TIPOS DE RESTAURANTES PARA INVESTIR EM 2023

Não perca as oportunidades e as novidades que o mercado da alimentação tem para oferecer.

TIPOS DE RESTAURANTES PARA INVESTIR EM 2023

Não há como negar que a tecnologia entrou de vez para o ramo da alimentação nos últimos anos. E essa é uma tendência que não deve cessar.

O alto investimento em empresas do setor de tecnologia acabou pulverizando a atividade e a facilidade, gerando uma mudança cultural na forma como as pessoas compram, pedem e consomem comida.

A digitalização dos processos aconteceu de forma rápida e até o público mais tradicional já aderiu a esses novos métodos.

Com isso, tipos de restaurantes que têm processos mais automatizados caíram no gosto de empreendedores diversos, visando atender a demanda desse novo público que tem sede de praticidade.

Mas, hoje e nos próximos anos, ser apenas tecnológico e prático não será o bastante.

Esse novo público está cada vez mais exigente e procura marcas e empresas que somam ao um estilo de vida mais saudável e também sustentável.

Conheça aqui os tipos de restaurantes e as tendências digitais e tecnológicas que fazem parte do gosto cultural desses novos clientes.

Os tipos de restaurantes mais rentáveis para investir neste ano

1. Cozinhas compartilhadas ou Dark Kitchens

As Dark Kitchens são tipos de restaurantes com atendimento exclusivo no delivery.

Algumas ainda se abrem para o atendimento presencial, mas apenas no modelo Take Away para a retirada de refeições, outro tipo que detalharemos mais a frente

Essa é uma opção que está crescendo muito, por não haver a necessidade de se investir tanto em um local físico ou estrutura de salão de atendimento.

Se esse é um dos tipos de restaurantes que chamam a sua atenção, para iniciar o seu negócio você irá precisar de uma cozinha, cozinheiros, um produto e um contrato com um aplicativo de entrega terceirizado como o Rappi ou o iFood.

Ou, ter o seu Delivery Próprio!

O empreendedor que opta por esse tipo de restaurante, aluga um espaço com cozinha estruturada e estoque, e que atende vários outros restaurantes nesse mesmo modelo.

Como as Dark Kitchens não dependem de localização, podem funcionar até de casa, o que reduz muito os custos de aluguel e da operação do seu negócio.

E por não ter uma fachada ou um local em que as pessoas passam na porta e reconhecem a sua marca ou se interessam pelo seu produto, a divulgação se apoia no mundo digital e nas redes sociais.

Quer saber mais como anunciar seu restaurante de forma correta? Baixe agora o e-Book Marketing Digital para restaurantes: aumente suas vendas.

2. Franquias ou redes de restaurantes

Esse é um modelo em que empreendedores, principalmente da área da alimentação, enxergam grandes oportunidades para lucrar ainda mais em um novo negócio.

Porque as franqueadoras se colocam à disposição para ajudar na evolução e crescimento do estabelecimento.

Franquias são tipos de restaurantes que também apoiam suas atividades na tecnologia para facilitar a gestão das demandas, atividades e operação da rede como um todo.

E com um sistema de gestão inteligente e eficiente, é possível gerenciar uma rede de franquias, acompanhar o dia a dia das vendas e ainda pensar em ações futuras para o desenvolvimento do plano de negócios.

O que se espera para qualquer empresa é que ela cresça!

E nada melhor que transformar o seu restaurante, hamburgueria, sorveteria ou doceria em uma rede ou franquia. Já pensou nisso?

É muito mais facilidade para atender os clientes e mais locais de distribuição para os seus produtos.

Para isso, conte com a equipe de especialistas em franquias da Yooga, preparada para implantar o sistema com tudo que você precisa e realizar o acompanhamento necessário para alavancar as suas vendas e a iniciar a sua expansão.

3. Refeições ao ar livre e Food Trucks

Como falamos no início, a mudança cultural desses novos consumidores também está relacionada à procura desse público por mais segurança.

E isso está intimamente ligado ao gosto deles por locais que ofereçam refeições ao ar livre.

Além disso, o nosso clima tropical é extremamente propício para o atendimento em ambiente aberto, e esse pode ser o seu diferencial para atrair clientes o ano inteiro.

Muitos empresários viram a possibilidade de empreender e expandir seus negócios ou abrir um primeiro restaurante num modelo diferente, itinerante, sem a necessidade de adquirir ponto comercial ou outros encargos da estrutura.

Esses tipos de restaurantes são conhecidos como Food Trucks, e você com certeza já parou em algum para deliciar um churrasco, comida mexicana, hambúrguer gourmet, ou uma cerveja artesanal.

Eles dão opções de alimentação rápida, na maior parte das vezes saudável, barata e até a possibilidade de uma experiência gastronômica fora do seu Estado ou país, com comidas típicas e regionais.

Usar sites de busca e o compartilhamento da sua localização pelas redes sociais são boas ferramentas para impulsionar esses tipos de restaurantes.

Mas, a chave do sucesso está na constante inovação dos pratos ofertados para que sejam sempre um atrativo aos olhos dos consumidores.

Uma forte tendência dos Food Trucks é a de ter o veículo para atrair e acessar novos públicos e novas localidades, como um complemento das atividades do seu restaurante fixo.

Nesse caso, o pré-preparo dos pratos e produtos é feito na cozinha de um restaurante tradicional, deixando a finalização e distribuição no Food Truck.

