibrada e de bem-estar, com redução do risco de doenças crônicas e o aumento na ingestão de nutrientes essenciais, os clientes têm buscado opções mais sustentáveis em seus cardápios.

Detalhe: sem precisar se tornarem veganos ou vegetarianos - e isso já está mais que posto e comprovado!

Dessa maneira, incorporar produtos plant-based no seu restaurante não apenas atende a essa nova demanda, como também posiciona os estabelecimentos como inovadores e atentos às tendências dos dias atuais.

Aliás, a diversidade de sabores e texturas oferecida pelos produtos plant-based está rapidamente eliminando a ideia de que optar por eles significa “não ter o mesmo sabor”.

Bacana, né?

Autoatendimento

Os totens de autoatendimento seguirão também em alta no ano que nasce.

O seu objetivo principal, como já sabemos, é proporcionar uma experiência de atendimento mais rápida, eficiente e conveniente para os clientes, além de reduzir a carga de trabalho dos garçons/operadores de caixa e melhorar a eficiência operacional para as empresas que o utilizam.

Por meio de uma interface intuitiva e amigável, muitos deles podem aceitar diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, dinheiro, PIX ou até mesmo pagamento via smartphone.

É menos filas, menos chances de erros no lançamento de pedidos, maior rotatividade do seu restaurante e mais autonomia para o seu cliente.

Sabia que a Yooga dispõe de um totem de autoatendimento no seu Plano para Franquias?

Confira mais informações aqui!

Para fecharmos

O que achou dessas tendências esperadas para o setor em 2024?

Qual acha que irá se concretizar, se manter ou, quiçá, nem acontecer?

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