Dessa forma é possível atender com mais rapidez o público desse tipo de restaurante, sem deixar de lado toda a experiência e qualidade que eles teriam de uma refeição no local fixo.

E essa também é uma oportunidade para você ganhar duplamente de também tem um restaurante fixo, você divulga os seus produtos com a unidade móvel e convida esses clientes para conhecer muito mais.

Em algumas cidades também é possível ver Food Trucks reunidos em um local determinado para oferecer diferentes opções de comida em dias específicos da semana.

As ações acontecem em praças de grande movimento, condomínios fechados ou mesmo em eventos municipais.

4. Tipos de restaurantes no modelo Take Away

O Take Away é a melhor alternativa para quem quer iniciar um pequeno negócio, sem grandes custos.

Ele segue o modelo de retirada no local, onde o cliente faz o pedido através de um cardápio digital, telefone ou WhatsApp, e a retirada do produto é feita, normalmente, em um balcão específico.

A estrutura de atendimento pode ser similar a um Food Truck ou Dark Kitchen e a operação é bem parecida com um restaurante delivery, onde a comida é consumida em outro local.

Alguns segmentos como doces, bolos, cafés, pipocas gourmet, lanches ou cachorros-quentes dão muito bem para esse tipo de restaurante, com atendimento em um modelo de Food Bike. Que, diga-se de passagem, é extremamente atrativo em parques.

A produção não acontece no local, tendo a necessidade de um espaço físico fixo para a cozinha, e que pode ser a da sua própria casa.

Por não disponibilizar de salão ou acomodações para o consumo dos produtos no loca, é necessário investir em embalagens de viagens, separação dos produtos e correta rotulagem.

Assim, tudo fica muito bem organizado e sem erros na hora da entrega.

Como a ideia é que o cliente vá até o local para retirar a comida, esse serviço sai mais em conta para o dono no negócio, já que não precisa de motoboys.

Porém, é preciso que o preparo seja mais rápido que o do delivery, já que o cliente está no local aguardando o seu pedido. Ou combinar horários para a retirada dos produtos no momento de fechar o pedido.

O Take Away pode agregar muito também ao seu restaurante fixo, Dark Kitchen ou delivery, sendo mais um canal de venda para o seu negócio: a retirada no local.

E é uma opção muito vantajosa para os seus clientes, que não precisam esperar em filas e nem se preocuparem com o valor da taxa de entrega.

Então, se você já trabalha com a opção de delivery, mas ainda não oferece o Take Away em seu bar ou restaurante, está aqui mais uma oportunidade para aumentar as suas vendas!

Leia também: Conheça as principais modalidades de entrega em um delivery

5. Restaurante vegano/vegetariano

Segundo o Vegan Business, com base em uma pesquisa do Ibope, dentre os 30 milhões de brasileiros que afirmam ser adeptos ao vegetarianismo, cerca de 7 milhões adotam o veganismo.

Esta estatística vem de um levantamento realizado em 2018, sugerindo que tal número já se encontra defasado, dada a evolução desde então.

A pandemia, inclusive, desempenhou um papel crucial para estge panorama, fazendo com que várias pessoas aprimorassem suas habilidades culinárias e ajustassem seus padrões alimentares.

E é claro que isso também afetou o ramo da alimentação.

Sendo assim, abrir um restaurante vegano - voltado a pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal - ou um restaurante vegetariano - voltado a pessoas que não consomem nenhum tipo de carne - se tornou uma tendência nos últimos anos, e pode ser mais um tipo de restaurante para você investir e ter sucesso em 2023.

Além dos dados citados anteriormente, em uma análise rápida no Google Trends, ferramenta do Google que avalia as tendências globais com base nas buscas efetuadas no mecanismo de buscas, podemos ver o quanto as pesquisas pelos termos "dieta vegana" e "veganismo" têm crescido ao longo dos meses.

Isso apenas confirma a ideia de crescimento deste, mais que movimento ou preferência culinária, estilo de vida.

6. Restaurante Delivery

A percepção de comodidade ficou ainda mais evidente nesses últimos anos, com o delivery. E a quantidade de opções disponíveis para os clientes também cresceu muito, concorrendo ainda mais com o consumo em salão ou local fixo.

O pedido da comida é feito remotamente, por aplicativos, mensagens no WhatsApp ou telefone, e a entrega é feita por motoboys ou ciclistas até o local em que o seu cliente solicita.

E assim como no Take Away, os tipos de restaurantes de delivery precisam de embalagens próprias para viagem.

Ainda, de uma pessoa responsável para a separação e rotulagem de produtos, evitando confusão na hora de repassar o pedido para os entregadores e também na entrega para o cliente.

Seus clientes efetuam o pagamento tanto no próprio aplicativo, quanto no ato da entrega.

Lembrando que os aplicativos de entrega podem ser terceirizados - os marketplaces como iFood, Rappi e outros - ou você pode ter um delivery próprio para o seu restaurante.

Conheça o Delivery Próprio da Yooga, com gerenciador de pedidos, integração com marketplaces, cardápio digital personalizado, pagamento online e muito mais!

O delivery é uma maneira bem interessante de ampliar a região que seu negócio atende e conquistar clientes espalhados pela cidade que, antes, estariam restritos próximos a seu local.

Quer saber mais? Teste agora mesmo no seu estabelecimento.